WRC: Ogier surpreende e vence o Rali da Suécia

AUTOMOBILE: WRC Rally Sweden- WRC -12/02/2015
A festa de Sébastien Ogier e seu navegador Julien Ingrassia por uma vitória que nem eles mesmos esperavam no Rali da Suécia

RIO DE JANEIRO – Após o segundo dia do Rali da Suécia, 2ª etapa do Mundial de Rali em 2015, ninguém mais acreditava ser possível a vitória de Sébastien Ogier. O atual campeão cometeu um erro numa das especiais do sábado e perdeu imenso tempo, ofertando a liderança primeiro a Andreas Mikkelsen e depois ao belga Thierry Neuville, da Hyundai.

Aí entrou em cena o talento: Ogier guiou muito no último dia de competição e descontou a diferença que o separava do rival líder. O Power Stage em Vallmursasen definiu tudo: o norueguês Andreas Mikkelsen, que liderava por diferença mínima, sentiu a pressão e saiu da estrada, perdendo tempo precioso. O bicampeão acabou sendo o mais rápido por quatro segundos e oito décimos à frente de Thierry Neuville. A diferença final após um difícil Rali, em que predominam a neve e o gelo no asfalto, foi de apenas seis segundos e quatro décimos, uma das mais apertadas dos últimos tempos. Restou a Neuville o consolo do prêmio pelo salto mais extenso na lendária etapa de Colins Crest: 44 metros para o belga.

Destaque para o excelente 4º lugar do estoniano Ott Tanak a bordo do melhor Ford Fiesta RS WRC. Hayden Paddon fez sua primeira apresentação em 2015 e conseguiu igualmente um bom resultado, com a quinta colocação, bem à frente do holandês Kevin Abbring, substituto de Dani Sordo. Entre os pilotos de times particulares, mais uma vez Martin Prokop sobressaiu-se ante o ucraniano Yuriy Protasov.

Para Jari-Matti Latvala, vencedor do Rali da Suécia ano passado, o evento deste ano não poderia ter sido pior: o finlandês chegou apenas em 12º lugar, não figurou entre os três melhores no Power Stage e despencou para quarto no campeonato. Para complicar as coisas, Ogier já dispara na liderança com duas vitórias, somando 53 pontos – 23 a mais que Thierry Neuville e Andreas Mikkelsen.

Na divisão WRC2, vitória do finlandês Jari Ketomaa, 14º colocado na classificação geral, seguido por Eyvind Brynildsen, da Noruega. Valeriy Gorban, ucraniano que está a bordo de um dos antigos Mini John Cooper Works do time oficial britânico, chegou ao pódio.

Resultado final do Rali da Suécia:

1. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) em 2.55’30”5
2. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 Wrc) a 6”4
3. Mikkelsen-Floene (VW Polo Wrc) a 39”8
4. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) a 2’26”0
5. Paddon-Kennard (Hyundai i20 Wrc) a 3’31”5
6. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS Wrc) a 3’53”0
7. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) a 4’05”8
8. Prokop-Tomanek (Ford Fiesta RS Wrc) a 4’26”0
9. Protasov-Cherepin (Ford Fiesta RS Wrc) a 5’32”2
10. Ostberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) a 6’50”9

Classificação do campeonato:

1. Sébastien Ogier – 53 pontos; 2. Thierry Neuville e Andreas Mikkelsen – 30; 4. Jari-Matti Latvala – 19; 5. Mads Östberg e Elfyn Evans – 14; 7. Ott Tanak – 12; 8. Hayden Paddon e Kris Meeke – 10; 10. Dani Sordo – 8; 11. Martin Prokop e Sébastien Loeb – 6; 13. Yuriy Protasov – 2 pontos.

Mundial de Construtores:

1. Volkswagen – 68 pontos; 2. Hyundai – 55; 3. M-Sport World – 32; 4. Citroën – 20; 5. Volkswagen II – 15; 6. Jipocar Czech – 10; 7. FWRT e Hyundai N – 1 ponto.

Comentários