Jota Sport e Greaves dominam treinos livres do ELMS

J
ND5_1638
Com o Gibson #38 do Team Jota Sport, Harry Tincknell foi o mais rápido do primeiro treino livre

RIO DE JANEIRO – Os dois protótipos Gibson 015S (o antigo Zytek) com motor Nissan dominaram nesta sexta-feira os treinos livres para a etapa de abertura do European Le Mans Series no circuito britânico de Silverstone. Jota Sport e Greaves Motorsport ficaram no topo das folhas de tempo das duas sessões – cada equipe liderou um treino.

Na primeira prática, o #38 de Harry Tincknell/Simon Dolan/Filipe Albuquerque foi o mais rápido com a marca de 1’49″826 – excepcional tempo cravado pelo velocíssimo Tincknell, em condições desfavoráveis, com temperatura baixa no ambiente e no asfalto, uma vez que a diferença para o #41 da Greaves foi de um segundo inteiro. Jon Lancaster fez a melhor volta com o carro da equipe dos irmãos Tim e Jacob Greaves.

O russo Kyrill Ladygin surpreendeu e foi o 3º mais rápido com o Oreca 03R #34 inscrito com o nome da AF Corse, mas sabidamente do time russo SMP Racing, seguido por Nicolas Minassian, Michael Lyons e Léo Roussel. Oswaldo Negri não andou no carro da Krohn Racing na primeira sessão, em que a equipe estaduidense ficou na 10ª colocação – tempo de 1’54″599, alcançado por Nic Jönsson.

ND1_0520
Rob Garofall pôs o Ginetta LMP3 da equipe University of Bolton à frente na primeira sessão

Na classe LMP3, o melhor tempo do primeiro treino foi de Rob Garofall, no Ginetta Juno Nissan #7 da University of Bolton – 2’04″852, três décimos melhor que o escocês Charlie Robertson, do Team LNT. Michael Simpson, no segundo carro da equipe de Lawrence Tomlinson foi o terceiro. Entre os demais inscritos, a Lanan Racing usou a primeira sessão apenas para o shakedown do seu protótipo e a SVK by Speed Factory nem foi à pista.

Michele Rugolo ficou com o melhor tempo na LMGTE, a bordo da Ferrari F458 #81 da AF Corse. O piloto italiano marcou 2’02″428, quarenta milésimos abaixo da marca do compatriota Raffaele Gianmaria. Andy Priaulx aproveitou o conhecimento da pista para levar a BMW da Marc VDS ao terceiro lugar na sua categoria, seguido por Adam Carroll. Klaus Bachler e Mikkel Mac Jensen fecharam os seis mais velozes.

Na GTC, o francês Franck Perera começou os treinos com o tempo de referência de 2’03″082 na BMW Z4 da equipe TDS Racing. O tempo dele foi sete décimos melhor que o italiano Marco Cioci. Nas posições seguintes, vieram Francesco Castellacci, o português Francisco Guedes, o dinamarquês Casper Elgaard e o britânico Dan Brown.

GT5D2929
Jon Lancaster fez o melhor tempo da sexta-feira com o #41 da Greaves

Já no segundo treino, Lancaster deu o troco e fez o melhor tempo da sexta-feira – 1’49″419, enquanto o português Filipe Albuquerque foi o segundo mais rápido, em 1’50″017. Nathanaël Berthon foi o terceiro mais veloz, seguido por Maurizio Mediani, Léo Roussel e Tristan Gommendy. Nic Jönsson fez de novo o melhor tempo do #40 da Krohn Racing, em 1’52″500. Oswaldo Negri deu 14 voltas na segunda sessão, a mais rápida delas em 1’53″159.

O Team LNT fez 1-2 na LMP3: Charlie Robertson cravou 2’01″248 e superou o companheiro de equipe Michael Simpson por menos de um décimo de segundo. Rob Garofall ficou bem mais distante nesta sessão e foi o terceiro da nova categoria, seguido por Charlie Hollings e o letão Konstantin Calko fechou a raia com o fraco tempo de 2’07″804, penúltimo geral da segunda sessão.

Aliaksandr Talkanitsa surpreendeu e fez o melhor tempo da segunda sessão na LMGTE, com a Ferrari F458 #56. O bielorusso marcou 2’01″248, menos de um décimo de segundo abaixo do austríaco Klaus Bachler, no Porsche #88 da Proton Competition. Andy Priaulx (BMW da Marc VDS Racing) liderou uma fileira de pilotos súditos da Rainha nas posições seguintes com o 3º tempo – seguido por Adam Carroll (Porsche da Gulf Racing UK) e Matt Griffin (Ferrari da AF Corse)

GT5D2767
Marco Cioci foi o melhor por milésimos de segundo na classe GTC

E na GTC, Marco Cioci foi o mais rápido da segunda sessão, batendo o compatriota – e companheiro de equipe – Francesco Castellacci por apenas seis milésimos de segundo. Dino Lunardi foi o terceiro mais veloz da sessão, seguido de Casper Elgaard, Daniel Brown e Francisco Guedes, fechando a raia da categoria.

Amanhã, os carros do ELMS voltam à pista para o treino classificatório e também para a corrida. A formação do grid será definida em dois treinos de 20′ cada. Às 7h05 pelo horário de Brasília, entram na pista os inscritos das classes LMGTE e GTC. A partir de 7h30, acontece a classificação dos protótipos LMP2 e LMP3. A corrida, com quatro horas de duração, larga às 14h30 locais.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames