Quem é quem – ELMS, classe LMP3

RIO DE JANEIRO – Chegou a hora do blog dissecar a nova categoria do European Le Mans Series: a LMP3. Esta subdivisão, criada para estrear na série neste ano de 2015, prevê um custo de € 195 mil para cada chassi vendido, motores Nissan V8 5 litros com restrição de uso, câmbio Xtrac e pneus Michelin. Neste começo de trajetória, a classe é um feudo dos modelos Ginetta-Juno, construídos na Inglaterra. Simplesmente TODOS os carros confirmados para a primeira temporada levam o nome do fabricante, que não conseguiu dar conta de entregar os pedidos a tempo – e por isso mesmo, dos oito LMP3 previstos para o ano todo, dois ficarão de fora – a Cetilar Villorba Corse e a Rollcentre Racing não correm em Silverstone. Um oitavo carro pode aparecer em Imola, para a Greaves Motorsport e aguarda-se, no futuro, mais novos interessados e outros construtores, é claro. A Onroak Automotive assegura que um Ligier LMP3 ficará pronto para estrear ainda antes do fim do ano.

Eis os inscritos para Silverstone:

TEAM LNT
Sede: Leeds, Inglaterra
Chefe de equipe: Rodney Farrell
Diretor técnico: Alan Mugglestone
Carro: Ginetta-Juno LMP3
Motor: Nissan VK50DE 5 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Michael Simpson/Gaëtan Paletou (#2) e Chris Hoy/Charlie Robertson (#3)

elms-tuesday-ricard-test-12

Única equipe a andar no Prólogo entre os inscritos da LMP3, o Team LNT não teve bom desempenho em Paul Ricard. E nem era esperado muito, porque os chassis demoraram a ficar prontos e não houve muitos testes preliminares do novo carro com chassi de carbono e motor Nissan V8 preparado pela francesa Oreca. Os tempos foram muito altos, por vezes mais lentos que os modelos GT, deixando uma ponta de desconfiança no ar. Mas a equipe fundada por Lawrence Tomlinson garante que estará preparada. Vão com dois carros na abertura do campeonato e têm como grande atração a presença do multicampeão olímpico de ciclismo Chris Hoy, que agora aventura-se no automobilismo. Olho em Gaëtan Paletou, piloto do Nissan GT Driver Academy (vencedor de 2014, aliás) e no escocês Charlie Robertson, que andou bem na Fórmula 4 britânica.

UNIVERSITY OF BOLTON
Sede: Bolton, Inglaterra
Chefe de equipe: Nick Reynolds
Diretor técnico: Jason Longworth
Carro: Ginetta-Juno LMP3
Motor: Nissan VK50DE 5 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Rob Garofall/Jens Petersen (#7)

1412782942

Em associação com a RLR Motorsport, a Universidade de Bolton – através do seu CAPE (Centre of Advanced Performance Engineering) se lança no automobilismo com um programa na nova classe LMP3. A estrutura enxutíssima, que será incrementada justamente pelos engenheiros e estagiários das áreas de mecânica e eletrônica, está pronta para a estreia do campeonato no próximo fim de semana em Silverstone. Vão aproveitar a experiência de Nick Reynolds na chefia e de Jason Longworth na engenharia para conseguir um resultado positivo na primeira etapa. Os pilotos também têm alguma bagagem: Rob Garofall, um dos sócios da RLR, dividirá o cockpit com o alemão Jens Petersen.

LANAN RACING
Sede: Cranfield, Inglaterra
Chefe de equipe: Graham Johnson
Diretor técnico: Mark Cole
Carro: Ginetta-Juno LMP3
Motor: Nissan VK50DE 5 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Alex Craven/Joey Foster/Charlie Hollings (#11)

Lanan-Ginetta

Bicampeã da Fórmula 4 britânica, a Lanan Racing vai tentar a sorte na LMP3, confiando na sua boa estrutura e na competência do diretor técnico Mark Cole para fazer um bom trabalho junto aos três pilotos confirmados para Silverstone. Os mais experientes são Joey Foster e Charlie Hollings, que já tiveram presença no European Le Mans Series noutras temporadas e categorias. Vamos ver do que serão capazes…

SVK by SPEED FACTORY
Sede: Alcasser, Valência (Espanha)
Chefe de equipe: Dalius Steponavicius
Diretor técnico: Rokas Steponavicius
Carro: Ginetta-Juno LMP3
Motor: Nissan VK50DE V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Konstantin Calko/Jesús Fuster/Dainius Matijosaltis (#15)

1415265055

Fundada em 2008, a equipe Speed Factory é oriunda das séries de protótipos Radical, com três títulos de pilotos e um de equipes. É uma escuderia, no mínimo, curiosa: tem sede na Espanha, seu chefe de equipe é da Lituânia e a origem de Dalius Steponavicius no automobilismo vem das provas de Rali. Com a nova parceira SVK, da Letônia, a equipe estreia na LMP3 neste ano, trazendo como atração dois pilotos de antigas repúblicas da finada União Soviética: o letão Konstantin Calko, de 20 anos e o lituano Dainius Matijosaltis. Completa a tripulação do carro #15 na prova de estreia o espanhol Jesús Fuster. A equipe pretende ter um segundo carro até o fim do ano.

Comentários