Audi: mais forte para o WEC em 2015

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Agora na classe 4MJ, a versão 2015 do R18 e-tron quattro foi totalmente revisada e passou por mais de 6 mil km de testes de pré-temporada

RIO DE JANEIRO – Totalmente revisada, a versão 2015 do protótipo R18 e-tron quattro da Audi já está pronta para o Prólogo do Mundial de Endurance (FIA WEC), que acontece daqui a alguns dias no circuito francês de Paul Ricard.

A marca dos quatro anéis de Ingolstadt realizou, em diferentes circuitos, mais de 6 mil km de testes com o novo sistema híbrido, localizado no eixo dianteiro do bólido e cuja energia recuperada é acionada pelo sistema flywheel. Estruturalmente, o e-tron quattro permanece o mesmo, tanto que o monocoque é similar ao carro que no ano passado levou uma surra da Toyota e um calor danado da Porsche. Mas há outras diferenças, como explica o engenheiro Christian Reinke.

“Em vez de adotarmos um segundo sistema, partimos de uma base inicial, aperfeiçoando o que já tínhamos e evoluindo para a categoria 4 MJ de armazenamento de energia”, disse. “Nos testes, avaliamos que esse único sistema híbrido nos ofereceu o melhor compromisso com todos os recursos disponíveis, bem como um ganho considerável nos tempos de volta, assim como uma menor complexidade e maior confiabilidade”, finalizou.

De acordo com a Audi, o sistema híbrido dianteiro vai ser capaz de gerar 270 HP extras agregadas à potência do motor diesel, que até o ano passado estava na faixa de 540 HP e pode ter ganho alguns cavalinhos a mais. Quem gostou foi o alemão Andre Lotterer, campeão das 24 Horas de Le Mans no ano passado, em parceria com Marcel Fässler e Bénoit Tréluyer.

“É visível o ganho com a potência extra”, diz o piloto. “Temos um impulso maior e por um tempo mais extenso. Dá pra sentir os benefícios da tração total nas quatro rodas agora, especialmente numa pista como a de Sebring.”

Vale lembrar que os últimos treinos da Audi antes do Prólogo em Paul Ricard foram feitos no circuito que terá neste fim de semana a 63ª edição das 12 Horas de Sebring. E por falar em Prólogo, Toyota e Porsche, que no ano passado correram na classe 6 MJ de armazenamento de energia, devem anunciar seus planos para 2015 justamente no evento marcado para o circuito de Le Castellet.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

7 Comentários

  • Obrigado Rodrigo estava muito curioso para saber a nova configuração do R18, a Audi não vai deixar barato o ano de 2014(Apesar da vitória de Le Mans) e vem muito forte para 2015. O carro é bem bonito de frente com novos faróis e entrada de ar e pelo jeito o motor continua o V6 4.0 TDi, na mudança de classe de MJ de 2 para 4 não afetou a cilindrada acho.

  • Olhando apenas os dados, parece pouco, ainda mais se Toyota e Porsche subirem para a categoria de 8 MJ como já se especulou, mas nunca se pode menosprezar ou esquecer a Audi: eles entendem do riscado, como demonstraram em Le Mans no ano passado, e devem ser respeitados.

    Eu espero, e torço, por uma Audi forte, apimentando ainda mais o campeonato.

  • A Audi é, continua sendo e sempre será fortíssima…perdeu o campeonato mas venceu Le Mans…e claro que não se contentaria em ver os rivais andando à sua frente por muito tempo…

Por Rodrigo Mattar

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Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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