Neue Porsche

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RIO DE JANEIRO – Pausa nas postagens do Rali Dakar 2015 para mostrar uma novidade do World Endurance Championship (WEC). O Porsche 919 Hybrid foi apresentado extra-oficialmente em fotos na versão que correrá a próxima temporada do Mundial. O primeiro shakedown foi realizado em dezembro último na pista de testes de Weissach, na Alemanha e os primeiros ensaios dinâmicos começam no próximo domingo, em Abu Dhabi, no circuito Yas Marina.

Tido como o mais complexo protótipo LMP1 concebido na última temporada, o 919 Hybrid apresenta substanciais mudanças de aerodinâmica, como se nota nas fotos, apesar do carro estar no preto-carbono, ainda sem a pintura definitiva – que deve ser a mesma do ano passado. Outra novidade é que a Porsche estuda a opção de mudança de categorização de equivalência de energia, podendo se manter na classe 6MJ ou então subir para a 8MJ. Isso não será decidido antes que se teste o carro em ambos os níveis, antes que se tome a decisão final.

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Comentários

  • O desenho da carroceria está bem mais bonita, com o bico mais fino parecendo um capô de fusca. Esperava um novo motor FLAT 6 mais fazer o que ? 8MJ significa menos combustível que 6MJ?

  • Uma pergunta tecnica que você deverá saber Rodrigo. Porque a Porsche optou por um motor turbo V4 ao invés de um propulsor Flat-6 aspirado que é o mesmo que utilizam nos LMGTE sendo que o regulamento possibilita qualquer propulsor aspirado ou turbo limitando apenas o consumo de combustivel ? Seria interessante um LMP1 produzindo o mesmo barulho de um LMGTE.

    • A Porsche optou pelo V4 turbo porque esse tipo de propulsor era mais adequado ao que eles pretendiam implementar em termos de ERS, com dois sistemas sendo um deles dependente do turbo. O motor flat jamais permitiria aos engenheiros de Weissach essa possibilidade.

  • Outra pergunta de cunho técnico, até 2013 quando a Dyson Racing competia na saudosa ALMS com um Lola B12/60 com motor Mazda que utilizava isobutanol como combustivel. Esse tipo de combustível é aceito pelo ACO ou apenas a IMSA autorizava isso ? Olhando pelo lado técnico, não se via muita diferença porque o rendimento era o mesmo do HPD ARX-03a e do Lola B12/60 com propulsor Toyota, tanto que o propulsor da Mazda era melhor que o Toyota, mas os pilotos não ajudavam faltando algum piloto que tivesse conhecimento sobre o carro para melhorar a performance.

    • Esse combustível isobutanol era apenas usado na IMSA, mas acho que poderia ser aceito pelo ACO sem restrições, até porque se eles aceitam híbridos, elétricos e diesel, poderiam aceitar o isobutanol também.