IMSA anuncia 53 carros para os treinos em Daytona

B6l7ycDCEAEJOkH
A Michael Shank Racing, com seu belíssimo Ligier JS P2 HPD, é uma das atrações da pré-temporada do Tudor United SportsCar

RIO DE JANEIRO – A International Motor Sports Association (IMSA) anunciou nesta segunda-feira a lista de inscritos para o Roar Before The Rolex 24, o treino preparatório para a 53ª edição das 24h de Daytona, previsto para acontecer de sexta a domingo. No ano passado, devido ao entusiasmo pelo surgimento de um novo campeonato, o Tudor United SportsCar Championship, o número de inscrições foi espetacular – 67 carros no total. Para 2015, porém, a realidade é outra: são 53 os bólidos confirmados nos treinos no circuito da Flórida.

Todas as categorias estão com problemas com relação ao número de inscritos full season, quer sejam de ordem financeira, quer sejam de interpretação do chamado Balance of Performance (BoP), que desagradou – e continua desagradando – muitas equipes. Tanto que alguns potenciais participantes do TUSC vão disputar apenas as provas longas da Tequila Patron North American Endurance Cup (Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans).

Ainda assim, um total de 53 carros é mais do que aceitável em qualquer competição de Endurance que se preze. São 16 os carros confirmados na classe Prototype, a principal do certame, junto a oito carros da Prototype Challenge, dez da divisão GT Le Mans (GTLM) e 19 da classe GT Daytona (GTD). Todas, evidentemente, com menos inscritos em relação a 2014.

A Prototype, com dois bólidos a menos, continua muito forte, embora o total de carros para a temporada completa seja cada vez mais baixo. São oito, por enquanto: os dois carros da campeã Action Express Racing (incluindo o do brasileiro Christian Fittipaldi), o bólido da VisitFlorida.com Racing, o da Wayne Taylor Racing, o Ford Riley da Chip Ganassi, os dois Mazda SDR-14 da SpeedSource e o novíssimo Ligier JS P2 HPD da Michael Shank Racing.

816
A Krohn Racing promove a estreia do seu novo Ligier JS P2 Judd em Daytona, com o reforço de Alex Brundle e Olivier Pla nos testes de pré-temporada

A eles, se juntam o Delta Wing – ainda sem pilotos confirmados e que deve tomar parte apenas em metade das 10 corridas previstas, os BMW Dinan Riley DP da Starworks, RG Racing e Fifty Plus Racing/Highway To Help (equipe apoiada pelo vocalista do grupo de rock AC/DC Brian Johnson), um segundo carro da Ganassi, os dois novos HPD ARX-04b da Extreme Speed Motorsports e o Ligier JS P2 Judd da Krohn Racing.

Aliás, a Starworks confirmou ontem que o campeão da Stock Car Rubens Barrichello vai participar da prova da Flórida no carro inscrito com o dorsal #7, que terá também os excelentes Brendon Hartley e Ryan Hunter-Reay. O perigo é Scott Mayer, lento e inexperiente, que pode tanto bater quanto quebrar o carro. Mas a tripulação é forte e pode surpreender. Os favoritos, logicamente, são Christian Fittipaldi/João Barbosa/Sébastien Bourdais, que defendem o título conquistado na última edição da corrida. Se o Ligier resistir em sua estreia, Oswaldo Negri, que também já venceu em Daytona, pode sonhar com um bom resultado. Tony Kanaan também não está numa equipe que chega para perder: ele estará no #02 da Ganassi, na companhia de Scott Dixon, Kyle Larson e Jamie McMurray.

swpc
A Starworks vai com um carro apenas para Mirco Schultis e Rengen Van der Zande na temporada completa

Na Prototype Challenge, nota-se a ausência da 8Star Motorsports e a diminuição do envolvimento da Starworks e da RSR Racing. Estas duas últimas tinham dois carros na divisão e agora só vão com um para toda a temporada. O time de John e Paul Gentilozzi confirmou pelo menos para Daytona o experiente brasileiro Bruno Junqueira e o carro terá novo número – o #11. A BAR1 Motorsports, de Brian Alder, será a única com dois bólidos em 2015. O #16 terá como pilotos fixos o veterano Johnny Mowlem e o gentleman driver Tom Papadopoulos. No #61, estará Martin Plowman ao lado do texano Marc Drumwright.

