Sprint Cup: grid quase preenchido
RIO DE JANEIRO – Neste sábado, a Nascar começa a temporada 2015 com um “aquecimento” do que vem aí a partir da semana seguinte, com o início da disputa das três principais séries – Camping World, Xfinity e Sprint Cup – em Daytona. O mítico oval da Flórida abre os trabalhos com a disputa do Sprint Unlimited, prova não oficial para a qual 25 pilotos estão previamente habilitados. Entre eles, evidentemente, o campeão Kevin Harvick.
Já para a Daytona 500, o plantel terá 43 carros e talvez tenhamos mais pilotos do que as vagas disponíveis (provavelmente serão 50), o que tornará os Duels da quinta-feira tão importantes quanto em 2013, em que apenas dois sobraram na festa e no ano passado, quando seis foram eliminados da disputa. A lista de inscritos vai se desenhando aos poucos, com as últimas vagas preenchidas nos times menores.
O último piloto anunciado foi Jeb Burton, até aqui o único Rookie confirmado para toda a temporada da Sprint Cup. O piloto de 22 anos irá arriscar sua reputação a bordo do Toyota Camry #26 da BK Racing. A equipe terá três carros em Daytona, com JJ Yeley tendo assinado a tempo inteiro para andar no #23 e Johnny Sauter fará uma tentativa de qualificação na abertura do campeonato com o #83.
A HScott Motorsports, que fez boa temporada ano passado com Justin Allgaier, continua com motores preparados pela Hendrick e amplia o esquema para dois carros. O recém-chegado à equipe é Michael Annett, que traz os seus patrocinadores junto, deixando assim a Tommy Baldwin Racing, que logo contratou Alex Bowman.
Esta última, por sinal, vendeu parte de sua estrutura para a Premium Motorsports, abrindo a chance de haver um carro para toda a temporada, que será revezado entre Brian Scott (que correrá nele em Daytona) e Brendan Gaughan. Michael McDowell fará um programa de provas restrito com a Leavine Family Racing, para um total de 20 etapas. Ryan Blaney, que é contratado da Penske para a Xfinity Series, foi escalado pela Wood Brothers para um total de 18 corridas na Sprint Cup. Mas ninguém entre os pilotos indicados para a chamada “partial season” chama mais a atenção do que Chase Elliott.
O filho de Bill Elliott, já indicado para a vaga de Jeff Gordon em 2016 na divisão principal da Nascar (que não será mais Sprint Cup, é bom lembrar), estreia na turma de cima pela Hendrick num Chevrolet com o número #25 e em apenas cinco etapas, começando por Martinsville e passando por Richmond, Charlotte, Indianápolis e Darlington. O objetivo é o bicampeonato da Xfinity Series. Queimar etapas seria péssimo para o garoto.
Além da aposentadoria de Gordon, outros pilotos estarão no fim da vigência de seus contratos quando a temporada 2015 se encerrar. Não será difícil ver Jimmie Johnson, por exemplo, renovando com a Hendrick, equipe que sempre defendeu na Sprint Cup. Já a situação da “Dama de Verde” Danica Patrick está longe de ser confortável. Ela leva patrocínio à Stewart-Haas Racing, traz mídia e retorno para a equipe, mas resultado que é bom… a piloto poderá ser apeada de seu lugar para 2016, marcando um possível regresso para a Fórmula Indy.
Os prováveis participantes da Daytona 2015, prova de abertura da Sprint Cup 2015 serão estes:
#1 JAMIE McMURRAY
Chip Ganassi Racing
Chevrolet SS
#2 BRAD KESELOWSKI
Team Penske
Ford Fusion
#3 AUSTIN DILLON
Richard Childress Racing
Chevrolet SS
#4 KEVIN HARVICK
Stewart-Haas Racing
Chevrolet SS
#5 KASEY KAHNE
Hendrick Motorsports
Chevrolet SS
#6 TREVOR BAYNE
Roush-Fenway Racing
Ford Fusion
#7 ALEX BOWMAN
Tommy Baldwin Racing
Chevrolet SS
#9 SAM HORNISH JR.
Richard Petty Motorsports
Ford Fusion
#10 DANICA PATRICK
Stewart-Haas Racing
Chevrolet SS
#11 DENNY HAMLIN
Joe Gibbs Racing
Toyota Camry
#13 CASEY MEARS
Germain Racing
Chevrolet SS
#14 TONY STEWART
Stewart-Haas Racing
Chevrolet SS
#15 CLINT BOWYER
Michael Waltrip Racing
Toyota Camry
#16 GREG BIFFLE
Roush-Fenway Racing
Ford Fusion
#17 RICK STENHOUSE JR.
