Ponto de ônibus (47)
RIO DE JANEIRO – Fundada em março de 1967 na cidade de Presidente Prudente, no oeste de São Paulo, a Viação Motta começou suas atividades apenas no eixo São Paul0-Mato Grosso, com ônibus de mecânica FNM D9500. Mas o tempo passou e, apesar de manter a tradição, a empresa expandiu suas atividades e hoje parte de 73 cidades, basicamente no interior e algumas capitais como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá e Rio de Janeiro – registre-se que a Motta demorou a chegar à Cidade Maravilhosa, de onde seus ônibus partem para 14 localidades.
Hoje a frota da Viação Motta é sem dúvida bem mais moderna que o ônibus da foto que ilustra este post: o lendário modelo Diplomata construído pela Nielson em Joinville (SC), montado sob chassi e motor Scania, como bem denuncia a roda dianteira. Esse busão devia andar que é uma beleza…
Só corrigindo a informação, a Viação Motta na linha Rio de Janeiro a Cuiabá, passa pelo estado de Goiás, passando e fazendo parada nas cidades de Itumbiara e Rio Verde, não fazendo parada na capital Goiânia.
Eu disse que fazia parada em Goiânia?
Não. Você apenas citou a cidade de Goiânia. A Viação Motta não tem nenhuma linha que passa na capital goiana.
Em outas linhas passa nas cidades de Luziânia, Catalão, Cristalina, Jataí, Novo Gama, Mineiros, Santa Rita do Araguaia.
Putz! Saudade das viagens que fiz a Campo Grande (MS), sempre com a Motta (“Leva e traz com amor e paz” era o slogan – bem brega – da empresa). Quanto ao eixo dianteiro bem avançado era por conta do chassi Scania da linha K (com motor traseiro). A Motta também possuía modelos da mesma fabricante com motor dianteiro (linha S, se não estou enganado).
Parabéns pelo blog!
Eu sendo de Joinville e com um histórico de família que trabalhou por anos na empresa incluindo eu e meu pai (19 anos de empresa), fico triste ao passar na frente da falecida Busscar e ver tudo abandonado.
Esses Diplomatas habitaram minha infância seja em forma de encartes e catálogos ou mesmo ao passeios familiares dentro da empresa.
Rodrigo, bom dia, o meu pai tem um diplomata desse, mas chassis Mercedes, ano 81. Ele transformou o onibus que estava totalmente podre em um motorhome zero. O famoso sete quedas, anda gostoso até hoje, rodas de aluminio, mecanica totalmente refeita, chaparia totalmente trocada, estrutura refeita, engatamos até um jipe atras e saimos arrastando por esse Brasil.
Abraço!
Esse chassi Scania e o modelo B111
As janelas deste onibus foram fabricadas sob responsabilidade do meu pai,, que trabalhou na Nielson de 1955 até 1995.