Quem é quem – WEC 2015, classe LMP2

RIO DE JANEIRO – A apresentação das equipes do Mundial de Endurance tem sequência agora com a divisão de Esporte-Protótipos LMP2, que vem dando o que falar em relação ao regulamento proposto para daqui a dois anos, quando a FIA propõe uma restrição no número de construtores e um motor padrão, o que vai totalmente em contrário ao pressuposto desta divisão, em que os times independentes enfrentam restrições, é verdade, mas há mais possibilidade de triunfar do que na LMP1, lutando contra as equipes oficiais de fábrica.

Neste sentido, a LMP2 oferece um regulamento mais restritivo com relação ao custo dos chassis, estimado em torno de € 370 mil – e hoje o leque de construtores é razoavelmente grande. Estão confirmados carros da Dome, Ligier, Oreca e Morgan para esta temporada do FIA WEC e poderia haver os protótipos HPD a tempo inteiro, não fosse um problema de homologação do ARX-04b Coupé, substituído pela Tequila Patrón ESM de última hora pelo bom e velho HPD ARX-03b Spyder.

Como novidades, a temporada 2015 apresenta a aguardadíssima estreia do Dome S103 da Strakka Racing, o novo Oreca 05 da KCMG, a volta da OAK Racing e a ampliação do esquema da G-Drive Racing para dois carros. A lamentar, mesmo, só o forfait do Team SARD Morand, que ao menos em Silverstone não alinhará seus dois Morgan EVO SARD como prometido para todo o campeonato.

Aqui, o ranqueamento de pilotos acontece da seguinte forma: são admitidos apenas um piloto com graduação ouro ou platina entre os três indicados para guiar os carros. Os demais têm que ser somente bronze, somente prata ou então prata e bronze. Também são admitidos trios compostos sem pilotos de graduação ouro ou platina na LMP2. É o caso da OAK Racing: seus três pilotos têm graduação bronze.

Conheça os participantes:

G-DRIVE RACING
Sede: Le Mans, França
Chefe de equipe: Philippe Dumas
Diretor técnico: Thierry Bouvet
Carro: Ligier JS P2
Motor: Nissan VK45DE 4,5 litros V8
Pneus: Dunlop

wec-ricard-friday-order-11

Após a dura derrota sofrida para a SMP Racing ano passado, na qual um acidente de Olivier Pla em Interlagos tirou o Ligier JS P2 das 6 Horas de São Paulo na última etapa do campeonato, a G-Drive Racing vem para o WEC em 2015 com ataque total. Nesta temporada, serão dois carros e com quatro caras novas no programa financiado pela empresa russa Gazprom. Só ficaram Julien Canal e Roman Rusinov, uma vez que Pla foi guindado à equipe oficial Nissan na LMP1. Olho no carro #28, que terá um estreante brasileiro: Pipo Derani, que deixou ótima impressão em duas corridas pela Murphy Prototypes no European Le Mans Series ano passado. Ele compõe uma trinca latina com o veloz colombiano Gustavo Yacamán e o mexicano Ricardo González, campeão da classe em 2013.

Os pilotos:

Roman-Rusinov

ROMAN RUSINOV (Rússia)
Idade: 33 anos (21/10/1981)
Cidade natal: Moscou
Participações no WEC: 23
Vitórias na LMP2: 8
Equipes: Signatech-Nissan (2012) e G-Drive Racing (2013/15)
Classificação em 2014: Vice-campeão do FIA Endurance Trophy LMP2 com 137 pontos

DSC_5852-b

JULIEN CANAL (França)
Idade: 32 anos (15/06/1982)
Cidade natal: Le Mans
Participações no WEC: 24
Vitórias na LMP2: 4
Equipes: Larbre Competition (2012/13) e G-Drive Racing (2014/15)
Classificação em 2014: Vice-campeão do FIA Endurance Trophy LMP2 com 137 pontos

Sam-Bird-2-Credit-Andrew-Ferraro-GP2-Media-Service

SAM BIRD (Grã-Bretanha)
Idade: 28 anos (09/01/1987)
Cidade natal: Roehampton
Participações no WEC: 2
Vitórias na LMP2: nenhuma
Equipes: AF Corse (2014) e G-Drive Racing (2015)
Classificação em 2014: 16º lugar no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM com 17 pontos

