Prólogo do ELMS com 31 carros em Paul Ricard

RIO DE JANEIRO – Nos dias 27 e 28 deste mês, poucos dias após o Prólogo do WEC, será realizado o teste coletivo do European Le Mans Series, confrontando a maioria dos inscritos para a temporada 2015 que se inicia em abril, no mesmo fim de semana da abertura do Mundial de Endurance. A organização do campeonato anunciou a lista de inscritos para o Prólogo do ELMS em Paul Ricard, com 31 inscritos.

A divisão LMP2, assim como no Prólogo do Mundial, terá casa cheia: os 10 carros anunciados para todo o ano estarão presentes. Será o primeiro confronto entre velhos conhecidos como os Oreca 03R da Eurasia e Murphy Prototypes e os novos protótipos de última geração como o BR01 da SMP Racing, o novo Oreca 05 Coupé e o Ligier JS P2. O plantel também terá dois Oreca 03R travestidos de Wolf GB08, inscritos pela Ibanez Racing, além de um Morgan LMP2 e os dois Gibson 015S, nova denominação dos protótipos Zytek, das escuderias Jota Sport e Greaves.

A Jota, aliás, anunciou sua tripulação para toda a temporada do ELMS: o carro #38 terá o patrão Simon Dolan, o português Filipe Albuquerque (emprestado pela Audi) e o britânico Nick Yelloly, de 24 anos, oriundo da World Series by Renault e da GP3 Series. Outra notícia é a confirmação da Michelin como fornecedora de pneus da Krohn Racing, que só terá – por enquanto – o patrão Tracy W. Krohn e o fiel escudeiro Nic Jönsson a bordo do carro #40 em Paul Ricard.

Na nova LMP3, somente duas equipes e três carros farão a viagem à França, para a estreia extra-oficial da categoria que terá motores Nissan V8 aspirados. O Team LNT vai levar seus dois Ginetta-Juno e um deles será conduzido por ninguém menos que Chris Hoy, o múltiplo campeão olímpico de ciclismo e que estreará este ano no ELMS. Além da equipe de Lawrence Tomlinson, a única escuderia presente no Prólogo é a SVK by Speed Factory, da Espanha. A Cetillar Villorba Corse, a Lanan Racing, a Rollcentre e a University of Bolton, inscritas para todo o campeonato, não comparecerão a Paul Ricard.

O plantel da LMGTE também agrega todos os competidores anunciados para 2015, com mais uma aquisição: a Kessel Racing estará na pista com pelo menos uma Ferrari F458 Italia, para o polaco Michael Bronizsewski. Já quatro dos times inscritos vão para o evento com tripulação completa: a Ferrari #51 da AF Corse vai de Peter Ashley Mann/Raffaele Gianmaria/Matteo Cressoni; a AT Racing terá Aliaksandr Talkanitsa pai e filho, mais Alessandro Pier Guidi; a Gulf Racing UK fechou com Michael Wainwright/Adam Carroll/James Winslow e a BMW Sports Trophy Marc VDS participará dos treinos com Andy Priaulx/Henry Hassid/Jesse Krohn. A JMW Motorsport anunciou o trio formado por George Richardson/Robert Smith/Sam Tordoff, mas só os dois primeiros foram confirmados para os testes de Paul Ricard.

Já a LMGTC virá com praticamente todos os competidores full season anunciados, menos um: a Ferrari #61 da AF Corse não participará do Prólogo. O time italiano terá três carros na pista, em confronto com a Ferrari #57 da SMP Racing, a BMW Z4 #59 da TDS Racing e o Aston Martin Vantage da Massive Motorsport e seu trio 100% dinamarquês.

A lista de inscritos do Prólogo do ELMS está aqui

Comentários