Ogier vence com sobras o Rali do México

1425667048
Com tranquilidade, Ogier venceu pela terceira vez no WRC. Já dá pra entregar a taça?

RIO DE JANEIRO – Podem entregar a taça. Com três vitórias em três etapas do Mundial de Rali, Sébastien Ogier já se apresenta como o favorito disparado e destacado a conquistar seu terceiro título em sequência na modalidade. O francês da equipe Volkswagen faturou neste fim de semana o Rali do México, que liderou com absoluta tranquilidade do início ao fim de 21 trechos cronometrados, incluindo o Power Stage que confere pontos extras aos três mais rápidos.

É verdade que Ogier foi deveras beneficiado pela hecatombe que tirou seus principais adversários de esquadro, afora o acidente de Ott Tanak, que impressionou pela forma como o Ford do estoniano afundou num lago após uma saída de pista e a posterior capotagem, durante a especial Los Mexicanos 1. Não obstante, a etapa de El Chocolate, logo no primeiro dia, matou as pretensões de Robert Kubica, Hayden Paddon e Kris Meeke. Thierry Neuville, outro adversário de peso, acidentou-se igualmente na segunda passagem por El Chocolate, provocando o atraso do belga na classificação. Aí ficou fácil para o bicampeão se estabelecer na dianteira.

Veio o segundo dia de provas e quem caiu na velha armadilha psicológica foi ele mesmo que vocês estão pensando: Jari-Matti Latvala. O finlandês quebrou a suspensão de seu Polo quando bateu numa barreira no SS14, voltando à competição através da chamada regra Rally 2, sofrendo uma punição de tempo que o relegou ao 17º lugar ao fim do evento. Sem nenhum ponto somado no México, Latvala fica ainda mais distante de Ogier na classificação.

No Power Stage de El Brinco, o líder do campeonato humilhou: o francês foi cinco segundos e seis décimos mais veloz que Andreas Mikkelsen. Apesar da surra, o norueguês não tem do que se queixar. Chegou em 3º na geral e assumiu a vice-liderança do campeonato, 34 pontos atrás do colega de Volkswagen. Entre os pilotos do construtor alemão, chegou Mads Östberg, alcançando o melhor resultado da Citroën em 2015. O compatriota de Mikkelsen fechou a prova com 1min18seg8 de desvantagem para o vencedor.

Elfyn Evans salvou a honra da Ford e repetiu o ótimo resultado do ano passado, chegando em 4º lugar a 3min40seg de Ogier. Dani Sordo concluiu como o melhor representante da Hyundai com o quinto posto, somando mais 10 pontos no campeonato. E Martin Prokop destacou-se com a sexta colocação, que deixou o tcheco à frente de todos os pilotos não-oficiais neste Rali.

A vitória na classe WRC2, bem como o 7º lugar na geral, ficou com a dupla campeã do Rali Dakar deste ano, formada por Nasser Al-Attiyah/Mattiheu Baumel. Terceiro no Power Stage, Thierry Neuville ainda recuperou terreno para completar em oitavo. A boa surpresa do Rali do México foi o nono lugar do peruano Nicolás Fuchs, com o finlandês Jari Ketomäa fechando a classificação principal da competição.

Após a 3ª etapa, a classificação do Mundial de Rali está assim:

1. Sébastien Ogier – 81 pontos; 2. Andreas Mikkelsen – 47; 3. Thierry Neuville – 35; 4. Mads Östberg- 32; 5. Elfyn Evans – 26; 6. Jari-Matti Latvala – 19; 7. Dani Sordo – 18; 8. Martin Prokop – 14; 9. Ott Tanak – 12; 10. Hayden Paddon e Kris Meeke – 10; 12. Sébastien Loeb e Nasser Al-Attiyah – 6; 14. Yuriy Protasov e Nicolás Fuchs – 2; 16. Jari Ketomäa – 1 ponto.

Comentários

  • Alguns pitacos sobre o Rally do México:

    1) Jari-Matti Latvala é capaz de grandes atuações e grandes bobagens. É o famoso Win or Wall. Jamais será campeão. Uma espécie de Rubinho Barrichello do rally, será sempre segundo piloto. Como foi do Hirvonen, é do Ogier e será de qualquer outro.

    2) Acompanho as colunas de um britânico da Autosport chamado David Evans. Ô sujeitinho pra babar ovo desse tal Kris Meeke. Piloto limitado, nunca arruma nada. Dani Sordo também é outro que se mantém aí no meio sem nunca ter apresentado nada.

    3) Robert Kubica é o maior fiasco. Outro que também só faz bater. Até o Kimi Raikkonen foi melhor piloto de rally que o polonês.

    4) Thierry Neuville e Mads Ostberg enchem os olhos. E a Ford também tem duas joias em Elfyn Evans e Ott Tanak, mas precisam ser lapidadas.