240678_458740_237245_446874_pipo_3
PIPO DERANI (Brasil)
Idade: 21 anos (12/10/1993)
Cidade natal: São Paulo
Participações no WEC: Estreante
Vitórias na LMP2: Estreante
Equipes: G-Drive Racing (2015)
Estreante no Mundial de Endurance, o brasileiro Pipo Derani vem muito bem credenciado para este ano após suas ótimas performances na Murphy Prototypes nas provas de Paul Ricard e Estoril do ELMS, ano passado. Disputou também a Fórmula 3 Europeia e a Cooper Tires Pro Mazda, nos EUA.

yaca
GUSTAVO YACAMÁN (Colômbia)
Idade: 24 anos (25/02/1991)
Cidade natal: Santiago de Cali
Participações no WEC: Estreante
Vitórias na LMP2: Estreante
Equipes: G-Drive Racing (2015)
Estreante no Mundial de Endurance, o colombiano Gustavo Yacamán ganhou fama de veloz e estabanado em temporada parcial na Rolex Sports Car Series em 2013, após quatro temporadas de Indy Lights. Amadureceu bastante no Tudor United SportsCar, ano passado – e agora ganha uma chance no Mundial. Seu apelido é “El Tigrillo”.

8667982503_2a163b9378_b
RICARDO GONZÁLEZ (México)
Idade: 37 anos (20/10/1977)
Cidade natal: Monterrey
Participações no WEC: 16 (uma delas extracampeonato, pela Tequila Patrón ESM)
Vitórias na LMP2: 2
Equipes: Greaves Motorsport (2012), OAK Racing (2013), Tequila Patrón ESM (2014) e G-Drive Racing (2015)
Campeão mundial de 2013 na classe LMP2, o mexicano Ricardo González volta ao WEC após um ano ausente – apesar de ter feito uma aparição em Xangai pela Tequila Patrón ESM, sem direito a pontos no campeonato. Em 2014, disputou o European Le Mans Series na classe GTC, terminando a temporada em 7º lugar com 38 pontos.

TEQUILA PATRÓN ESM
Sede: Stuart, Flórida (EUA)
Chefe de equipe: Tony Leith
Diretor técnico: Derek Granison
Carro: HPD ARX-03b
Motor: Honda HR28TT 2,8 litros biturbo V6
Pneus: Dunlop

wec-ricard-friday-order-15

O ‘namoro’ entre a equipe Tequila Patrón ESM E o Mundial de Endurance começou ano passado, com as boas performances exibidas nas provas do COTA e em Xangai. E acabou em casamento, com a inscrição da equipe para a temporada completa, um sonho realizado por Ed Brown e Scott Sharp, os sócios do time sediado na Flórida – não sem percalços: a homologação do chassi HPD ARX-04b Coupé não aconteceu a contento e o projeto precisou ser abortado. A equipe teve que se socorrer da compra apressada de dois Ligier JS P2 que estrearão só na Bélgica – e o jeito para Silverstone foi apelar ao velho HPD ARX-03b, já meio cansado. A equipe tem um desfalque de última hora: com fratura de costela, Johannes Van Overbeek foi desaconselhado por médicos a competir na Inglaterra. Em seu lugar, um reforço de peso, na figura do australiano David Brabham, que já colaborou várias vezes com o time. No Prólogo em Paul Ricard, nem Sharp e nem Brown se preocuparam com performance.

Os pilotos:
drivers-rd

RYAN DALZIEL (Grã-Bretanha)
Idade: 32 anos (12/04/1982)
Cidade natal: Glasgow, Escócia
Participações no WEC: 9 (duas delas extracampeonato, pela Tequila Patrón ESM)
Vitórias na LMP2: 3
Equipes: Starworks Motorsport (2012) e Tequila Patrón ESM (2014/15)
Após colaborar com a Starworks em 2012, dando à equipe de Peter Baron o título da LMP2 naquele ano, o escocês Ryan Dalziel volta a disputar uma temporada do WEC por completo. Nesse período, colaborou com a equipe SRT Motorsports na American Le Mans Series e 24 Horas de Le Mans, além da própria Tequila Patrón ESM no Tudor United SportsCar Championship.

drivers-ss

SCOTT SHARP (EUA)
Idade: 47 anos (14/02/1968)
Cidade natal: Norwalk, Connecticut
Participações no WEC: 2 (ambas extracampeonato)
Vitórias na LMP2: nenhuma
Equipes: Tequila Patrón ESM (2014/15)
O experiente piloto Scott Sharp traz sua escuderia para o WEC após uma longa participação nas séries estadunidenses de Endurance, com direito ao título da LMP1 em 2009 na extinta American Le Mans Series. Também correu na CART e na Indy Racing League, dividindo com Buzz Calkins o título deste certame em 1996.

