Sem Indy

O-diretor-geral-da-Band-em-Brasilia-Flavio-Lara-Resende-esq-e-o-vice-presidente-Marcelo-Meira-andressa-anholete-metro-brasilia
Não deu: Brasília Indy 300 é cancelada unilateralmente pela Terracap, e o futuro do Autódromo do Distrito Federal corre sério risco…

RIO DE JANEIRO – O sonho acabou. A volta do Brasil ao calendário da Fórmula Indy não vai acontecer. Pelo menos em 2015. A Terracap, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, informou à Rede Bandeirantes, promotora da corrida marcada para 8 de março no Autódromo Internacional Nelson Piquet que a Brasília Indy 300 está cancelada. Decisão unilateral, diga-se.

Agora, caberá aos organizadores devolver o valor pago pelos ingressos. Muitos deles, a preços bem mais baratos que o GP de Fórmula 1 em Interlagos, inclusive, já tinham sido vendidos e alguns setores estavam esgotados.

Em nota oficial, a emissora sediada no Morumbi “lamenta a atitude precipitada e irá seguir investindo na promoção do esporte e de grandes eventos”.

Olha, mais do que uma notícia triste – porém nem um pouco surpreendente – a gente constata o quanto o automobilismo brasileiro caminha célere para um buraco sem fundo. Porque Jacarepaguá a gente sabe o que se transformou, infelizmente – e que não houve nenhuma contrapartida. Em Brasília, demoliram os boxes e a torre de cronometragem. É só o começo do fim, meus caros. Há muito tempo querem dar cabo da pista na capital federal. Agora, vão conseguir o que querem.

E o governo do DF, na atual administração, encontrou o orçamento mais apertado do que nunca. O desfile de escolas de samba foi cancelado por falta de verba. Logo, o cancelamento da corrida de Fórmula Indy também não surpreende ninguém, diante de tudo o que se ouviu falar depois da saída de Agnelo Queiroz do cargo e a entrada de Rodrigo Rollemberg.

É um desastre atrás do outro, viu…

Mais detalhes, no Grande Prêmio, que seguirá apurando os reais motivos do cancelamento da Brasília Indy 300.

Comentários

  • Olá Rodrigo, boa noite.
    Agora será uma grande correria para cancelar as passagens, reservas de hotel e receber o valor do ingresso de volta, espero conseguir todo o valor cobrado pelo ingresso R$195,00 (170 de ingresso + 25 de taxa de serviço). Mais uma vez, o automobilismo brasileiro me decepcionou… estarei conectado com vocês para receber novas notícias.
    Obrigado.
    Grande abraço!

    • O automobilismo brasileiro, meu caro Edu, está no buraco. Infelizmente o esporte não merece o tratamento que gostaríamos, tanto da CBA, com sua diretoria inepta, como do governo, que nada faz não só pela modalidade como também pelos outros esportes. Abraço!

  • Rodrigo, apesar de um pouco descrente, comprei logo no primeiro dia ingressos para assistir a corrida com meu filho. Nasci aqui e assisti com minha mãe e minha avó a corrida de F-1 de 1974, vencida pelo Émerson. De lá pra cá, entre outras tantas corridas que assisti, acompanhei a deterioração do autódromo (nem o Piquet deu conta). Agora, para piorar de vez, destruíram o pouco que ainda tinha. Temo ser o começo do fim, semelhante ao que ocorreu com Jacarepaguá, com o agravante de estar o nosso autódromo em zona privilegiadíssima aqui, cobiçadíssima por construtoras. Abraços e parabéns pelas transmissões na FOX.

    • Demerval, sou repórter de Esportes do jornal Correio Braziliense, de Brasília. Gostaria de falar contigo por telefone para saber se cancelou a hospedagem ou vem a Brasília mesmo sem a prova da Indy. E conhece outras pessoas que vêm a cidade neste fim de semana? Muito obrigado!

  • Agora o autódromo, está escangalhado. Mas não é só o automobilismo, o país inteiro está indo pro buraco.
    Convenhamos, um país sem infraestrutura onde falta água e energia elétrica, quer sediar eventos pra que?

  • A coisa está feia por aqui. Minha mãe que é servidora do GDF ficou um tempinho sem pagamento e 13º salário. O ex governador deixou o DF no buraco. Concedeu muitos aumentos de salário a quem já ganhava bem. Carro zero km não pagava ipva no primeiro ano, entre outras idiotices. Em suma, a despesa ficou maior que a receita. O atual governo está tentando por ordem no caos e é até compreensível o cancelamento. Não sei se irão cancelar a reforma, tudo indica que sim. Uma pena pois o autódromo está completamente inoperante.

    • não lhe parece algo planejado? agora fica muito mais fácil acabar com o autodromo! e o pior de tudo, vamos pagar a conta toda! é o mesmo que ir a um restaurante caro e pagar por comida estragada! indigésto! vergonhoso!

