Quem é quem – ELMS, classe LMP2

RIO DE JANEIRO – Finalizamos a apresentação dos times inscritos para a abertura do European Le Mans Series em Silverstone com a classe principal da série: a LMP2, que desde 2013, com a mudança de regulamento, tornou-se a grande atração da competição. Com seus chassis orçados em € 420 mil para venda, limite de uso de motores de acordo com o regulamento e multimarca de pneus, a classe atrai as equipes menos abonadas e sem possibilidade de construir carros para competir em pé de igualdade com os times oficiais LMP1.

Seriam 12 carros participantes da abertura do campeonato, mas a equipe portuguesa Algarve Pro Racing não vai participar por não ter reunido número suficiente de pilotos para disputar a prova a bordo do Ligier JS P2 #25 – há quem comente que o time luso está bem descontente com a questão do futuro regulamento que a FIA cogita utilizar para a LMP2 a partir de 2017. Mesmo assim, o ótimo plantel terá quatro marcas diferentes se digladiando na pista de Silverstone. Poderiam ser cinco, se o novo protótipo BR01 construído a pedido da SMP Racing ficasse pronto. Aliás, a equipe russa vai correr – em termos – pois seus antigos Oreca vão participar da corrida do próximo sábado sob a bandeira da AF Corse, por conta das sanções comerciais dos EUA ao SMP Bank de Boris Rotemberg por conta da cizânia entre Rússia e Ucrânia.

Vamos aos participantes:

PEGASUS RACING
Sede: Geispolsheim, Estrasburgo (França)
Chefe de equipe: Julien Schell
Diretor técnico: Claude Schell
Carro: Morgan LMP2
Motor: Nissan VK45DE 4,5 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Léo Roussel/David Cheng/Jonathan Coleman (#29)

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Décima – e penúltima – colocada entre as equipes que pontuaram ano passado, com direito a um 5º lugar em Imola como melhor resultado, a francesa Pegasus Racing continua na sua luta inglória para se colocar entre os melhores times da LMP2. Mesmo com uma estrutura pequena, já contam com dois chassis Morgan e pelo menos até o meio do ano têm um carro de reserva para poder fazer comparações e efetuar mais treinos dentro dos limites do regulamento. Para este ano, o sócio e ex-piloto Julien Schell conta com o jovem francês Léo Roussel para comandar o protótipo #29 com o sino-estadunidense David Cheng e o britânico Jonathan Coleman. Treinaram no Prólogo de Paul Ricard com os compostos Dunlop, mas mudaram para os Michelin a tempo da corrida de estreia.

AF CORSE
Sede: Piacenza, Itália
Chefe de equipe: Boris Rotemberg
Diretor técnico: Benjamin Durand
Carro: Oreca 03R
Motor: Nissan VK45DE 4,5 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Maurizio Mediani/Devi Markozov/Nicolas Minassian (#32) e Mikhail Aleshin/Anton Ladygin/Kyrill Ladygin (#34)

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Campeã mundial da classe LMP2 com Sergey Zlobin, a SMP Racing estreitou uma parceria com a AF Corse para 2015. Mas não precisavam exagerar: os russos, devido a ausência do novo BR01 com motor Nissan por ainda não ter sido suficientemente testado a tempo de estrear, vão correr sob o nome do time de Piacenza em Silverstone, com os velhos Oreca 03R Nissan da última temporada do WEC. Como novidade, a estreia de dois pilotos russos – um deles, Mikhail Aleshin, obrigado a deixar a Fórmula Indy em razão do embargo do SMP Bank nos EUA. O outro é Devi Markozov, que se junta à tripulação que tem os gringos Maurizio Mediani e Nicolas Minassian. Os irmãos Anton e Kyrill Ladygin completam o time.

EURASIA MOTORSPORT
Sede: Manila, Filipinas
Chefe de equipe: Mark Goddard
Diretor técnico: Greg Wheeler
Carro: Oreca 03R
Motor: Nissan VK45DE 4,5 litros V8
Pneus: Dunlop
Pilotos: Nico Pieter de Bruijn/Pu Jun Jin (#33)

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Egressa do Asian Le Mans Series, a Eurasia Motorsport – equipe fundada pelo britânico Piers Hunnisett – estreia no ELMS neste ano com o chassi Oreca 03R que pertencia ao time de Sébastien Loeb. A exemplo de outras equipes, têm estrutura enxuta e entram na temporada 2015 para aprender as pistas europeias e conseguir, aqui e ali, um bom resultado. O chinês Pu Jun Jin também vem do AsLMS para o certame europeu e o outro piloto – serão apenas dois em Silverstone – é o holandês Nico Pìeter de Bruijn, filho do antigo campeão mundial de kart Peter de Bruijn.

JOTA SPORT
Sede: Frant, Kent (Inglaterra)
Chefe de equipe: Sam Highnett
Diretor técnico: Tim Holloway
Carro: Gibson 015S
Motor: Nissan VK45DE 4,5 litros V8
Pneus: Dunlop
Pilotos: Simon Dolan/Filipe Albuquerque/Harry Tincknell (#38)

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Vice-campeão de 2014, o Team Jota – agora sem a concorrência da Signatech-Alpine – é o grande favorito ao título da divisão LMP2 no ELMS. Com o antigo Zytek remodelado e rebatizado Gibson 015S, a equipe britânica vem com uma (boa) aquisição de última hora: o retorno do veloz Harry Tincknell, piloto oficial da Nissan no WEC, para a vaga de Nick Yelloly, que havia sido anunciado e depois dispensado – provavelmente por falta de pagamento dos patrocinadores. O português Filipe Albuquerque continua emprestado pela Audi e só não corre em Le Mans pelo time que ainda tem como piloto o sócio Simon Dolan.