David-HH-news
DAVID HEINEMEIER-HÄNSSON (Dinamarca)
Idade: 35 anos (15/10/1979)
Cidade natal: Copenhague
Participações no WEC: 16
Vitórias na LMP2: nenhuma (4 na LMGTE-AM)
Equipes: OAK Racing (2013), Aston Martin Racing (2014) e Tequila Patrón ESM (2015)
Classificação em 2014: Campeão do FIA Endurance Trophy LMGTE-AM com 198 pontos

drivers-eb
ED BROWN (EUA)
Idade: 52 anos (18/01/1963)
Cidade natal: Tampa, Flórida
Participações no WEC: 2 (ambas extracampeonato)
Vitórias na LMP2: nenhuma
Equipes: Tequila Patrón ESM (2014/15)
Entusiasta do automobilismo, sócio da equipe Extreme Speed Motorsports e CEO da Patrón Spirits Company, Ed Brown faz neste ano sua primeira incursão em pistas internacionais, após correr nos últimos anos como gentleman driver nas séries Porsche Cup, American Le Mans Series, Rolex Sports Car Series e Tudor United SportsCar Championship.

BrabhamDavid1
DAVID BRABHAM (Austrália)
Idade: 49 anos (05/09/1965)
Cidade natal: Wimbledon, Inglaterra
Participações no WEC: 10 (2 extracampeonato pela Tequila Patrón ESM)
Vitórias na LMP2: nenhuma
Equipes: JRM Racing (2012) e Tequila Patrón ESM (2014/15)
Filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Jack Brabham, o australiano David Brabham tentou – sem sucesso, por enquanto – trazer o mítico sobrenome do pai de volta às pistas. O Brabham Project já arrecadou quase £ 300 mil por crowdfunding e pode ser que vejamos a equipe no futuro dentro do automobilismo. Mas por enquanto, David volta a colaborar com a Tequila Patrón ESM como o “super sub” de Johannes Van Overbeek neste fim de semana em Silverstone.

imsa_28173013
JON FOGARTY (EUA)
Idade: 39 anos (23/05/1975)
Cidade natal: Palo Alto, Califórnia
Participações no WEC: Estreante
Vitórias no LMP2: Estreante
Equipes: Tequila Patrón ESM (2015)
O experiente piloto californiano Jon Fogarty estreia este ano no WEC após uma longa carreira em diversas categorias dos EUA. Foi duas vezes campeão da extinta Fórmula Atlantic e outras duas da Rolex Sports Car Series, guiando o lendário “Red Dragon” da Gainsco/Bob Stallings.

OAK RACING
Sede: Le Mans, França
Chefe de equipe: Philippe Dumas
Diretor técnico: Thierry Bouvet
Carro: Ligier JS P2
Motor: Nissan VK45DE 4,5 litros V8
Pneus: Dunlop

wec-ricard-friday-order-17

Campeã mundial em 2013 na classe LMP2, a OAK Racing retorna ao Mundial de Endurance com a indefectível decoração em preto e cor de rosa. Quem também volta às pistas é o dono da equipe e da Onroak Automotive, que comercializa os protótipos Ligier e Morgan – o veterano francês Jacques Nicolet. A tripulação do carro #35 é toda composta por gentleman drivers em 2015, completada por Jean-Marc Merlin e Erik Maris. No Prólogo, enfrentaram vários problemas de motor e pouco treinaram.

Os pilotos:

Nicolet
JACQUES NICOLET (França)
Idade: 59 anos (05/04/1956)
Cidade natal: Gigondas
Participações no WEC: 16
Vitórias na LMP2: nenhuma
Equipes: OAK Racing (2012/13 e 2015)
O francês Jacques Nicolet volta ao WEC como piloto após um ano sabático, cuidando apenas dos negócios da Onroak Automotive. Em 2013, no seu último ano na competição, terminou o FIA Endurance Trophy da classe LMP2 em 6º lugar.

