Le Mans 2015: o grid mais espetacular dos últimos tempos
RIO DE JANEIRO – A cereja do bolo da conferência de imprensa desta quinta-feira em Paris foi o anúncio da lista oficial de entradas da 83ª edição das 24 Horas de Le Mans. A principal corrida de Endurance do planeta terá grandes atrações na edição de 2015. Foram mantidos os 56 concorrentes “de oficio”, mas desta vez o comitê de seleção do ACO trouxe apenas sete suplências, num total de 63 carros confirmados.
O grid é sem dúvida alguma o mais espetacular dos últimos tempos, principalmente pela presença de quatro times oficiais de fábrica na LMP1 (Audi, Toyota, Porsche e Nissan), afora a participação de equipes oficiais de Ferrari, Corvette, Porsche e Aston Martin na principal classe de Grã-Turismo. Os independentes dão também um colorido oficial, completando a formidável lista que conta com um total de 14 LMP1, 20 LMP2, nove LMGTE-PRO, 13 LMGTE-AM e sete reservas.
A prioridade do comitê de seleção foi para os 35 inscritos do FIA WEC, restando aí 21 lugares a serem distribuídos entre os concorrentes que tiveram direito às entradas automáticas e depois aos participantes do ELMS e do Tudor United SportsCar Championship, com presenças regulares nas 24 Horas de Le Mans. Os convites restantes foram transformados, assim, em suplências, restando de fora três protótipos LMP2 e quatro LMGTE-AM na lista final. Quem encabeça a lista de suplências é o SRT Viper GTS-R da Riley Technologies-TI Auto Exchange – e sempre existe a possibilidade de uma ou outra desistência. Não custa a Jeroen Bleekemolen e aos ianques cruzarem os dedos…
Ao plantel da LMGTE-AM, além dos sete carros do WEC, juntam-se mais duas Ferrari F458 Italia GTE da AF Corse – três, a bem da verdade, pois o carro da Scuderia Corsa, dos EUA, é assistido pelo time de Amato Ferrari, além da fidelíssima JMW Motorsport e os dois Porsche 911 (997) GT3 RSR anunciados para o Team AAI, de Taiwan. A divisão terá quatro fabricantes envolvidos na disputa.
Na LMGTE-PRO, a única adesão aos sete carros anunciados para o Mundial de Endurance vem dos EUA. A Corvette Racing mais uma vez estará em Sarthe para o duelo contra os construtores europeus, com dois C7-R novinhos em folha. Os carros serão guiados por Jan Magnussen/Antonio Garcia/Ryan Briscoe e Oliver Gavin/Tommy Milner/Jordan Taylor – formações anunciadas assim que se confirmou a presença do “Trovão” em Sarthe.
A LMP2 ganhou 10 competidores vindos não só do ELMS como também do Asian Le Mans Series. Aos participantes “full season” do WEC, juntam-se SMP Racing (com dois carros), Pegasus Racing, Krohn Racing, Greaves Motorsport, Ibanez Racing, Thiriet by TDS Racing e Murphy Prototypes. Além, claro, do Team Jota Sport, campeão da categoria em 2014 e da OAK Racing, vencedora do AsLMS.
O panorama da LMP1 é aquele que todos já imaginavam: 14 carros confirmados para Sarthe, com a adesão das terceiras inscrições de Audi, Porsche e Nissan – a única exceção (de novo) entre as fábricas oficiais é a Toyota. O terceiro R18 e-tron quattro terá Filipe Albuquerque/Marco Bonanomi/René Rast. A Porsche confirmou o neozelandês Earl Bamber e o britânico Nick Tandy como os companheiros do piloto de Fórmula 1 Nico Hülkenberg. E a Nissan revelou que o japonês Tsugio Matsuda é um dos designados para o terceiro carro, que levará o número #21.
Entre os reservas, além da Riley Motorsports, nota-se a presença de um segundo Oreca da KCMG, o segundo carro da Ibanez e o Ligier JS P2 da Algarve Pro Racing, de Portugal. A Formula Racing, da Dinamarca, bem como a Proton Competition e o Gulf Racing UK completam a lista de espera para Le Mans 2015.
Três brasileiros – os mesmos confirmados no WEC – devem competir nas 24 Horas de Le Mans: Lucas Di Grassi, num dos Audi LMP1; Pipo Derani, num dos Ligier LMP2 da G-Drive Racing e Fernando Rees, a bordo de um dos três Aston Martin LMGTE-PRO. Tenho a impressão que poderemos ter outros dois: Oswaldo Negri pela Krohn Racing (LMP2) e Bruno Senna também na Aston Martin (LMGTE-PRO).
O que seria espetacular.
Ah… e na retaguarda, teremos novamente, como nos últimos 32 anos, o talento do engenheiro Ricardo Divila, trabalhando pela Nissan. Como eu poderia esquecer de você, Divila?
Tô doido pra ver esse carro da Nissan na pista. Totalmente diferente dos outros…
Gostei também! Fiquei surpreso com o Bamber no terceiro 919.
Justo o Matsuda ter oportunidade no carro da Nissan e o Thinknell tem uma chance maravilhosa!
Quatro brasileiros vao competir…Eu tambem! Alias como nos ultimos 32 anos…
abracos
RD
Sempre esquecendo de você, Divila. Perdoe o seu amigo aqui, tá? ;-)
Desde de 1983? Caramba. Mesmo nos anos que você esteve na F1 no fim da década de 1980 você estava em Le Mans?
Aliás, minha esposa reparou que o Nissan lembra o Jaguar D-Type de 1955. Mais alguém acha isto? Será que aquele era um carro tão a frente de seu tempo…
Mesmo nos anos F1…minhas ferias eram sempre em Le Mans e fazia parte dos meus contratos. A unica que perdi foi em 89, quando o GP do Canada com a Ligier foi no mesmo dia.
Fui em 2013 e vamos novamente em 2016. Será difícil esperar. A largada é algo indescritível….
https://www.youtube.com/watch?v=DBVQSP9eNqM
Vi seu vídeo. Muito bom.
Desejo ir em 2016 para coincidir com o Campeonato Europeu de Seleções que será na França.
Quem sabe.