O “sexy”

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RIO DE JANEIRO – Em dia de mais dois lançamentos de carros novos para a Fórmula 1 na temporada 2015, a Ferrari apresentou via internet o bólido que será guiado por Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen. O SF15-T ganhou elogios até certo ponto exagerados em seu lançamento: o chefão Maurizio Arrivabene, que substitui Marco Mattiacci no comando das operações dentro das pistas, chamou o carro de “sexy”. Não exageremos. O carro tem linhas de fato mais elegantes que seu antecessor e um bico mais baixo – e mais agradável de ser visto que o do modelo do ano passado.

Desbotado em 2014, o vermelho Ferrari quer voltar a brilhar como manda a tradição. Mesmo que para que isso aconteça, tenha custado uma reformulação radical que passou pela saída de Fernando Alonso, a derrubada de Luca di Montezemolo e Marco Mattiacci, bem como a demissão de Nikolas Tombazis, Pat Fry e Hiroide Hamashina, do corpo técnico. A vinda de Jock Clear, experiente engenheiro com passagens por várias equipes da Fórmula 1, pode ser extremamente positiva para as hostes de Maranello.

A responsabilidade pelo novo projeto coube ao diretor-técnico James Allison, revelando que a unidade de força à qual está acoplada o motor V6 teve “enorme progresso” em relação ao último ano. “O nosso ponto fraco no ano passado foi que a quantidade de energia elétrica recuperada não era suficientemente boa para gerar um desempenho competitivo durante a corrida. Esse era um dos motivos pelos quais havia uma relativa diferença entre o desempenho de classificação e corrida. Por isso, mudamos a arquitetura do motor para torná-lo melhor e para aproximar o ritmo de prova e treino oficial”, afirmou.

Após um ano em branco, a Ferrari tem uma projeção otimista, mas bem realista, para 2015. Ganhar duas corridas. Será que conseguirão? Eis a questão.

Ah… outro fato chamou a atenção: o SF15-T ostenta um discreto logotipo da Alfa Romeo em suas laterais, próximo às rodas traseiras.

Mais detalhes, para variar, no Grande Prêmio.

Comentários

  • Como admirador do espetáculo eu torci muito por essa reformulação. Estava na hora da Ferrari acordar.

    Como fã torcedor da Ferrari, acho que eles continuam seguindo o mesmo caminho. Realmente o carro é muito bonito, promete evoluções, mas não me agrada a dupla ou mesmo o trio de pilotos.

    Li uma matéria agora pouco da italianada dizendo que parcela da culpa do fracasso da Ferrari nestes anos era de Alonso. Bom, se a Ferrari teve problemas com um piloto com técnicas apuradas, imagino agora com dois pilotos instintivos.

    Kimi e Seb são os dois pilotos que mais sofreram com as mudanças de regras, sendo Vettel ter pensado em se aposentar prematuramente (segundo a redbull). Sou fã do Raikkonen por N motivos, e como fã, fico feliz dele estar na Ferrari. Acredito que a contratação de Vettel foi típica demonstração de irracionalidade da Scuderia. Vettel tem talento, mas não é o piloto certo para esse momento da Ferrari.

    Espero que meu raciocínio esteja muito errado. Forza Ferrari!!! e Gutierrez como terceiro piloto?! Mamma Mia… =(

    • Penso justamente o contrário em relação ao Vettel. Ele é um workholic e um membro agregador da equipe. Algo que Schumacher fez muito bem. Minha preocupação em relação a Ferrari é justamente o aspecto técnico, em especial túnel de vento e motor. Pilotos não são o problema.

  • A troca do logotipo da FIAT pela o da Alfa Romeo está relacionado com a volta da marca FIAT ao mercado norte-americano lembrando que no ano passado houve a fusão da FIAT com a Chrysler que deu origem ao grupo FCA (Fiat-Chrysler Automobiles).

    Então em vez de colocarem o logotipo da FCA a qual não faria nenhum sentindo pois se trata de um símbolo industrial e financeiro, sendo assim eles preferiram colocar a marca da Alfa Romeo que já tem ligação com a Ferrari desde a época de Enzo Ferrari.