Forghieri, 80

mauro-forghieri-02

RIO DE JANEIRO – O moço da foto completa 80 anos neste 13 de janeiro: é o ingeniere italiano Mauro Forghieri, hoje afastado do automobilismo e que faz jus ao status de lenda viva do esporte.

Com 27 anos, em 1962, entrou na Ferrari com a responsabilidade de chefiar a parte técnica dos carros de competição do construtor de Maranello, quando Carlo Chiti e outros rebeldes saíram para fundar a ATS, de curta duração. Foi promovido logo depois ao posto de diretor técnico e em 1970, concebeu o primeiro carro da lendária série 312, que englobava Fórmula 1 e os Protótipos do World Sportscar Championship.

Sob o comando de Forghieri na parte técnica, a Ferrari foi campeã com John Surtees em 1964, Niki Lauda em 1975 e 1977 e, por fim, com Jody Scheckter em 1979 – além de ganhar o Mundial de Construtores oito vezes. Mauro deixou a Ferrari em 1987 para a chegada de John Barnard e migrou para a Lamborghini, na época pertencente ao grupo Chrysler, que tinha como presidente a lenda Lee Iacocca. Voltando a trabalhar com o diretor esportivo Daniele Audetto, velho conhecido dos tempos de Maranello, o ingeniere desenhou o motor 3512 V12 aspirado que correu na Fórmula 1 entre 1989 e 1993, pelas equipes Larrousse-Calmels (depois Venturi e Lola), Lotus, Ligier, Minardi e Modena – também conhecida como Lambo. Seus últimos trabalhos no motorsport foram com a casa Bugatti e em 1994 ele fundou com outros engenheiros o Oral Group, para consultoria técnica e de engenharia.

Auguri, Forghieri!

Comentários