Direto do túnel do tempo (245)

5478869dcc973

RIO DE JANEIRO – No próximo domingo, começa em Junin o campeonato argentino da Super TC2000, uma das mais importantes categorias do automobilismo de “nuestros hermanos”. O ano de fundação do certame, aliás, é o mesmo da Stock Car Brasileira: a primeira prova foi em 28 de setembro de 1979, embora o primeiro campeão tenha sido Jorge Omar Del Río, com um VW 1500 da equipe Pianetto Competición em 1980 – iniciando uma sequência de três títulos.

Mas a grande lenda da história da competição atende pelo nome de Juan María Traverso, ou “El Flaco”, para os mais fanáticos.

O piloto nascido no ano de 1950 em Ramallo, na província de Buenos Aires, é o maior nome do TC2000 em todos os tempos. Seus números na categoria são espetaculares: 304 corridas disputadas entre os anos 80 e 90, com 68 vitórias (recorde histórico), 73 pole positions, 58 recordes de volta em prova e sete títulos – o primeiro veio em 1986, o segundo em 1988 e depois Traverso emplacou quatro conquistas sequenciais entre 1990 e 1993, todas como piloto Renault.

O sétimo e último título foi um dos mais emblemáticos: Traverso trocara a Renault pela Peugeot e muitos apostavam que, aos 45 anos, o piloto estava velho e acabado. Todos estavam errados: ele não só continuava sendo veloz (ganhou oito corridas), como foi novamente campeão em 1995 a bordo de um 405, naquele que foi o último título de um carro do fabricante francês na categoria antes de Néstor “Bebu” Girolami vencer a temporada passada do Super TC2000 num Peugeot 408, pondo fim a um jejum de quase duas décadas.

Há 20 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • Em matéria de automobilismo local, os “hermanos” dão de 10 x 0 na gente…por aqui, o Br de Marcas, que é a categoria brasileira equivalente ao Super TC 2000, ainda capenga na parte promocional e ainda não é forte perante Stock Car e Truck.
    Além do mais, eles parecem valorizar muito mais a história e seus antigos campeões do que nós.

    • Fernando, sou defensor da seguinte teoria. Brasileiro não gosta de automobilismo, ele gosta de F1. As corridas da Stock Car, F.Truck somente enchem as arquibancadas pois são todas patrocinadas. Se não tiver ingresso grátis, um boné e uma camiseta, o cara não sai de casa para ver uma corrida que ele nem sabe quem está correndo, tirando raras exceções. O único povo que gosta de corrida no Brasil é o gaúcho, que vai para o autódromo e inclusive acampa.

    • Caco, você não imagina o que esse carro tinha de tecnologia, incluindo uma suspensão com braços telescópicos e regulagem, além de dispor de telemetria de 24 canais.

  • A STC2000 ainda corre nas ruas do Centro de Buenos Aires?
    Estive la a 2 anos atras e estavam montando o circuito, que passava pelo Obelisco. Retas enormes em ruas largas. Era divertidissimo…

  • Aliás, Rodrigo… Fica como sugestão publicar aqui no seu blog os resultados da categoria (que é bem interessante… carros multimarcas, com tração dianteira e 400cv.)