8669080054_40f96ec45b_z
JEAN-MARC MERLIN (França)
Idade: 50 anos (23/06/1964)
Cidade natal: Nimes
Participações no WEC: 5
Vitórias na LMP2: nenhuma
Equipes: OAK Racing (2013 e 2015)
O gentleman driver francês Jean-Marc Merlin deve disputar em 2015, aos 50 anos, sua primeira temporada completa no WEC, após uma aparição ano retrasado por cinco etapas. Ano passado, disputou o campeonato completo no ELMS com um Porsche da IMSA Performance Matmut. Terminou a classificação da LMGTE entre os pilotos em 24º lugar. Neste ano, participou das 12h de Bathurst com um Aston Martin V12 Vantage da Craft-Bamboo Racing.

s1_1 (1)
ERIK MARIS (França)
Idade: 51 anos (16/02/1964)
Cidade natal: Porquerolles
Participações no WEC: 1
Vitórias na LMP2: nenhuma
Equipes: OAK Racing (2013 e 2015)
Completando a tripulação do carro #35 no WEC, o francês Erik Maris volta ao Mundial de Endurance após uma solitária apresentação pela OAK Racing em Austin, no Circuito das Américas. O piloto de 51 anos esteve presente no ELMS ano passado pela IMSA Performance Matmut, terminando a temporada em 24º lugar entre os pilotos da LMGTE.

SIGNATECH ALPINE
Sede: Bourges, França
Chefe de equipe: Philippe Sinault
Diretor técnico: Léo Thomas
Carro: Alpine A450B (Oreca 03R)
Motor: Nissan VK45DE 4,5 litros V8
Pneus: Dunlop

wec-ricard-friday-order-14

Bicampeã do European Le Mans Series, a Signatech – associada à lendária griffe Alpine, criação imortal de Jean Rédélé – vai disputar o WEC após uma aparição em 2012, ano em que esteve oficiosamente ligada aos japoneses da Nissan. O time de Philippe Sinault mantém o Oreca 03R travestido de Alpine A450B e a tripulação do carro #36 apresenta uma única novidade para este ano: sai o britânico Oliver Webb para entrar Vincent Capillaire, completando um trio 100% bleu-blanc-rouge em 2015, junto a Nelson Panciatici e Paul-Loup Chatin.

Os pilotos:

20140531_PB_601
NELSON PANCIATICI (França)
Idade: 26 anos (26/09/1988)
Cidade natal: Reims
Participações no WEC: 7
Vitórias na LMP2: nenhuma
Equipes: Signatech-Nissan (2012) e Signatech-Alpine (2015)
O francês Nelson Panciatici regressa ao Mundial de Endurance após três anos e por cima: sagrou-se bicampeão do European Le Mans Series nas duas últimas temporadas, com duas vitórias e cinco pódios.

img-1297239634
PAUL-LOUP CHATIN (França)
Idade: 23 anos (19/10/1991)
Cidade natal: Dourdan
Participações no WEC: Estreante
Vitórias na LMP2: Estreante
Equipes: Signatech-Alpine (2015)
Estreante no Mundial de Endurance, o jovem Paul-Loup Chatin começou na Fórmula Renault Alps e migrou para as provas de protótipos, ganhando o título da LMPC em 2013 e da LMP2 ano passado, no European Le Mans Series. Em sua estreia nas 24h de Le Mans, pescou um pódio com o 3º lugar na sua categoria.

vincent-capillaire-avec-pic-et-roda-au-castellet
VINCENT CAPILLAIRE (França)
Idade: 39 anos (04/02/1976)
Cidade natal: Le Mans
Participações no WEC: Estreante
Vitórias na LMP2: Estreante
Equipes: Signatech-Alpine (2015)
Estreante no Mundial de Endurance, Vincent Capillaire foi 4º colocado no ELMS na classe LMP2, com uma vitória no Estoril. Também competiu no Endurance VdeV Proto, onde foi campeão em 2014 e vice em 2013.

STRAKKA RACING
Sede: Silverstone, Northants (Inglaterra)
Chefe de equipe: Karl Patman
Diretor técnico: Jay Davenport
Carro: Dome S103
Motor: Nissan VK45DE 4,5 litros V8
Pneus: Michelin

wec-ricard-friday-order-12

A Strakka Racing traz, provavelmente, a estreia mais aguardada da classe LMP2: após um ano de espera, finalmente o chassi Dome S103 vai fazer sua primeira corrida. Um alívio diante de todos os percalços enfrentados pelo time, incluindo um acidente em testes e problemas com a ficha de homologação do chassi. O lindo protótipo japonês foi muito bem no Prólogo e a Strakka, de volta às provas de Endurance, espera brilhar após um ano de ausência forçada.

