Fineschi abre temporada do Super TC 2000 com vitória

0171
Damián Fineschi conquistou sua primeira vitória no Super TC 2000 em Junin

RIO DE JANEIRO – O último ano do Super TC 2000 com o motor Radical V8 derivado de dois blocos de motor de motocicleta fundidos (em 2016, voltam os motores construídos por Oreste Berta em Alta Gracia) começou no circuito de Junin, na Província de Buenos Aires. O Autódromo Eusebio Marcilla recebeu mais de 14 mil espectadores, que viram a vitória de Damián Fineschi, com o Peugeot 408 da equipe FE Peugeot Junior.

Com 28 inscritos, os pilotos foram divididos em duas corridas curtas com 14 inscritos cada e uma final, disputada em 100 km de percurso ou máximo de 50 minutos de tempo. A primeira pole do ano foi de Leonel Pernía, a uma média horária de 184,791 km/h, conferindo um ponto extra ao piloto da Renault LoJack Team no campeonato.

Nas séries preliminares de domingo, com oito voltas previstas, os cinco melhores colocados ganham pontos, na escala decrescente de 5 até 1. Matias Munoz Marchesi largou na pole da série #1, mas o ganhador dos cinco pontos extras foi o veterano Emiliano Spataro, num Renault Fluence. Damián Fineschi venceu a série #2 partindo da pole position e também fez jus a cinco pontinhos na tabela.

A prova final teve dois carros a menos entre os inscritos: além de Carlos Javier Merlo, cujo Fiat Linea quebrou durante a primeira série e não teve conserto, o Chevrolet Cruze do veterano Norberto Fontana, o mesmo que esteve na Fórmula 1 pela Sauber, ficou de fora em razão de problemas no câmbio.

Desde o início, Fineschi e Spataro lutaram renhidamente pela primeira posição, com vantagem para o representante do time semi-oficial da Peugeot no Super TC2000. Nem a entrada do Safety Car quando Bruno Etman, estreante na categoria e egresso da Fórmula 3 Brasil, sofreu um despiste, mudou o panorama. Até a 18ª volta, Spataro tentou – sem sucesso – superar Fineschi. Mas o piloto da Renault enfrentou problemas que o relegaram ao 16º lugar na quadriculada.

O Safety Car (chamado na Argentina de Auto de Seguridad) deu o ar da graça novamente e só serviu para reduzir a razoável vantagem de Damián Fineschi sobre o novo vice-líder, Matías Munoz Marchesi, com um Chevrolet Cruze. A diferença entre os dois ao fim das 24 voltas previstas foi de 1″536. Agustín Canapino, num Peugeot 408 da equipe oficial, chegou em 3º lugar. O melhor estreante foi Lucas Russell, que foi o quarto colocado, à frente de Facundo Chapur. O atual campeão do Super TC 2000, Nestor “Bebu” Girolami, também de Peugeot 408, abandonou na 17ª volta.

A próxima etapa será em Rosario, no Autódromo Juan Manuel Fangio.

Classificação do Super TC2000 após a etapa de Junin:

1º Damián Fineschi (Peugeot) – 31 pontos
2º Matías Munoz Marchesi (Chevrolet) – 25
3º Agustín Canapino (Peugeot) – 21
4º Lucas Russell (Chevrolet) – 20
5º Facundo Chapur (Fiat) – 16
6º Esteban Guerrieri (Toyota) – 12
7º Matías Milla (Toyota) – 10
8º Mariano Werner (Ford) – 8
9º José Manuel Urcera (Fiat) – 7
10º Facundo Ardusso (Fiat) – 6
11º Matías Rossi (Toyota), Franco Vivian (Chevrolet) e Emiliano Spataro (Renault) – 5
14º Facundo Della Motta (Renault), Leonel Pernía (Renault) e Fabián Yannantuoni (Peugeot) – 3
17º Rafael Morgenstern (Toyota) – 2
18º Javier Manta (Chevrolet) – 1

Comentários