KROHN RACING
Sede: Houston, Texas (EUA)
Chefe de equipe: Gary Holland
Diretor técnico: Hayden Burvill
Carro: Ligier JS P2
Motor: Judd HK 3,6 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Tracy W. Krohn/Nic Jönsson/Oswaldo Negri (#40)

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A Krohn Racing regressa em 2015 às competições na Europa – e após a experiência na divisão LMGTE-AM, o time baseado em Houston, no Texas, volta aos protótipos. O carro escolhido é o Ligier JS P2 – único exemplar inscrito para todo o ELMS com o motor Judd HK baseado num bloco BMW. Tracy Krohn, o bilionário do ramo do petróleo, vai mais uma vez conduzir o carro de sua escuderia, ao lado do fiel Nic Jönsson. A grande novidade é a participação de Oswaldo Negri: o veterano paulista de 50 anos vai guiar o carro em quatro dos cinco eventos da série em 2015. Experiente, Ozz certamente será muito útil e vai dar o toque de credibilidade que a Krohn Racing precisa para fazer bonito nos protótipos este ano.

GREAVES MOTORSPORT
Sede: Yaxley, Peterborough (Inglaterra)
Chefe de equipe: Tim Greaves
Diretor técnico: Jacob Greaves
Carro: Gibson 015S
Motor: Nissan VK45DE 4,5 litros V8
Pneus: Dunlop
Pilotos: Gary Hirsch/Björn Wirdheim/Jon Lancaster (#41)

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Fiel participante do ELMS, a Greaves Motorsport não quer ficar na zona da marola da classificação das equipes da LMP2, como no ano passado. Sexta colocada em 2014, a equipe dos irmãos Tim e Jacob Greaves vem com o remodelado Gibson 015S (o antigo Zytek) para esta temporada e um bom plantel de pilotos: o experiente sueco Björn Wirdheim, atualmente no Super GT japonês, lidera a tripulação do #41 ao lado do suíço Gary Hirsch, ex-Morand Racing e de Jon Lancaster, britânico de 26 anos que venceu duas corridas na GP2 Series pela Hilmer em 2013 e foi 12º colocado nas 24 Horas de Le Mans no ano passado.

IBANEZ RACING
Sede: Pontoise, França
Chefe de equipe: José Ibanez
Diretor técnico: Émile Cogniot
Carro: Wolf GB08 (Oreca 03R)
Motor: Nissan VK45DE 4,5 litros V8
Pneus: Dunlop
Pilotos: Michele La Rosa/Yutaka Yamagishi (#44) e José Ibanez/Pierre Perret/Ivan Bellarosa (#45)

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Ausente do ELMS desde os anos de 2009/2010, quando tiveram uma fugaz experiência primeiro com o Courage e depois com um velho Lola, a Ibanez Racing ficou os últimos cinco anos no certame de Endurance VdeV antes de regressar à série, agora com dois carros. Os seus Oreca 03R (adquiridos da natirmorta escuderia Millenium, que jamais apareceu nas pistas em 2014) estão rebatizados como Wolf GB08, parte do acordo do time sediado em Pontoise com Giacomo Bellarosa, hoje o construtor dos Wolf. A equipe foi bem no Prólogo em Paul Ricard, graças às boas performances do veloz italiano Ivan Bellarosa. Num dos carros, José Ibanez terá dois folclóricos pilotos: o japonês Yutaka Yamagishi, de 47 anos e o eterno participante da AutoGP Michele La Rosa, de 34.

THIRIET BY TDS RACING
Sede: Saint-Aunès, França
Chefe de equipe: Xavier Combet
Diretor técnico: Jacques Morello
Carro: Oreca 05 Coupé
Motor: Nissan VK45DE 4,5 litros V8
Pneus: Dunlop
Pilotos: Pierre Thiriet/Ludovic Badey/Tristan Gommendy (#46)

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Campeã do ELMS em 2013, a Thiriet by TDS Racing optara por abandonar o Oreca 03 primeiro pelo Morgan e depois pelo Ligier JS P2 – e após a ótima estreia do carro em Sarthe, tiveram um desapontamento atrás do outro: três abandonos seguidos custaram a possibilidade da repetição do título e mais uma troca de chassi. Vendido o antigo bólido para os portugueses da Algarve, Xavier Combet providenciou a compra do novo Oreca 05 Coupé – único exemplar na série neste ano, para os mesmos titulares do ano passado, todos franceses: Pierre Thiriet, Ludovic Badey e Tristan Gommendy.

MURPHY PROTOTYPES
Sede: Dublin, Irlanda
Chefe de equipe: Malcolm Swetman
Diretor técnico: Michael Jakerman
Carro: Oreca 03R
Motor: Nissan VK45DE 4,5 litros V8
Pneus: Dunlop
Pilotos: Nathanaël Berthon/Michael Lyons/Mark Patterson (#48)

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Conhecida do público brasileiro pelas aparições de Pipo Derani pela equipe em Paul Ricard e no Estoril, a Murphy Prototypes vem para mais uma temporada no ELMS com o objetivo de terminar bem melhor que o 9º lugar do ano passado. O bom trabalho do diretor técnico Michael Jakerman junto ao francês Nathanaël Berthon rendeu o melhor tempo no Prólogo há algumas semanas em Paul Ricard. Para pagar a conta, o veterano Mark Patterson – que correu com Oswaldo Negri na extinta Grand-Am – está a bordo. Completa o time de pilotos o britânico Michael Lyons, de 24 anos.

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