BTCC: ready to go!

Turkington-VW
Nova casa, novo “brinquedo”: o atual campeão do BTCC Colin Turkington vai de Volkswagen CC em 2015

RIO DE JANEIRO – Os súditos da Rainha são apreciadores do bom automobilismo e muitos deles, certamente, vão a Brands Hatch neste fim de semana. O Dunlop MSA British Touring Car Championship, conhecido do público por sua sigla famosa – BTCC – é um dos campeonatos de Turismo mais competitivos de todo mundo. Talvez o melhor de todos, o mais democrático e por isso o mais emocionante.

Neal-Honda
Campeã de 2011 a 2013, a Honda volta ao Civic Type R após a experiência com o modelo Tourer do ano passado

Basta ver a quantidade de marcas envolvidas na categoria: Volkswagen, BMW, Toyota, Proton, Ford, Mercedes-Benz, Chevrolet, Infiniti (leia-se Nissan), Honda, Audi e MG. Onze construtores diferentes, se a matemática não falha. Poucos deles, porém, trazem envolvimento totalmente oficial e uma delas é a Honda, que desistiu do modelo perua que competiu em 2014 e volta ao Civic Type R para Matt Neal e Gordon Shedden, respectivamente campeões da série em 2011 e 2012.

Entre os 29 pilotos confirmados para a primeira rodada tripla do ano, com corridas de 24 voltas cada pelo circuito Indy de Brands Hatch, com apenas 1,22 milha (1,963 km) de extensão, estão o atual campeão do BTCC Colin Turkington (agora de Volkswagen) e o veterano Andy Priaulx, que volta a correr em sua terra natal a bordo de uma BMW 125i M Sport.

Hamilton-05-720x400
Nic Hamilton estará presente em cinco rodadas do BTCC com um Audi S3; o irmão de Lewis Hamilton não marcará pontos para o campeonato

Outra grande atração da competição é a presença do irmão mais novo do bicampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton em algumas etapas. Nicolas Hamilton, de 22 anos, tem paralisia cerebral e vai participar – sem direito a pontos – de cinco rodadas da série BTCC, começando pela etapa de Croft em junho e passando por Snetterton, Rockingham, Silverstone e finalmente Brands Hatch, no encerramento do campeonato. O carro de Nic será um Audi S3.

Comentários