Finalmente! Aston Martin confirma pilotos para o WEC e Le Mans

AMRlineup
O carro #99, à direita e ao fundo, será o do brasileiro Fernando Rees em 2015. Ele terá Richie Stanaway como novo parceiro de equipe ao lado de Alex MacDowall

RIO DE JANEIRO – Último fabricante a fechar seu lineup para o Mundial de Endurance (FIA WEC) de 2015, a Aston Martin anunciou hoje seu programa para as classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM, com nada menos que cinco carros inscritos na série que começa em abril com as 6 Horas de Silverstone.

Mais uma vez, o brasileiro Fernando Rees segue como piloto oficial de fábrica na divisão principal do Grã-Turismo. Após o 12º lugar na sua categoria no ano passado, o piloto de 30 anos vai para a próxima temporada com uma novidade no carro #99: a chegada do neozelandês Richie Stanaway, que ocupará o lugar de Darryl O’Young. O britânico Alex MacDowall continua para sua segunda temporada no WEC.

“Estou bem animado. Começamos 2015 muitos passos à frente com relação a como começamos 2014”, afirmou Fernando em mensagem direta a este blogueiro pelo Twitter. “Temos um carro sem envolvimento com a Craft-Bamboo, com um lineup claramente mais forte que o do ano passado. A missão declarada da Aston Martin é vencer o campeonato de construtores, por isso atacamos a LMGTE-PRO com três carros dessa vez. A ideia é ter um carro pressionando o outro e assim combatermos e vencermos juntos as rivais Porsche e Ferrari. A certeza é que estaremos competitivos e brigando por pódios”, revela.

Pessoalmente, Fernando acrescenta mais alguns desafios para este ano. “Ter um bom resultado em Le Mans, mais pódios que em 2014 e estar sempre na briga entre os primeiros”.

As demais tripulações da LMGTE-PRO estarão assim: no carro #95, um tour de force 100% dinamarquês, formado por Christoffer Nygaard e Nicki Thiim, respectivamente vice-campeão e 3º colocado na LMGTE-AM ano passado e por outro recém-chegado ao WEC, o “multi-homem” Marco Sörensen, que terá um ano cheio. Além de piloto da Aston Martin Racing, ele é reserva da Lotus na Fórmula 1 e vai disputar também a GP2 Series e provas do VLN em Nürburgring, na Alemanha. Haja fôlego!

PR_Hanergy_1 (1)
O novo visual do #97 de Darren Turner e Stefan Mücke

O #97, para nenhuma surpresa, mantém Darren Turner e Stefan Mücke, pilotos mais do que entrosados, mais do que experientes em matéria de Aston Martin. Em Spa-Francorchamps e Le Mans, os dois terão a companhia de Rob Bell, outro nome de respeito da equipe de fábrica.

Na LMGTE-AM, o milionário alemão Roald Goethe financia o carro #96 que terá outra novidade da equipe AMR: o italiano Francesco Castellacci, de 28 anos, antigo participante do hoje extinto FIA GT, junta-se ao próprio Goethe e ao britânico Stuart Hall na formação PRO-AM deste bólido. O #98 vai com a trinca já anunciada desde o início do ano: Pedro Lamy/Paul Dalla Lana/Mathias Lauda.

A Aston Martin Racing também terá um esquema de fábrica nas 24 Horas de Nürburgring, com dois modelos Vantage V12 GT3 preparados pela Prodrive. Os pilotos já estão escolhidos: Darren Turner, Stefan Mücke, Pedro Lamy, Mathias Lauda, Richie Stanaway e Jonny Adam.

Após os testes efetuados no circuito espanhol de Monteblanco, agora a equipe coordenada por John Gaw vai para o Prólogo do WEC em Paul Ricard, na próxima semana.

Comentários

  • Eu realmente não entendo essa vaga do Fernando Rees pra correr na GTPRO, piloto fraco q nunca mostrou serviço em lugar algum que correu, existem inumeros pilotos muito mais competentes inclusive brasileiros. Na Larbre ele se não me engano levava algum patrocinio mas na AMR nunca soube de nada…. fica ai a pergunta…

    • O Rees era o piloto PRO da Corvette Larbre revezando com Pedro Lamy. Quem pagava a conta era o AM, Patrick Bornhauser.

      Sobre “nunca mostrar serviço”, vai no site da cronometragem do WEC no site AlKamel Systems e veja por si mesmo. Acho que em todas as provas do WEC desde 2012 ele sempre foi o mais rápido do seu carro. Está documentado lá.

      Agora, isso não quer dizer que deva gostar dele ou não. Aí é algo pessoal seu.

      Abs.

      PP