Discos eternos – Blind Faith (1969)

blind-faith-album

RIO DE JANEIRO – De saco cheio do Cream, Eric Clapton queria respirar novos ares e com o fim do Power Trio do qual saiu celebrado como um dos maiores guitarristas dos anos 60, talvez perdendo apenas em parâmetro para um tal de Jimi Hendrix – o que, convenhamos, não era nada desonroso – acabou mergulhando num novo projeto, de curtíssima duração: o Blind Faith.

A banda tinha, além do talento e do virtuosismo de EC, a pegada de Ginger Baker na bateria, o baixo do competente Ric Grech e o prodígio Steve Winwood, considerado um gênio precoce da música. Aos 21 anos, ele deixara para trás o Traffic, uma lenda do rock progressivo, para se juntar a todos aqueles caras bons à beça. Grech, que Steve conhecia do Spencer Davis Group, tocava com o Family, outra banda que também bebia da fonte do prog rock.

Não tinha como o álbum de estúdio do Blind Faith dar errado, como aliás, musicalmente, não deu. Três das seis canções eram de autoria de Stevie Winwood e nelas, o quarteto mostrava toda sua verve e havia espaço para os quilométricos solos que Clapton, pela tremenda guerra de egos entre ele e Jack Bruce, não podia executar nos tempos de Cream. O disco começa com a suíte “Had To Cry Today” e deságua na lindíssima balada “Can’t Find My Way Home”, com muitos violões, Ginger tocando com vassourinha e o belíssimo vocal de Winwood.

Clapton divide com Steve os vocais em “Well All Right”, antiga canção de Buddy Holly e o mais próximo de um sucesso ‘comercial’ que o Blind Faith poderia produzir no disco. A quarta faixa é a sensacional “Presence of The Lord”, uma rara incursão roqueira falando de Deus num meio absolutamente mundano e na qual Eric brinda o ouvinte com um solo de guitarra fantástico, como não se ouvia desde sua definitiva versão para “Crossroads”, de Robert Johnson.

A deliciosa “Sea of Joy”, mais uma composição do prodígio Winwood, abre o lado B – sim, os discos antigamente tinham dois lados – tinha até violino, tocado por Ric Grech. “Do What You Like”, sexta e última faixa, com mais de 15 minutos, é recheada de solos e improvisos, especialmente de Ginger Baker, que a compôs.

Em 2001, foi lançada uma versão remasterizada do álbum para CD contendo seis faixas bônus, incluindo uma cover de uma canção de Sam Myers, “Sleeping in The Ground”, cantada por Clapton em duas versões – uma delas em blues lento – e uma versão estendida e bem mais hard de “Can’t Find My Way Home”.

O Blind Faith conseguiu alcançar êxito com as vendagens do álbum original, que chegou ao 40º lugar na parada de “Soul Albums” da Billboard, um feito para um grupo britânico. Mas houve ainda espaço para polêmica. Muita polêmica.

BlindFaithBlindFaith

O fotógrafo Bob Seidermann propôs como arte de capa o retrato de uma menina ruiva seminua, segurando um avião prateado. A garota – não se sabe se filha ou sobrinha do baterista Ginger Baker – tinha menos de 13 anos e a capa chocou a opinião pública, evidentemente sendo retirada de circulação. Para todos os efeitos, o disco passou a ser comercializado com uma capa simples e os quatro integrantes do Blind Faith posando juntos, como visto acima do texto deste post.

A vida do Blind Faith foi efêmera: o grupo ainda gravou mais um disco ao vivo e se desfez antes do fim de 1969. Eric Clapton foi tocar com Delaney & Bonnie, gravou solo e logo depois montou o Derek And The Dominos. Os demais se juntaram ao guitarrista Denny Laine e tocaram sob o nome de Ginger Baker’s Air Force, incluindo aí Chris Wood, com quem Winwood tocara no Traffic e outros músicos, entre eles Graham Bond.

Ficha técnica de Blind Faith
Selo: Polydor/ATCO/Universal Music
Gravado entre 20 de fevereiro e 24 de junho de 1969
Produzido por Jimmy Miller
Tempo: 42’12”

Músicas:

1. Had To Cry Today (Steve Winwood)
2. Can’t Find My Way Home (Steve Winwood)
3. Well All Right (Buddy Holly/Jerry Allison/Joe B. Maudlin)
4. Presence of The Lord (Eric Clapton)
5. Sea of Joy (Steve Winwood)
6. Do What You Like (Ginger Baker)

Faixas-bônus incluídas na reedição de 2001:

7. Sleeping in The Ground (Sam Myers)
8. Can’t Find My Way Home (electric version)
9. Acoustic Jam (Blind Faith)
10. Time Winds (Blind Faith)
11. Sleeping in The Ground (slow blues version)

Comentários