Positivo

franck-montagnyRIO DE JANEIRO – O ano de 2015 mal começou e a primeira bomba no automobilismo foi detonada: o francês Franck Montagny, que defendeu a Andretti Autosport nas duas primeiras corridas da história da Fórmula E na China e Malásia, foi pego no exame antidoping da FIA. Ele mesmo confessou o delito na coluna que assina no L’Equipe. Mais detalhes aqui, no Grande Prêmio.

Pois é: o piloto de 36 anos, com passagens pela Fórmula 1, Indy e Endurance, fala em “carreira encerrada” no esporte, mas se teve a coragem de confessar o que fez fora das pistas, por outro lado a atitude foi de uma inconsequência sem tamanho. A gente até poderia entender se fosse alguém mais jovem, mas quando é alguém já beirando os 40 que faz uma coisa destas, sinceramente não há muito o que defender.

Montagny, ausente da etapa de Punta del Este por alegados problemas de saúde, está suspenso preventivamente até que seu caso seja julgado. Ele não é o primeiro e nem deverá ser o último a passar por esse constrangimento. Só fica a dúvida se ele terá a chance de recomeço, como aconteceu com o tcheco Tomas Enge, que após dar positivo para maconha num exame antidoping no início da década passada, foi suspenso e, ao regressar às pistas, conseguiu ainda bons resultados.

Comentários

  • Vejo como louvável a atitude dele de assumir a cagada que fez, sem inventar mimimi para justificar, assim como a apuração acontecida pela categoria internacional. Bem diferente do que ocorre aqui no Brasil, onde piloto é pego no anti-doping e todo mundo corre para varrer a sujeira para debaixo do tapete e fica por isso mesmo.

  • Se fosse aqui no Brasil, seria suspenso por uns 30 dias…sendo que o intervalo entre uma determinada etapa e outra é justamente de …..30 dias. Como já vimos na Stock Car.