Surpresa: Fórmula 3 tem vitória e liderança de Matheus Iorio

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Com um pódio no sábado e a vitória neste domingo, Matheus Iorio assume a liderança da Fórmula 3 Brasil (Foto: André Santos/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – A Fórmula 3 Brasil termina sua primeira rodada dupla com um líder inédito na Classe A. Matheus Iorio, da equipe Cesário F3, venceu a segunda prova disputada neste fim de semana, em Curitiba. Com os resultados, o piloto do carro #34 sai do Paraná com a liderança da temporada, somando 24 pontos. O vencedor foi beneficiado pela quebra da bateria no Dallara #1 de Pedro Piquet, que vencera na véspera e partia para mais outro triunfo. Liderando a corrida desde a 4ª volta, o filho do tricampeão de F1 Nelson Piquet foi obrigado a desistir quando faltavam cinco voltas para o final. Pedro acabou em 6º lugar e completou mais do que 75% da distância percorrida do vencedor, suficiente para lhe garantir alguns pontos no campeonato.

A corrida foi marcada por um acidente no mínimo curioso: todos os pilotos da classe Light se envolveram numa múltipla colisão que tirou oito pilotos da prova. Os mais prejudicados foram Matheus Muniz, que largara em 2º com a inversão do grid, assim como o vencedor da prova #1, Guilherme Samaia. E pela primeira vez na história da competição, a divisão não tem vencedor numa prova.

Com apenas nove pilotos restantes, a hecatombe continuou com as desistências de Leonardo de Souza, Carlos Cunha Fº, Fernando Croce e depois do líder Piquet. Com isso, somente cinco pilotos receberam a quadriculada, com Artur Fortunato e Rodrigo Baptista, o melhor estreante do final de semana, fechando o pódio. Christian Hahn terminou em quarto, após não disputar a prova da véspera, em razão de problemas em seu Dallara F309. Giuliano Raucci, que largou dos boxes, conseguiu salvar o domingo e chegou em quinto.

A próxima rodada dupla está marcada para abril, em Brasília, no dia 26 daquele mês. Mas as reformas prometidas para a pista, que sediaria uma prova de Fórmula Indy, foram paralisadas. Os boxes e torre de cronometragem foram demolidos e o futuro da pista ficou em risco. Felizmente, o GDF, através do governador Rodrigo Rollemberg, liberou uma verba para a execução do serviço que vinha sendo tocado. Mas há o risco da corrida mudar de local, sendo transferida para Goiânia.

O resultado da corrida #2 em Curitiba:

1º #34 Matheus Iorio (Cesário F3/Classe A) – 23 voltas em 31’34″542, média de 161,49 km/h
2º #28 Artur Fortunato (A.Fortunato F3 Racing/Classe A) – a 6″153
3º #13 Rodrigo Baptista (PropCar Racing/Classe A) – a 8″896
4º #9 Christian Hahn (Hitech Racing/Classe A) – a 15″091
5º #25 Giuliano Raucci (RR Racing/Classe A) – a 17″365
6º #1 Pedro Piquet (Cesário F3/Classe A) – a 5 voltas
7º #84 Fernando Croce (Hitech Racing/Classe A) – a 8 voltas
8º #54 Carlos Cunha Fº (CF3/Classe A) – a 13 voltas
9º #91 Leonardo de Souza (Kemba Racing/Classe A) – a 16 voltas
10º #27 Matheus Muniz (PropCar Racing/Classe Light) – não completou a primeira volta

Comentários

    • Deve ser pela mesma do último ano, mas segundo soube, por ser uma corrida em paralelo com testes dá Stock, não havia esquema de produção de imagens para uma gravação.

  • mattar, boa tarde! por favor, sem querer deixá-lo em saia justa com o nelsão, qual é a real: a) o garoto piquet é bom mesmo, gênio em formação; b) o equipamento é muito superior; c) o restante do grid é fraco. o menino ganha tudo. dá gosto de ver. mas como a f3 por aqui a muito deixa a desejar e na porsche como disse o tricampeão foi brincadeira, ficou a curiosidade.