A campeã CORE Autosport continua na categoria: Jonathan Bennett, patrão e piloto, está inscrito para toda a temporada ao lado de Colin Braun. James Gue e Mark Wilkins estão confirmados pelo menos para a abertura do campeonato. Os outros times envolvidos no certame serão a Performance Tech, a PR1/Mathiasen Motorsports e a JDC/Miller Motorsports.

Entre os competidores da GTLM, a ausência mais sentida é da campeã SRT Motorsports, cujo programa foi encerrado um dia depois do encerramento da última temporada. Ainda assim, estão garantidos oito carros de cinco equipes para o ano inteiro: Corvette Racing, BMW Team RLL e Porsche North America com dois carros cada, Risi Competizione e Team Falken Tire com um cada. A eles, juntam-se na Flórida a Aston Martin Racing e a AF Corse. Ambas escuderias são egressas do WEC, o Mundial de Endurance.

Link permanente da imagem incorporada
A Corvette terá Ryan Briscoe de novo a bordo em Daytona, além de Simon Pagenaud

Como novidades, teremos a estreia de Simon Pagenaud pela Corvette Racing, a participação do brasileiro Augusto Farfus na BMW Z4 #25 do time de Bobby Rahal, a presença de Patrick Long no Porsche da Falken e a primeira aparição do austríaco Mathias Lauda, filho do tricampeão mundial de F1 Niki Lauda, como o novo piloto da Aston Martin Racing. Ele competirá no #98 do construtor britânico junto a Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Darren Turner.

Na Risi Competizione, Davide Rigon está confirmado no #62 do time de Houston ao lado do suíço-germânico Pierre Kaffer. A AF Corse tem apenas os nomes de François Perrodo e Emmanuel Collard na lista de inscritos, mas Gianmaria Bruni e Toni Vilander devem tomar parte da disputa.

2014 TUDOR United SportsCar Championship Atlanta Petit Le Mans
Campeã da classe GTD com Dane Cameron, a Turner Motorsport volta com a BMW Z4 GT3

A classe GTD foi a que mais sofreu baixas: são dez carros a menos em relação ao ano passado. Muitos times se retiraram da competição, insatisfeitos com o regulamento e em busca de competições mais baratas e equilibradas. Mesmo assim, a IMSA teve como boa notícia o regresso da Turner Motorsport, que confirmou uma inscrição para a temporada completa do Tudor United SportsCar para Markus Palttala e Michael Marsal. O britânico Andy Priaulx junta-se a eles na abertura do campeonato.

Os times remanescentes do último campeonato são a Alex Job Racing (com dois carros), a Paul Miller Racing, a Scuderia Corsa, a Magnus Racing, a Dempsey/Wright Motorsports e a TRG-AMR. Todos estes irão disputar o campeonato completo. A Riley Motorsports, que está com dois SRT Viper GT3-R inscritos para Daytona, deve seguir o mesmo caminho.

Em relação às provas longas ou do NAEC, um dos carros inscritos só terá pilotos brasileiros: é a Ferrari #64 da Scuderia Corsa, que já tinha a participação de Chico Longo e Daniel Serra fechada. O terceiro piloto anunciado é Marcos Gomes, que confirmou presença na prova pelo segundo ano consecutivo em sua conta no Instagram. Agora são nove os pilotos brasileiros assegurados nas 24h de Daytona.

A lista completa de inscritos para o Roar Before The Rolex 24 está aqui.

Comentários

  • Parece que o protótipo Ligier J2 caiu no gosto dos donos de equipes pelo endurances do mundo afora…o novo carro da Michael Shank Racing realmente ficou lindíssimo. Quanto ao nº de inscritos, vai se ajustar aos poucos, na medida em que os organizadores reverem alguns temas de BoP , principalmente para os LMP2. Já disse isso e repito: Naturalmente os P2 são superiores, mas o pessoal da IMSA poderia ao menos deixar as duas subclasses ao menos em condições iguais de briga por vitórias e, consequentemente, o título. Caso contrário, a debandada total dos LMP2 para a Europa ou o WEC é só uma questão de tempo.