O “sexy”
RIO DE JANEIRO – Em dia de mais dois lançamentos de carros novos para a Fórmula 1 na temporada 2015, a Ferrari apresentou via internet o bólido que será guiado por Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen. O SF15-T ganhou elogios até certo ponto exagerados em seu lançamento: o chefão Maurizio Arrivabene, que substitui Marco Mattiacci no comando das operações dentro das pistas, chamou o carro de “sexy”. Não exageremos. O carro tem linhas de fato mais elegantes que seu antecessor e um bico mais baixo – e mais agradável de ser visto que o do modelo do ano passado.
Desbotado em 2014, o vermelho Ferrari quer voltar a brilhar como manda a tradição. Mesmo que para que isso aconteça, tenha custado uma reformulação radical que passou pela saída de Fernando Alonso, a derrubada de Luca di Montezemolo e Marco Mattiacci, bem como a demissão de Nikolas Tombazis, Pat Fry e Hiroide Hamashina, do corpo técnico. A vinda de Jock Clear, experiente engenheiro com passagens por várias equipes da Fórmula 1, pode ser extremamente positiva para as hostes de Maranello.
A responsabilidade pelo novo projeto coube ao diretor-técnico James Allison, revelando que a unidade de força à qual está acoplada o motor V6 teve “enorme progresso” em relação ao último ano. “O nosso ponto fraco no ano passado foi que a quantidade de energia elétrica recuperada não era suficientemente boa para gerar um desempenho competitivo durante a corrida. Esse era um dos motivos pelos quais havia uma relativa diferença entre o desempenho de classificação e corrida. Por isso, mudamos a arquitetura do motor para torná-lo melhor e para aproximar o ritmo de prova e treino oficial”, afirmou.
Após um ano em branco, a Ferrari tem uma projeção otimista, mas bem realista, para 2015. Ganhar duas corridas. Será que conseguirão? Eis a questão.
Ah… outro fato chamou a atenção: o SF15-T ostenta um discreto logotipo da Alfa Romeo em suas laterais, próximo às rodas traseiras.
Como admirador do espetáculo eu torci muito por essa reformulação. Estava na hora da Ferrari acordar.
Como fã torcedor da Ferrari, acho que eles continuam seguindo o mesmo caminho. Realmente o carro é muito bonito, promete evoluções, mas não me agrada a dupla ou mesmo o trio de pilotos.
Li uma matéria agora pouco da italianada dizendo que parcela da culpa do fracasso da Ferrari nestes anos era de Alonso. Bom, se a Ferrari teve problemas com um piloto com técnicas apuradas, imagino agora com dois pilotos instintivos.
Kimi e Seb são os dois pilotos que mais sofreram com as mudanças de regras, sendo Vettel ter pensado em se aposentar prematuramente (segundo a redbull). Sou fã do Raikkonen por N motivos, e como fã, fico feliz dele estar na Ferrari. Acredito que a contratação de Vettel foi típica demonstração de irracionalidade da Scuderia. Vettel tem talento, mas não é o piloto certo para esse momento da Ferrari.
Espero que meu raciocínio esteja muito errado. Forza Ferrari!!! e Gutierrez como terceiro piloto?! Mamma Mia… =(
Penso justamente o contrário em relação ao Vettel. Ele é um workholic e um membro agregador da equipe. Algo que Schumacher fez muito bem. Minha preocupação em relação a Ferrari é justamente o aspecto técnico, em especial túnel de vento e motor. Pilotos não são o problema.
A troca do logotipo da FIAT pela o da Alfa Romeo está relacionado com a volta da marca FIAT ao mercado norte-americano lembrando que no ano passado houve a fusão da FIAT com a Chrysler que deu origem ao grupo FCA (Fiat-Chrysler Automobiles).
Então em vez de colocarem o logotipo da FCA a qual não faria nenhum sentindo pois se trata de um símbolo industrial e financeiro, sendo assim eles preferiram colocar a marca da Alfa Romeo que já tem ligação com a Ferrari desde a época de Enzo Ferrari.