Roush-Fenway Racing
Ford Fusion
#18 KYLE BUSCH
Joe Gibbs Racing
Toyota Camry
#19 CARL EDWARDS
Joe Gibbs Racing
Toyota Camry
#20 MATT KENSETH
Joe Gibbs Racing
Toyota Camry
#21 RYAN BLANEY
Wood Brothers Racing
Ford Fusion
#22 JOEY LOGANO
Team Penske
Ford Fusion
#23 JJ YELEY
BK Racing
Toyota Camry
#24 JEFF GORDON
Hendrick Motorsports
Chevrolet SS
#26 JEB BURTON
BK Racing
Toyota Camry
#27 PAUL MENARD
Richard Childress Racing
Chevrolet SS
#29 JUSTIN MARKS
RAB Racing
Toyota Camry
#30 RON HORNADAY
The Motorsports Group
Chevrolet SS
#31 RYAN NEWMAN
Richard Childress Racing
Chevrolet SS
#32 BOBBY LABONTE
Go FAS Racing
Ford Fusion
#33 TY DILLON
Richard Childress Racing
Chevrolet SS
#34 DAVID RAGAN
Front Row Motorsports
Ford Fusion
#35 COLE WHITT
Front Row Motorsports
Ford Fusion
#38 DAVID GILLILAND
Front Row Motorsports
Ford Fusion
#40 LANDON CASSILL
Hillman-Smith Motorsports
Chevrolet SS
#41 KURT BUSCH
Stewart-Haas Racing
Chevrolet SS
#42 KYLE LARSON
Chip Ganassi Racing
Chevrolet SS
#43 ARIC ALMIROLA
Richard Petty Motorsports
Ford Fusion
#44 REED SORENSON
Team XTREME Racing
Chevrolet SS
#46 MICHAEL ANNETT
HScott Motorsports
Chevrolet SS
#47 AJ ALLMENDINGER
JTG Daugherty Racing
Chevrolet SS
#48 JIMMIE JOHNSON
Hendrick Motorsports
Chevrolet SS
#51 JUSTIN ALLGAIER
HScott Motorsports
Chevrolet SS
#55 MICHAEL WALTRIP
Michael Waltrip Racing
Toyota Camry
#62 BRIAN SCOTT
Premium Motorsports
Chevrolet SS
#66 MIKE WALLACE
Premium Motorsports
Toyota Camry
#78 MARTIN TRUEX JR.
Furniture Row/Denver Mattress
Chevrolet SS
#83 JOHNNY SAUTER
BK Racing
Toyota Camry
#87 JOE NEMECHEK
Nemco Motorsports
Chevrolet SS
#88 DALE EARNHARDT JR.
Hendrick Motorsports
Chevrolet SS
#95 MICHAEL McDOWELL
Leavine Family
Ford Fusion
#98 JOSH WISE
Phil Parsons Racing
Chevrolet SS
Aí vc olha todos esses nomes, principalmente os mais novos e entende cada vez menos pq o Nelsinho não ficou lá (patriotismo ZERO nesse comentário). OU melhor…..talvez até dê pra entender…..mas aí os que defendem que a NASCAR é muito diferente de uma certa categoria mundial não ficarão satisfeitos……
Depois de um ano complicado por caprichos de operadoras de tv, nada como assistir novamente a uma temporada completa da NASCAR. O Chase Elliot realmente é um talento nato, ms as vezes temo que acabe como o Ricky Sthenhouse Jr…que despontou como talento mas depois…bem, deixa para lá.
Gosto muito deste Ryan Blaney, esse moleque vai dar muito trabalho.
Rodrigo, só pra corrigir uma informação errada ali no texto, em 2013 dois pilotos ficaram de fora da Daytona 500 (Mike Bliss e Brian Keselowski) e em 2014 foram seis (Eric McClure, Morgan Shepherd, Dave Blaney, Ryan Truex, Michael McDowell e Joe Nemechek).
Outra coisa que vale ressaltar: Johnny Sauter irá fazer algumas poucas corridas no #83, ele competirá de forma principal pela Truck no #98. Nas corridas restantes, o #83 deverá ficar com Matt DiBenedetto.
Você está correto, Vitor. Vou corrigir isso, ok? Grande abraço e obrigado.
PS.: quanto ao Sauter eu sabia que era só a tentativa para a Daytona 500 e não mais do que isso.
Rodrigo,
O Nelsinho Piquet saiu porque quis da Nascar, ou foi convidado a se retirar devido aquela briga que teve?
E o Paludo, também não corre mais?
Abraços.
Flavio
Nenhum dos dois conseguiu patrocínio para custear suas temporadas em 2014, mas Nelsinho talvez tenha sido ‘queimado’ pela má escolha de equipe para a Nationwide Series e por pequenos acontecimentos extrapista.