WRC começa temporada 2015 com 96 inscritos no Rali de Monte-Carlo

RIO DE JANEIRO – Um dos mais tradicionais eventos do automobilismo em todos os tempos, o Rali de Monte-Carlo abre a temporada 2015 do Mundial de Rali (WRC) com a 83ª edição da competição. O Automóvel Clube de Mônaco (ACM), organizador da prova em conjunto com a FIA, recebeu um total muito expressivo de inscrições. São 96 carros no total, subdivididos em diversas categorias.

Na classe principal, são 17 autos, com o confronto entre os pilotos de Volkswagen, Citroën, Hyundai e Ford em esquemas oficiais e também pilotos privados. Entre eles está o polonês Robert Kubica, que desfez seu esquema paralelo com a M-Sport e segue na categoria com um Ford Fiesta ao lado do navegador Maciej Szczepaniak. A lista ainda tem os carros de Martin Prokop, Lorenzo Bertelli, Sébastien Chardonnet, Henning Solberg e Yuriy Protasov.

As grandes atrações, claro, são as feras dos times oficiais: a Volkswagen volta para tentar faturar mais um título e oferecer à Sébastien Ogier a chance de ser campeão pelo terceiro ano consecutivo. Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen seguem no time alemão dirigido por Jost Capito.

A Citroën contra-ataca com o regresso de ninguém menos que Sébastien Loeb, a lenda, o mito. O francês volta para uma prova internacional de Rali após mais de um ano ausente, sempre com Daniel Elena como fiel escudeiro. Kris Meeke e Mads Östberg seguem a bordo.

Na Ford, o time de Malcolm Wilson apresenta como grande novidade o estoniano Ott Tänak, para dividir atenções com o galês Elfyn Evans, um dos bons estreantes de 2014. Já a Hyundai aposta em Thierry Neuville e em Dani Sordo com dois i20 na abertura do campeonato.

Onze carros estarão na partida para a disputa da classe WRC2. O suíço Jonathan Hirschi, que muita gente conhece das provas de Grã-Turismo e Protótipos, vai alinhar com um Peugeot 208. Outras atrações são os franceses Stéphane Lefevbre e Julien Maurin, o irlandês Craig Breen, o belga Jourdan Seideridis e o alemão Armin Kremer. Outras onze duplas disputam a prova na classe WRC3/JWRC.

Entre os demais participantes do 83º Rali de Monte-Carlo, destacam-se três duplas a bordo do lendário Porsche 911: François Délecour/Dominique Savignoni; Marc Duez/Steven Vyncke e Romain Dumas/Denis Giraudet. Nenhum deles, contudo, concorre a pontos no campeonato.

O evento mais uma vez será baseado em Gap, cidade na região dos Alpes Franceses. Serão disputadas 15 provas cronometradas entre os dias 22 e 25, perfazendo um total de 355,48 km divididos em sete seções, com o famoso Col de Turini compondo o último dia. O Power Stage será de 10,16 km entre Col St. Jean e Saint Laurent. Mais uma vez, a neve e a temperatura baixa deverão dar as cartas na abertura do WRC.

Confira aqui a lista de inscritos e o roteiro completo de especiais aqui.

Comentários