Ponto de ônibus (47)

 

24865d8aec461f28ef7527055cec21fe

RIO DE JANEIRO – Fundada em março de 1967 na cidade de Presidente Prudente, no oeste de São Paulo, a Viação Motta começou suas atividades apenas no eixo São Paul0-Mato Grosso, com ônibus de mecânica FNM D9500. Mas o tempo passou e, apesar de manter a tradição, a empresa expandiu suas atividades e hoje parte de 73 cidades, basicamente no interior e algumas capitais como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá e Rio de Janeiro – registre-se que a Motta demorou a chegar à Cidade Maravilhosa, de onde seus ônibus partem para 14 localidades.

Hoje a frota da Viação Motta é sem dúvida bem mais moderna que o ônibus da foto que ilustra este post: o lendário modelo Diplomata construído pela Nielson em Joinville (SC), montado sob chassi e motor Scania, como bem denuncia a roda dianteira. Esse busão devia andar que é uma beleza…

Comentários

  • Só corrigindo a informação, a Viação Motta na linha Rio de Janeiro a Cuiabá, passa pelo estado de Goiás, passando e fazendo parada nas cidades de Itumbiara e Rio Verde, não fazendo parada na capital Goiânia.

  • Putz! Saudade das viagens que fiz a Campo Grande (MS), sempre com a Motta (“Leva e traz com amor e paz” era o slogan – bem brega – da empresa). Quanto ao eixo dianteiro bem avançado era por conta do chassi Scania da linha K (com motor traseiro). A Motta também possuía modelos da mesma fabricante com motor dianteiro (linha S, se não estou enganado).
    Parabéns pelo blog!

  • Eu sendo de Joinville e com um histórico de família que trabalhou por anos na empresa incluindo eu e meu pai (19 anos de empresa), fico triste ao passar na frente da falecida Busscar e ver tudo abandonado.
    Esses Diplomatas habitaram minha infância seja em forma de encartes e catálogos ou mesmo ao passeios familiares dentro da empresa.

  • Rodrigo, bom dia, o meu pai tem um diplomata desse, mas chassis Mercedes, ano 81. Ele transformou o onibus que estava totalmente podre em um motorhome zero. O famoso sete quedas, anda gostoso até hoje, rodas de aluminio, mecanica totalmente refeita, chaparia totalmente trocada, estrutura refeita, engatamos até um jipe atras e saimos arrastando por esse Brasil.
    Abraço!