Confirmado: Nissan GT-R LM Nismo terá motor dianteiro
RIO DE JANEIRO – O pessoal do Jalopnik não descansou até revelar o segredo mais bem guardado do automobilismo nos últimos anos: o novo protótipo Nissan GT-R LM Nismo que estreia em 2015 no Mundial de Endurance (FIA WEC) vai para a próxima temporada com motor dianteiro – provavelmente de configuração V6 com sistemas híbridos. O carro será apresentado no dia 1º de fevereiro, no intervalo comercial da transmissão do SuperBowl XLIX entre Seattle Seahawks e New England Patriots. Espera-se que os pilotos (a imprensa espanhola já cacifou Marc Gené, os franceses têm certeza de que Nic0las Lapierre está assinado) também.
O carro foi flagrado em testes no COTA e foi impossível esconder o que se desconfiava há algum tempo. Os japoneses optaram por uma tecnologia que é diferente dos outros protótipos LMP1 e LMP2, porém não inédita. Em Atlanta, na Geórgia (EUA), foi concebido o Panoz LMP1 Roadster-S, que competiu entre os anos de 1999 e 2003. Esse protótipo também tinha motor dianteiro e chegou a vencer os Audi R8, que já dominavam as corridas longas, algumas vezes – inclusive nos 1000 km de Nürburgring, na terra da marca de Ingolstadt.
Além do desafio de conceber um carro que certamente receberá o nada novo apelido de “Batmóvel”, a Nissan terá que provar que poderá ser competitiva na LMP1 em 2015 contra três marcas fortes (Audi, Porsche e Toyota) já estabelecidas, com carros bem mais desenvolvidos e de motor traseiro. Um grande desafio do quarto construtor oficial no WEC neste ano será equacionar o desgaste dos pneus dianteiros em razão do peso do conjunto na parte frontal. A menos que a Nissan tenha repetido em seu GT-R LM Nismo o conceito de baixo peso e muita potência – falou-se em absurdos 2000 cavalos! – apresentado no ZEOD RC (que tinha um motor de apenas 40 kg e 400 HP), a turma terá muito trabalho pela frente.
Vamos aguardar: o dia 1º trará as primeiras imagens oficiais, até porque o que temos por enquanto são fotos de espionagem e o carro não é visto nos seus principais detalhes. E vale lembrar que, quatro dias depois, será anunciada a lista oficial de inscritos do WEC em 2015 e também da 83ª edição das 24 Horas de Le Mans.
Problemas no sistema,comentário não completado.
De uma coisa não se pode acusar a Nissan: falta de coragem.
No Mulsannes Corner tem um longo artigo sobre prós e contras dessa configuração – e, provavelmente o Racecar Engineering deve estar preparando algo – mas, pessoalmente acho que a chances de funcionar não são lá essas coisas.
Vai ser bom ver um LMP1 totalmente diferente, provavelmente bem mais (narigudo) em relação aos rivais…bom para a LMP1, bom para o WEC, mais um fabricante apostando suas fichas no endurance…ano que vem retorna a Ford…quem sabe eles se interessem também por projetar um protótipo para tentar voltar ao topo de Le Mans…
Don Panoz, segue a mesma escola que Enzo Ferrari seguiu até o final dos anos 50 e início dos anos 60, tenho de correr com um carro que seja igual, que tenha o mesmo conceito das versões stradale que vendo para meus clientes.
Aleluia ,aleluia !!!!
Embora a configuração não seja uma novidade,muito pelo contrario; sai do lugar comum ,e talvez a Nissan tenha encontrado a distribuição de peso ideal e uma aerodinâmica eficiente ou seria uma forma de afrontar Don Panoz que também se apoderou de uma ideia Nissan. De qualquer forma “Etaaaahhhh carro feio” acho que estamos vivendo a fase do ” Quanto mais feio ,mais eficiente ” pois nunca teve tanto carro feio em todas as categorias TOPs como atualmente.
Enzo Ferrari dizia: “Carro bonito é o que vence”.
Pois é ; mas ninguém pode falar que os carros da equipe do Cavallino Rampante eram feios e todos ganhavam corridas,se pegar desde 250 TR , 412 S, 250 GTO, P 330 ,512 S ou M; me aponte uma que seja feia (E olhe que não sou torcedor e nem simpatizante da equipe,que para mim sempre foi adversária,más mérito é mérito e não deve ser desprezado por rivalidades esportivas, e nada melhor que vencer um grande oponente pois mostra capacidade e determinação,pois vitória ao acaso ou por sorte é inglória.)
A Ferrari 312T, campeã mundial de Fórmula 1 de 1975, era um carro feio.
Esse carro vai correr na LMP2?
LMP1 não deve ser fechado?
Esse Nissan é LMP1, caro Helton. E quem disse que não é um protótipo fechado? Lógico que é. Os LMP2 é que obrigatoriamente não precisam ser fechados. O regulamento só muda em 2017 nesta categoria.