Lotus do WEC muda de nome e confirma inscrição para 2015

B7-h6XwCEAAu7un

RIO DE JANEIRO – Não é de hoje que qualquer negócio no automobilismo que envolva Colin Kolles é tido como sinistro e nebuloso. Após três anos em que os protótipos alinhados por sua equipe levaram o nome Lotus (sem ser a Lotus de verdade, é claro), o alemão de origem romena vai dar seu nome à equipe que, segundo a imprensa internacional, estará inscrita no Mundial de Endurance de 2015 com o mesmo carro que terminaram a última temporada.

O protótipo CLM P1/01 que deveria ter motor Audi derivado do carro do DTM e depois ganhou uma unidade AER Turbo, nunca teve o desenvolvimento adequado. O rendimento do bólido só melhorou quando a equipe técnica processou um ‘regime’ que tirou peso extra, afora a utilização de uma nova caixa de câmbio, uma suspensão redesenhada e uma nova aerodinâmica. Espera-se que para 2015, a “nebulosa” ByKolles (novo nome da equipe) pelo menos se apresente a tempo de participar do Prólogo do WEC em Paul Ricard, um mês antes do início do campeonato.

“Aprendemos muito no ano passado”, disse o diretor de operações Boris Bermes. “Enfrentamos muitos desafios, mas efetuamos progressos, contra todas as probabilidades. A equipe tem trabalhado arduamente para produzir o que esperamos ter: um carro competitivo. Vamos aguardar para ver como correm os testes”, contou o dirigente. Ressalte-se que treinos extras foram algo que não existiu no “programa” da Lotus para 2014.

A pintura do carro também terá mudanças. A parceria com a austríaca Yellowings traz o amarelo em substituição ao dourado. O carro terá também aplicações de branco e cinza, mas o preto continuará sendo a cor principal.

Agora é esperar para ver se não vem por aí mais um engodo deste cidadão que, à exceção dos Audi R10 TDi que alinhou em Sarthe há alguns anos, pouco ou nunca contribuiu de forma positiva para o esporte a motor.

Comentários

  • Mattar, creio que dificilmente veremos um layout tão bonito como os da Rebellion da temporada 2012, quando a equipe vestiu-se de Lotus naqueles Lola B12/60. No mais, espero que ao menos, o carro evolua em performance.

  • O unico legado do Kolles no automobilismo foi ter “revelado” Andre Lotterer para a Audi em 2009 naquela prova que Lotterer fez quase 14h de corrida sozinho