Arquivo F3 Sul-Americana (6)

11156340_912007512155613_3141492931691761198_n

RIO DE JANEIRO – Eliseo Salazar, deveras conhecido do público brasileiro por sua passagem tida como atrapalhada na Fórmula 1, é talvez um dos principais pilotos que o Chile teve no automobilismo. O segundo, provavelmente, está aí na foto.

Trata-se de Ramón Ibarra, que teve duas passagens pela Fórmula 3 Sul-Americana nos anos noventa. Sempre apoiado pela Valvoline, o piloto correu nas temporadas 1994/1995 e depois voltaria ao certame em 1998 para ser campeão da divisão B com um Dallara 394 Fiat alinhado pela equipe de Gabriel Furlán.

Na foto acima, Ibarra guia um Ralt RT34 com motor Mugen em 1994, no ano em que quase nenhum brasileiro – a única exceção foi Augusto Cesário – disputou o certame continental depois da farsa acontecida em Buenos Aires no ano anterior. É bem provável que este Ralt da foto seja também da Cesário Fórmula. Alguém confirma?

A foto, como sempre, foi cortesia do Renato Granito, via Facebook.

Comentários

  • Bem, como piloto Ibarra fez um com certo sucesso internacional para os padrões dos chilenos. Nacionalmente o Chile teve Sergio Santander, de fim trágico, Bacigalupo, Ridolfi ( este também com alguma coisa internacional).
    Mas acho que no posto de “vice” de Salazar temos que considerar Juan Carlos Carbonell , chileno que correu na IRL , Indy Lights e na obscura AIS ( american indycar series) que corria com carros antigos da Cart e onde obteve uma vitória.
    Desafio duro entre os dois.