Os primeiros de 2015

2015121154436_jm1521ja02_II

RIO DE JANEIRO – Williams e Force India são as primeiras equipes da Fórmula 1 a apresentar armas para a temporada 2015. Em termos, pois o time de Vijay Malliya ‘vestiu’ o VJM07 do ano passado com novas cores e a única coisa vista do novo carro, o VJM08 – que  só será visto mesmo em fevereiro, é o bico dianteiro, muito mais elegante que o anterior.

Aliás, gostei muito do visual do carro que a equipe indiana terá neste ano. A predominância do branco e as cores da bandeira do país foram abolidas, com exceção feita ao laranja, para dar contraste com o preto dominante. Segundo Malliya, a opção por esta cor traduz-se em “visibilidade” para os patrocinadores. E há aplicações de prata, para fazer um afago na Mercedes-Benz, fornecedora de motores da escuderia sediada nas proximidades de Silverstone, na Inglaterra.

A apresentação foi feita no México, terra de Sergio Perez e de vários patrocinadores do time. Aliás, entrou mais um no lote: a Tequila Jose Cuervo, fazendo da Force India a equipe mais “total flex” deste ano. Não obstante, o carro ostentava também o apoio da Vodka Smirnoff e da cerveja Kingfisher. Kimi Räikkönen, se fosse piloto do time, aprovaria…

20151211018440_FW37_1_II

Já a Williams mantém a mesma programação visual da última temporada. Ênfase no branco, com a Martini ocupando o cofre do motor. O reforço veio através da Rexona, que deixou a Lotus. Evidentemente, com a saída de Felipe Nasr, sai também o patrocínio do Banco do Brasil. O logo da Serasa Experian também não é visto no novo FW37.

Evolução do modelo do ano passado, o FW37 traz também uma proeminência no nariz do bólido que já foi alvo de algumas piadas nas redes sociais. Já chamaram o carro de Williams-Peitinho ou de Williams-Mamilo. Mas Enzo Ferrari é que tinha toda razão: “Carro bonito é aquele que vence”, dizia o Drake di Maranello.

Comentários