12 Horas de Sebring com 47 carros anunciados

start-sebring-2014

RIO DE JANEIRO – Um grid com praticamente 25% a menos de inscritos que o ano passado: é o que a IMSA confirmou nesta quarta-feira para a disputa da 63ª edição das 12 Horas de Sebring, marcadas para o próximo dia 21 de março, na Flórida. Serão 47 carros na pista, contra os 62 que deram a largada para a caótica edição de 2014, que terminou com menos de 300 voltas completadas pelo vencedor. Só para se ter uma ideia, na última edição da prova ainda sob a égide da American Le Mans Series, foram 42 carros na pista e o Audi ganhador completou 364 voltas.

A classe Prototype, a principal do certame, apresenta um total de 14 carros. Em relação às 24 Horas de Daytona, as ausências são o carro #02 da Ganassi e o BMW Dinan Riley #66 da RG Racing, anteriormente anunciado como participante ativo da Tequila Patrón North American Endurance Cup, que congrega as quatro corridas de maior duração do campeonato.

As novidades são a volta de Justin Wilson aos protótipos, a bordo do #60 da Michael Shank Racing ao lado de Oswaldo Negri e John Pew, além da participação de Scott Dixon no #01 da Ganassi com a dupla fixa formada por Joey Hand e Scott Pruett. Olivier Pla, recém-confirmado pela Nissan para o WEC, foi novamente chamado por Tracy W. Krohn para conduzir o Ligier JS P2 #57 ao lado dele e de Nic Jönsson.

A Starworks Motorsport está confirmada na prova, mas ainda não anunciou seu terceiro piloto. Pena a coincidência de data com a abertura da Stock Car em Goiânia, pois Rubens Barrichello deixou ótima impressão nas 24 Horas de Daytona e merecia ser lembrado por Peter Baron. Assim, na Prototype, apenas Negri e Christian Fittipaldi vão representar o Brasil em Sebring desta vez.

Na Prototype Challenge, com a defecção do #61 da BAR1 Motorsports, a categoria terá apenas sete carros na pista – o que não deixa de ser um alívio, quando lembramos que as maiores boçalidades vistas na edição passada das 12 Horas foram de carros e pilotos desta divisão. Bruno Junqueira volta a figurar entre os inscritos, dividindo o #11 da RSR Racing com Chris Cumming, Gustavo Menezes e mais um piloto a definir. A PR1/Mathiasen Motorsports perdeu Andrew Novich, que desistiu do restante do campeonato, mas efetivou o experiente e rápido Tom Kimber-Smith. Muitos lugares ainda estão por definir.

O plantel da divisão GTLM tem um carro a menos em relação à prova de abertura do campeonato: a AF Corse não viaja para Sebring com sua Ferrari. Em contrapartida, a Aston Martin estará presente para o confronto com os times inscritos a tempo inteiro no certame. O carro #98 do construtor britânico terá Darren Turner/Mathias Lauda/Pedro Lamy/Paul Dalla Lana. Andrea Bertolini, que colaborou com a Scuderia Corsa/Via Italia Racing nas 24 Horas de Daytona, vai dividir a Ferrari #62 da Risi Competizione com Pierre Kaffer/Giancarlo Fisichella. Augusto Farfus foi de novo confirmado por Bobby Rahal a bordo da BMW Z4 GTE #25 ao lado de Dirk Werner e Bill Auberlen.

A maior parcela dos 47 inscritos cabe à classe GTD, que tem 17 bólidos anunciados. Somente o #28 da Konrad Motorsport e o #64 da Scuderia Corsa/Via Italia não aparecem em Sebring. Como novidades, a volta de Enzo Potolicchio às pistas na Ferrari #49 da AF Corse ao lado de Piergiuseppe Perazzini, Marco Cioci e Rui Águas; a participação de Jim Norman no Porsche #73 da Park Place ao lado de Patrick Lindsey e Spencer Pumpelly; além de Boris Said anunciado como o quarto homem da Turner Motorsport a bordo da única BMW Z4 GT3 inscrita na categoria. A Mühlner Motorsports America e a TRG-AMR não têm pilotos confirmados.

A lista completa de inscritos das 12h de Sebring está aqui

Comentários

  • Pois era melhor que tivesse 40 carros e não tivesse esses 7 da PC. Só atrapalham esse carros: tem um monte de piloto amador fazendo besteira e o ritmo de corrida é muito parecido com os carros da GTLM, o que prejudica as disputas da principal categoria de GT.