Confirmados 31 carros na abertura do ELMS em Silverstone

elms-tuesday-ricard-test-05
A Jota Sport fez a pole position em Silverstone ano passado: a equipe britânica conta com o retorno de Harry Tincknell para a abertura do campeonato do ELMS

RIO DE JANEIRO – Após a primeira divulgação da lista de inscritos para a abertura da temporada do ELMS em Silverstone e do Prólogo, a Le Mans Endurance Organisation (LMEO) confirmou hoje algumas baixas no plantel de 35 carros anteriormente anunciado e a corrida do próximo dia 11 de abril contará com 31 inscritos.

Lista oficial para as 4h de Silverstone AQUI

A única baixa entre os 12 LMP2 confirmados “full season” é da Algarve Pro Racing. A equipe portuguesa não conseguiu fechar o plantel de pilotos necessário para a corrida, de modos que a estreia do time na divisão ficou para a 2ª etapa do campeonato, na Itália. Outra novidade é que com a ausência do BR01 da SMP Racing, os pilotos do time russo se apresentarão através da italiana AF Corse e os bons e velhos Oreca 03R Nissan.

O experiente Oswaldo Negri está mais do que confirmado no Ligier JS P2 Judd da Krohn Racing. Aos 50 anos, o piloto nascido em São Paulo e radicado há décadas na Flórida retorna, quase duas décadas e meia depois, às pistas europeias. A equipe estadunidense é uma das únicas a correr com Michelins na LMP2: a AF Corse (leia-se SMP Racing) e também a Pegasus Racing serão clientes do fornecedor francês no ELMS.

Para nenhuma surpresa, a LMP3 apresentou o maior número de baixas para a etapa inaugural, até de forma compreensível, uma vez que apenas o Team LNT se apresentou no Prólogo de Paul Ricard. Além desta equipe, outras três vão disputar a corrida de Silverstone: a também britânica Lanan Racing, a espanhola SVK by Speed Factory e a University of Bolton, em parceria com a RLR de Rob Garofall. A italiana Cetilar Villorba Corse, a Rollcentre e a Greaves não aprontaram seus chassis a tempo e estarão ausentes da estreia do campeonato.

Nove carros estão confirmados para a disputa da divisão LMGTE, com um mar de Ferrari F458 Italia – serão seis carros com o cavalinho empinado de Maranello contra dois Porsche 991 RSR e o solitário BMW Z4 GTE da Marc VDS Racing, que fará sua estreia na competição. Como curiosidade, a trinca da Proton Competition no WEC dará expediente duplo em Silverstone: Khaled Al Qubaisi, Christian Ried e Klaus Bachler vão correr também na etapa inicial do ELMS no carro #88 e o português Rui Águas, do #83 da AF Corse no Mundial, completa a formação do #81 no certame europeu.

E não serão os únicos: a LMGTC também tem outros pilotos que também estarão em ação no WEC. Francesco Castellacci e Stuart Hall vão alinhar junto a Thomas Flöhr na Ferrari F458 Italia GT3 #62 da AF Corse. Já o alemão Roald Goethe vai de Lamborghini com a equipe Gulf Racing UK, tendo como parceiros Daniel Brown e Archie Hamilton.

Os horários do ELMS para Silverstone (+4h de fuso horário em relação a Brasília) são estes:

Sexta-feira, 10 de abril:

6h35 – Treino livre (60′)
10h10 – Treino livre (90′)

Sábado, 11 de abril:

7h05 – Qualificação LMGTE + LMGTC (20′)
7h30 – Qualificação LMP2 + LMP3 (20′)
10h30 – Corrida (duração de 4h)

Comentários