Vídeos históricos – 25 anos do GP dos EUA (1990)

https://www.youtube.com/watch?v=Dhphdxw79FY

RIO DE JANEIRO – Quem chamou a atenção mais cedo foi o Paulo Alexandre Teixeira, o portuga mais brasileiro que conheço: hoje, 11 de março, completam-se 25 anos de uma abertura de temporada épica na Fórmula 1: o GP dos EUA disputado nas ruas de Phoenix, no Arizona.

O porquê de ser épica? Simples: Jean Alesi, que disputava sua nona corrida na categoria, liderou por 34 voltas – provavelmente a última vez em que vimos uma Tyrrell liderar uma corrida – e foi um osso duríssimo de roer para cima de ninguém menos que Ayrton Senna. O brasileiro, doido para dar a volta por cima após tudo o que aconteceu em 1989 e um compatriota de Jean-Marie Balestre.

O quase novato deu tudo, mas Senna já era Senna e venceu.

Aliás, aquele GP dos EUA foi uma loucura desde os treinos: a Minardi largou na primeira fila com Pier Luigi Martini; Andrea de Cesaris foi o 3º mais rápido no treino classificatório; Olivier Grouillard pôs a Osella na oitava posição e Roberto Pupo Moreno, na carroça que era a Eurobrun, largou à frente da Ferrari de Nigel Mansell. A última fila era exclusiva da Leyton House, com Maurício Gugelmin e Ivan Capelli – que só correu porque Philippe Alliot, da Ligier, foi desclassificado nos treinos.

Alesi chegou em 2º e impressionou, dando toda pinta de que seria um legítimo sucessor de Alain Prost, mas jamais correspondeu a tamanha expectativa. Tornou-se um dos pilotos mais queridos do paddock, mas só venceria uma corrida – em 1995 – e seu melhor resultado no Mundial de Pilotos foi 4º lugar, duas vezes.

O vídeo traz a corrida na íntegra com a narração de Galvão Bueno e comentários de Reginaldo Leme. O vídeo aqui postado anteriormente, com a transmissão da ESPN que tinha Bob Varsha, David Hobbs, John Bisignano e Marty Reid, foi retirado do YouTube.

Comentários