Fora da rota

2015 Dakar Rally - Day Ten
O cenário do Deserto do Atacama não fará parte do Rali Dakar 2016: o Chile anuncia que está fora do maior evento off-road do planeta (Foto: AFP/Getty Images)

RIO DE JANEIRO – É oficial: o Chile está fora do roteiro da edição 2016 do Rali Dakar. Desde que o evento organizado pela Amaury Sports Organisation (ASO), o país situado à margem do Oceano Pacífico jamais deixou de figurar na competição, a mais dura e difícil do planeta. O ministério dos esportes e a organização do evento chegaram à conclusão de que é inviável contar com o Chile após os fatos ocorridos no último mês de março.

Um temporal devastador na região do Atacama, justamente um dos pontos chave da passagem do Dakar pelo Chile, que durou três dias, deixou marcas profundas na região. Foram contabilizados 28 mortos e pelo menos 150 desaparecidos. Cidades históricas como Antofagasta, Calama e Coquimbo foram duramente atingidas. A presidente Michele Bachelet decretou estado de exceção e o país recebeu diversas ajudas vindas do exterior para os desabrigados.

Diante dos fatos, foi impossível ao governo chileno garantir a participação do país como parte da rota de competição e de ligação do Dakar 2016, deixando o ASO numa situação um tanto quanto desconfortável, pois a rota seria anunciada no próximo dia 16. O que não faltam agora são opções, que vão do Uruguai a Colômbia. A Bolívia é praticamente certa, assim como a Argentina. E até o Peru pode voltar ao trajeto.

Brasil? Esqueçam. O governo ignora solenemente os esportes motorizados neste país e o ministério do turismo, se soubesse do que o Dakar poderia gerar para o país em visibilidade e receita, já teria feito sua parte e conversado com Etienne Lavigne para que pelo menos dois dias de competição passassem por aqui.

Comentários

  • Para o bem do Dakar, e do Rally de uma forma geral, é melhor o Brasil continuar fora do roteiro do Dakar. As consequências negativas, devido a falta de apoio e comprometimento por parte das autoridades, e da total indiferença do público, em comparação com a paixão desenfreada de nuestros hermanos pelo automobilismo, e em particular o Rally, seriam constrangedores para a ASO e para o nosso país. O Dakar não precisa do Brasil e o Brasil não quer o Dakar. Que fique assim. Melhor pra todos.