WEC, Prólogo: Porsche lidera primeiro treino

Car #18 / PORSCHE TEAM (DEU) / Porsche 919 Hybrid Hybrid / Romain Dumas (FRA) / Neel Jani (CHE) / Marc Lieb (DEU) - FIA WEC Prologue at Paul Ricard Circuit - Le Castellet - France
O Porsche #18, com Marc Lieb a bordo, prevaleceu na primeira sessão do Prólogo do WEC em Paul Ricard (Foto: Nick Dungan/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – Deu Porsche no primeiro treino matinal do Prólogo do Mundial de Endurance (WEC), no circuito de Paul Ricard. Apesar do vento Mistral, que soprou forte – quase 50 km/h – e tirou rendimento de diversos carros, o 919 Hybrid #18 chegou à melhor volta do dia até aqui em 1’39″292 (210 km/h de média), superando em seis décimos de segundo o Toyota TS040 Hybrid #1. O construtor japonês, inclusive, foi ao Prólogo com a clara intenção de efetuar duas avaliações distintas, com relação às regulagens aerodinâmicas. Um dos carros está com a configuração Le Mans e o outro com a carga “padrão” para as demais pistas do campeonato – exceto Spa e Sarthe, logicamente.

Somente os dois primeiros andaram abaixo de 1’40”, uma vez que o Porsche #17 ficou com 1’40″032, nove décimos adiante do melhor dos Audi R18 e-tron quattro. Os bólidos alemães não andaram tanto em comparação aos rivais: foram 31 giros para o carro #7 e 36 para o #8, do brasileiro Lucas Di Grassi. E como previsto, o CLM P1/01 AER da ByKolles Racing, presente ao teste, foi o mais lento entre os LMP1 presentes – onze segundos pior que o Porsche, mas com 51 voltas completadas ao longo da sessão. Mas trata-se de um mau começo, porque o carro foi pior que pelo menos dois LMP2.

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Richard Bradley fez o melhor tempo da LMP2 na estreia do novo Oreca 05 Nissan da KCMG e… bateu (Foto: Nick Dungan/AdrenalMedia.com)

Nesta divisão, aliás, o novo Oreca 05 Nissan da KCMG Racing começou bem: Richard Bradley logo estabeleceu o melhor tempo do dia em 1’48″924. Só que, provavelmente por excesso de confiança, o britânico bateu com o novo carro, que pode não voltar à pista nesta tarde, na curva Le Beausset. A Oreca já providenciou peças de reposição para o carro danificado, a fim de que os treinos tenham sequência.

O novo Dome S103 Nissan da Strakka Racing fez enfim seu primeiro confronto direto com os demais carros da classe e teve ótimo desempenho. Foi aliás o LMP2 que mais voltas completou – 60 no total – registrando o 2º tempo em 1’50″158, pouca coisa mais rápido que o Alpine A450B Nissan #36 da Signatech Racing. Os dois Morgan EVO do Team SARD Morand ficaram nas posições seguintes e a Tequila Patrón ESM fechou a raia com seus HPD ARX-03b. Scott Sharp e Ed Brown usaram o treino para se aclimatar melhor a uma pista que não conheciam.

Os três Ligier JS P2 Nissan presentes ao Prólogo não andaram: o #35 da OAK Racing por problemas técnicos, enquanto a G-Drive Racing planejava pôr o #26 e o #28 – que tem entre os pilotos o brasileiro Pipo Derani – na segunda sessão.

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A multicolorida Ferrari #51 da AF Corse foi a mais rápida da LMGTE-PRO graças a Gimmi Bruni (Foto: Nick Dungan/AdrenalMedia.com)

Na LMGTE-PRO, a AF Corse liderou o treino com a Ferrari #51 de Gianmaria Bruni, marcando 1’58″514 após 36 voltas. Os dois Porsche 991 RSR da equipe de Olaf Manthey ficaram logo atrás, superados por menos de um décimo de segundo. Boa performance do Aston Martin #99, estreando a nova pintura para 2015: o carro do brasileiro Fernando Rees ficou em quarto, com 1’58″767. Ele e Alex MacDowall participam do Prólogo, pois o terceiro piloto do carro, Richie Stanaway, participa neste fim de semana da abertura do VLN em Nürburgring.

A Aston Martin ficou com o melhor tempo do primeiro treino na LMGTE-AM, com seu único carro presente: o #96 de Stuart Hall/Francesco Castellacci/Roald Goethe estabeleceu 1’59″198, 0″124 mais veloz que o Porsche 991 RSR #88 da Abu Dhabi Racing-Proton. Em terceiro, veio a Ferrari F458 Italia #83 da AF Corse. As novidades do Prólogo na classe são a presença da Ferrari #66 da JMW Motorsport para Michael Avenatti e Kuba Giermaziak, talvez visando uma participação nas 24 horas de Le Mans, além do Corvette C7-R da Larbre, que só deu cinco voltas com Paolo Ruberti e recolheu-se aos boxes.

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