Plano C: Brasil fora da Indy

FLCO101_IndyCar_St_Pete_Auto_Racing
A abertura da temporada 2015 da Fórmula Indy ficou mesmo para a Flórida, em St. Petersburg

RIO DE JANEIRO – O vexame está sacramentado. Nem Brasília e muito menos Goiânia: o Brasil está fora do calendário 2015 da Fórmula Indy. Marcada para 8 de março, a corrida não será feita porque segundo os estadunidenses, não há tempo hábil para reorganizar tudo. Leia mais aqui no Grande Prêmio.

A imagem do país na categoria e no automobilismo internacional torna a ficar manchada por mais um cancelamento. E, honestamente, duvido que a IndyCar Series queira se arriscar fazer uma corrida por aqui outra vez. É uma vergonha atrás da outra.

Como efeito, a história do processo que a categoria moveu contra a Bandeirantes deve vir à tona na Corte de Indiana. E a temporada começa mesmo no dia 29 de março em St. Petersburg, na Flórida.

Comentários

  • Decepção atrás de decepção, muito triste mesmo, tava na cara que não daria tempo de adequar o autódromo de Goiânia para tal evento, acho difícil a categoria agora pensar em voltar para as terras “brasilis” haha :(

  • Como bem diz você, caro Mattar: “parabéns” aos envolvidos…
    Em termos de organização, somos insuperáveis nos quesitos bagunça, falta de juízo, falta de planejamento estratégico, falta de visão futura, etc.
    O automobilismo aqui no Brasil está caminhando para extinção, pois se não damos conta de organizar uma corrida da Indy que é menos burocrática e cheia de mimimi quanto a velha F-1 do tio Bernie, o fim está próximo…. E como o automobilismo é um “esporte” caro, aqui no Brasil podemos contar nos dedos de uma mão quais categorias que minimamente dão algum retorno a quem investe nela, seja patrocinando ou pilotando. Aliás, face a essa administração tacanha e abaixo da crítica do esporte a motor aqui na terrinha, não vemos novos pilotos surgindo ou potenciais valores oriundos do kart sem opções de se desenvolverem no país antes de tentarem competir em outras praças…
    Bem feito para nós brasileiros, pois enquanto não aprendermos a lição e tratarmos de calçar as sandálias da humildade e procurar fazer as coisas como se devem e da maneira que tem ser feitas, sem mirabolismos e outras “malandragens”, vamos tomar na cara sempre…

  • Rodrigo, estava cá eu pensando: sabendo que a Indy está longe do sucesso do meado dos anos 90 (seja lá nos “States” quanto aqui na “Terra Brasilis”), tão logo a poeira assente, será que a Indy está em condições de ignorar uma eventual nova corrida aqui no Brasil (ou em qualquer outro lugar, pra não ser chamado de ufanista)? Ou dito de outra forma: se aparecer UM NOVO promotor, será que esta proposta não será pelo menos analisada? A Indy tem mercado externo a ponto de ignorar completamente o Brasil?

    • Luiz, só sei que a forma como todo o processo de negociação ocorreu para a “realização” do evento pegou muito mal para todo mundo e principalmente para o país, porque ficou a certeza para os ianques que a coisa foi mal conduzida, que houve aproveitamento ilícito e má-fé. Não da parte deles. Mas sim dos envolvidos nos trâmites aqui no Brasil. A Bandeirantes, como disse várias vezes e todo mundo sabe, corre o risco de levar um fumo enorme da IndyCar Series na Corte de Indiana pelo descumprimento de contratos. Então, meu caro, eles vão pensar duas ou mais vezes antes de tentar incluir o país novamente no calendário.

  • Rodrigo, e o autódromo de Brasília? Vai ter Stock Car? Formula Truck? Nunca vi tanta irresponsabilidade … Quem vai pagar a conta das obras realizadas? Uma vez que quebraram parte do autódromo e reformaram 60% dele … Sinto que nós contribuintes é que vamos pagar por mais esse absurdo.

  • Também acho que foi o fim da linha entre a Indy e o Brasil no que diz respeito à realização de corridas nestas terras. A Bandeirantes, como promotora do evento deve ser responsabilizada em todas as esferas, já que cláusulas do contrato mal-formulado isentam o DF de qualquer responsabilidade. É triste porque na própria emissora há profissionais que há anos tanto se dedicam às transmissões da categoria, como o Celso Miranda (Bandsports) e o Teo José. De quebra, um desrespeito à própria memória do Luciano do Valle, à quam todos nós devemos por conhecer e curtir esta categoria em tv aberta…deve estar se remoendo no túmulo.