Toyota: mudanças para o WEC e WRC em 2017
RIO DE JANEIRO – A Toyota traz novidades nesta sexta-feira, vindas lá do outro lado do planeta. Tanto em relação ao Mundial de Endurance (FIA WEC) quanto ao Mundial de Rali (WRC). Comecemos, então por este.
Foi anunciado o retorno da montadora japonesa às provas do WRC para daqui a dois anos. Em 2017, a Toyota regressa como time oficial de fábrica com o modelo Yaris. O desenvolvimento já vem acontecendo com Stéphane Sarrazin e o carro, assim como o protótipo do WEC, vai ser construído em Colônia, na Alemanha. A marca não participa do Mundial de Rali há mais de uma década e meia. E num período de dez anos, foi sete vezes campeã na modalidade. Não é pouco, convenhamos.
Quanto ao Mundial de Endurance, nada que já não desconfiássemos: Nicolas Lapierre está fora oficialmente da Toyota para 2015 e seu lugar será ocupado pelo britânico Mike Conway, que inclusive já deixara vago seu assento na Fórmula Indy, categoria em que correria nos mistos revezando o carro #20 com Ed Carpenter. Conway fará parte da tripulação do Toyota TS040 Hybrid #2, que terá ainda Stéphane Sarrazin e Alexander Wurz.
O carro #1 apresenta também uma novidade: Kazuki Nakajima será o novo companheiro de equipe de Anthony Davidson e Sébastien Buemi, atuais campeões do Mundial de Pilotos no WEC.
Sem referências um tanto quanto diretas, o chefão Akio Toyoda fez um agradecimento ao empenho de todos os integrantes da equipe japonesa nos últimos anos e a importância de Lapierre em alguns momentos é razoável o bastante para não ser descartada.
Agora fica no ar a pergunta: será a Nissan o destino do piloto francês?
Saberemos disto em definitivo no próximo domingo.
É muito provável a ida de Lapierre para Nissan pelo afastamento do carro que no fim sagrou-se campeão sem um motivo bem claro. No time da Nissan fico na torcida por mais um brasileiro na LMP1 seja J P Oliveira ou Bruno Senna como vem se comentando. Isso é mais um motivo para assistir o Super Bowl domingo!!
Dificilmente será este o carro que competirá no WRC em 2017. Como promoção comercial de veículo essa versão do Yaris estará defasada daqui a dois anos. Mas que é uma baita notícia a Toyota voltar à categoria, isto é. Agora a curiosidade é para saber quem serão os pilotos, pois acho que há uma escassez de adversários para Ogier. Talvez só o Neuville possa chegar a parear com o francês.
Só uma dúvida: As numerações dos TS040 serão estas mesmo??? #1 e #2 no lugar dos tradicionais #7 e #8??
Sim.
Bem : o que vemos é que enquanto a Formula 1 esta em crise outras categorias ao que parece estão em franca ascensão e o publico cativo da F1 órfãos de boas competições estão redescobrindo no WRC ,WRC e WTC a verdadeira essência do automobilismo.
Uma observação pessoal : Da mesma forma que os políticos brasileiros tentam minimizar e até ignorar a crise Hídrica e de energia elétrica que se avizinha e trará graves consequência ,principalmente para quem mora em grande centros, parece que os dirigentes da F 1 agem do mesmo modo,ignorando as implicações negativas de suas medidas. Um amigo meu costumava dizer que “Ingleses” tiveram o mundo nas mão e o perderem por : Empáfia ,arrogância e prepotência e a Formula 1 que é dirigida basicamente por ingleses parece estar indo pelo mesmo caminho. Salve!,Salve! o A C O ,que não se perca pelo caminho e que o Vassalo Ferrarista ,hoje presidente da F I A não venha lhe prejudicar com alguma medida ,”daquelas……………….”.
Estranhei apenas o fato de q Lapierre vai correr por algum time Lexus na GT500
Qual deles? Não vi o nome dele na relação dos contratados.
A revista Autosport Japan indica a presença de Nicolas Lapierre no Lexus RC F da equipe SARD ao lado de Kohei Hirate.
realmente sem confirmação, achei que era algo certo.
Oliver Jarvis saiu pelo contrato com a Audi no WEC. Dificil o Lapierre ser o substituto dele.
Mas até ai o Lotterer pilota pra Lexus tb… acho q nao é um fator tão definitivo.
Não mais.
Que bom a volta da Toyota.
Enquanto competiram com Toyota Corolla e Toyota Celica fizeram bonito.