  • Tem sido muito batido esse assunto mais não tem como não colocar a culpa em políticos do PT. Acabaram com Brasília, lixo salários atrasados, cheguei a duvidar que fosse acontecer mesmo torcendo ao contrário. Fica uma dúvida, se a BAND tivesse pensado em Goiânia que foi bastante elogiado quando a Stock passou lá a corrida teria acontecido.

  • Como disse o Rodrigo Mattar

    É só o começo do fim

    A começar pela própria F Indy que com o adiamento,abalará as relações entre os donos da categoria e a Band (que detem os direitos de transmissão da categoria para o Brasil).Não se surpreendam que a Band pode romper o contrato e repassar para a outra emissora que dará mais importância para a F Indy.

  • Já estou providenciando o cancelamento da reserva do hotel e da passagem aérea para Brasília e aguardarei as orientações para o reembolso, mas confesso que ao ler partes do relatório do MPDF o que me deixa mais preocupado é com a real possibilidade de oficializar ofechamento em definitivo do autódromo.
    Sem comentários para o que pensamos de tudo isso, e com o futuro sombrio que se desenha para o automobilismo brasileiro.

  • Bom dia!

    Se era pra cancelar a prova, isso deveria ter sido feito no ano passado, mas deixaram acontecer dois meses de obras, milhões foram gastos à toa e milhares de pessoas se programaram para esse evento, inclusive eu. Total falta de respeito com o dinheiro público e com os espectadores e o GDF sempre afirmando que a corrida ia acontecer. Lamentável!

  • Diria o Chapolim Colorado: “Suspeitei desde o princípio”…eu iria comprar no dia em que começou as vendas pela internet – porque gosto da Indy – apesar de todos os problemas nos últimos anos que tanto prejudicaram a própria categoria. Fui nas quatro edições da SP Indy 300 realizadas aqui no Anhembi e estava realmente disposto a viajar a Brasilia, mas algo me disse para esperar mais um pouco…intuição é algo que realmente deve ser respeitado.
    Quanto aos organizadores, até agora não entendi porque escolheram uma praça com tantos problemas, que jamais recebeu uma reforma, nem mesmo recapeamento de asfalto. Haviam ao menos dois locais mais adequados: Velopark e o recém reformado Goiânia. Por que escolheram um autódromo carente de tantas reformas em tão pouco tempo, apesar do excelente traçado??
    Ai tem coisa…e o clima entre a Indycar e a Bandeirantes povavelmente azedou de vez. Não me surpreenderei se as corridas forem repassadas a outro canal.

  • Me parece que a organizacao do evento foi mal planejada, a Band para nao pagar a multa a INDYCAR fachou com Brasilia que aceitou fazer a prova mesmo sem ter autodromo em condicoes e sem ter verba para reformar o local. Independente de ser nesse caso o automonilismo, o MP agiu corretamente em opinar pelo cancelamento, pois é um absurdo os servicos essenciais estarem em estado de penuria e ocorrer uma prova bancada com dinheiro publico. Todos sao responsaveis, a Band, o governo do DF e a CBA. Lembro que quando ocorreu a 1a edicao da SP INDY 300, tambem foi feito tudo as pressas, mas a corrida ocorreu mesmo assim.

  • Todo aquele pedaço que está o autódromo, o estádio, o centro esportivo, ginásio é tombado pelo patrimônio cultural da humanidade.

    Pra destinar a área à especulação imobiliária, só com autorização da Unesco e se tentar fazer sem ela a cidade inteira corre o risco de perder o título de patrimônio.

    Pra se ter uma ideia pra copa, grandes construtoras e redes de hotéis queriam a quadra 901, que fica a 500m do estádio para fazer prédios de hotéis e etc. Não se tirou um caminhão de terra dali, exatamente porque a destinação da área não é pra esse tipo de atividade.

    Existe muita especulação imobiliária em Brasilia como em todo o mundo, porém na área tombada o buraco é bem mais embaixo.

  • Concordo com os colegas que colocaram a Band como co-responsável pelo desastre. Tem coisa estranha aí. Tínhamos outros autódromos para receber essa prova, mas por algum motivo, escolheram Brasília. Estou torcendo muito para não transformarem a reforma paralisada em demolição. Lamentável o cenário.

  • Como devemos proceder para ter o dinheiro do ingresso devolvido? o voo para cancelar vou pagar R$240,00, quem vai me ressarcir pelo prejuízo?. Existe uma maneira de entrar com processo contra o grupo Bandeirantes que nos induziu a este prejuízo? Tem algum contato onde possamos falar diretamente com o grupo Bandeirantes e saber quando e como vamos ser ressarcidos? Por favor nos respondam. Isso é uma vergonha.
    Edson Blumenau SC