Mais que o WEC: abertura do ELMS terá 35 carros

ELMS SILVERSTONE 18-20 april 2014 PHOTO CLEMENT MARIN

RIO DE JANEIRO – Quando o grid do ELMS foi anunciado para 2015, achei o total de 34 carros dececpionante. Até porque, com a nova proposta de LMP3 e a divisão LMGTC com base no regulamento GT3 da FIA, tudo caminhava para que as subclasses menos custosas tivessem um boom de participantes. Mas o que ninguém poderia prever é que a lista de inscritos para a primeira prova do ano em Silverstone fosse trazer mais carros que o WEC.

Serão 35 bólidos no início do campeonato, marcado para 11 de abril. Em relação à lista inicial divulgada em fevereiro, falhou apenas a participação do #61 da AF Corse na divisão LMGTC, cujo piloto indicado foi o italiano Mario Cordoni. Se a equipe de Amato Ferrari vai com três carros e não com quatro, os russos da SMP Racing e a Gulf Racing UK incrementam o plantel, com uma inscrição cada.

Aliás, a SMP Racing regressa ao ELMS na principal classe, a LMP2, que vem com casa cheia: 12 carros inscritos de cinco marcas diferentes, embora os dois Oreca 03R da Ibanez sejam travestidos de Wolf GB08. Entre os pilotos confirmados, está o brasileiro Oswaldo Negri, que volta a competir na Europa após muitos anos nos EUA. Ele dividirá o Ligier JS P2 Judd #40 da Krohn Racing com o patrão e piloto Tracy W. Krohn e o sueco Nic Jönsson.

Excetuando-se o BR01 construído por Paolo Catone para a SMP Racing, os dois Zytek que viraram Gibson e foram remodelados, a categoria é um autêntico duelo entre a Onroak Automotive de Jacques Nicolet e a Oreca de Hughes de Chaunac. Enquanto o primeiro estará representado por dois Ligier e um Morgan, o outro tem cinco chassis construídos em seu ateliê.

Mas em matéria de protótipos, ninguém supera a Ginetta-Juno. Afinal, a nova LMP3 estreia com sete unidades na pista de Silverstone – todas construídas na Inglaterra. A única equipe com sua trinca confirmada para 2015 é a SVK by Speed Factory, que apresenta Konstantin Calko, da Letônia, o espanhol Jesús Fuster e o lituano Dainius Matijosaitis. Não me recordo de ter visto, até hoje, pilotos dessas duas antigas repúblicas soviéticas no automobilismo.

A grande expectativa dos britânicos é pela estreia de “Sir” Chris Hoy, a lenda do ciclismo, que dividirá o carro #3 do Team LNT com a promessa Charlie Robertson, de apenas 17 anos e que foi visto na tela do Fox Sports na Fórmula 4, em 2013.

Na LMGTE, nove carros – os mesmos anunciados em fevereiro – estão garantidos no grid. Em meio a uma alcateia de Ferrari F458, os estranhos no ninho são três inscrições com modelos alemães: a BMW Z4 GTE da Marc VDS Racing, que terá o tricampeão do WTCC Andy Priaulx a bordo, ao lado de Henry Hassid e Jesse Krohn, além de dois Porsche 991 RSR – o primeiro da Gulf Racing UK e o segundo da Proton Competition, equipe que também estará no WEC no mesmo fim de semana.

A AF Corse constitui-se em maioria absoluta no plantel dos modelos Grã-Turismo, pois além dos três LMGTE que levam seu nome – afora os carros “assistidos” de AT Racing e Formula Racing – a equipe inscreve outras três Ferrari F458 na LMGTC. Os estranhos no ninho são a BMW da TDS Racing, o Aston Martin da Massive Motorsport e o Lambo da Gulf Racing UK.

De resto, pela coincidência de datas com a estreia do Blancpain Endurance Series em Monza, que acontece no mesmo fim de semana do ELMS, diversas equipes de Grã-Turismo ainda não têm suas formações 100% confirmadas.

A lista para o ELMS em Silverstone está aqui

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