Os pilotos:

Nick-Leventis2-807x523
NICK LEVENTIS (Grã-Bretanha)
Idade: 35 anos (31/01/1980)
Cidade natal: Londres
Participações no WEC: 11
Vitórias na LMP2: nenhuma
Equipes: Strakka Racing (2012/13 e 2015)
O britânico Nick Leventis é figura de proa da Strakka Racing desde a participação do time no European Le Mans Series com os Aston Martin LMGT1. Disputou o Mundial de 2012 e o início do campeonato de 2013, até a equipe deixar o WEC por absoluta falta de competitividade do HPD ARX-03c.

1340209376

DANNY WATTS (Grã-Bretanha)
Idade: 35 anos (31/12/1979)
Cidade natal: Aylesbury
Participações no WEC: 11
Vitórias na LMP2: nenhuma
Equipes: Strakka Racing (2012/13 e 2015)
O rápido e eficiente Danny Watts presta serviços ao time britânico desde 2009. Ele fez parte da histórica vitória da Strakka na geral em prova do ELMS disputada no Hungaroring, além do título da LMP2 nas 24h de Le Mans em 2012. Na última aparição da equipe em Sarthe, terminou a corrida em 6º lugar.

Jonny Kane Strakka Racing HPD ARX 03a Honda
JONNY KANE (Grã-Bretanha)
Idade: 41 anos (14/05/1973)
Cidade natal: Comber, Irlanda do Norte
Participações no WEC: 11
Vitórias na LMP2: nenhuma
Equipes: Strakka Racing (2012/13 e 2015)
Com dez participações nas 24 Horas de Le Mans, o veterano Jonny Kane vai para seu sexto ano de colaboração com a Strakka Racing. O piloto britânico, nascido na Irlanda do Norte, foi campeão inglês de Fórmula 3 em 1997 e participou da Indy Lights, além de testar carros de Fórmula 1 para a Arrows, antes de ingressar definitivamente nas competições de Endurance em 2001.

KCMG
Sede: Kowloon, Hong Kong
Chefe de equipe: Erich Kolb
Diretor técnico: Maarten De Busser
Carro: Oreca 05 Coupé
Motor: Nissan VK45DE 4,5 litros V8
Pneus: Dunlop

wec-ricard-overall-08

Única equipe asiática do WEC, a KCMG teve um início tímido em 2014, cresceu durante o campeonato e surpreendeu. Conquistou três vitórias nas oito provas da temporada e, se não fosse os abandonos em Le Mans e Xangai, provavelmente teriam ido mais além na classificação. Para 2015, o time de Paul Ip, agora reforçado por Erich Kolb na chefia geral de pista, tem como trunfo o novíssimo protótipo Oreca 05 Coupé – o mais rápido LMP2 no teste do Prólogo em Paul Ricard. Outros reforços estarão no cockpit: Nick Tandy, emprestado pela Porsche, por seis corridas e Nicolas Lapierre, cedido pela Toyota, somente em Spa e Le Mans.

Os pilotos:

bradley
RICHARD BRADLEY (Grã-Bretanha)
Idade: 23 anos (17/08/1991)
Cidade natal: Cingapura
Participações no WEC: 8
Vitórias na LMP2: 3
Equipes: KCMG (2014/15)
Classificação em 2014: 3º lugar no FIA Endurance Trophy LMP2 com 134 pontos

Howson3
MATTHEW HOWSON (Grã-Bretanha)
Idade: 31 anos (25/08/1983)
Cidade natal: Norwich
Participações no WEC: 10 (duas extracampeonato em 2013, pela KCMG)
Vitórias na LMP2: 3
Equipes: KCMG (2013/15)
Classificação em 2014: 3º lugar no FIA Endurance Trophy LMP2 com 134 pontos

Porsche Team: Nick Tandy
NICK TANDY (Grã-Bretanha)
Idade: 30 anos (05/09/1984)
Cidade natal: Bedford
Participações no WEC: 3
Vitórias na LMP2: nenhuma
Equipes: Porsche AG Team Manthey (2014) e KCMG (2015)
Classificação em 2014: 17º lugar no FIA World Endurance Cup GT com 31 pontos

Comentários