Rali da Argentina, dia #1 – desastre Volkswagen, Citroën lidera

Rally-Argentina

RIO DE JANEIRO – O primeiro dia de Rali da Argentina foi de sonho para a Citroën. O construtor francês começa a quarta etapa do WRC com dobradinha, graças ao desastre absoluto sofrido pela Volkswagen com dois de seus três pilotos. Sébastien Ogier, líder do campeonato – até então invicto – vai manter a escrita de nunca vencer na América do Sul. Logo na SS2 (Agua de Oro-Ascochinga), o francês enfrentou problemas mecânicos e ficou para trás, amargando ao fim do dia a 34ª posição geral. Andreas Mikkelsen teve um furo de pneu em consequência de uma rodada, houve danos no seu VW Polo spec 2013 e o nórdico também perdeu imenso tempo, despencando para vigésimo-nono.

Não foram os únicos: Ott Tanak, com o mesmo carro do acidente no Rali do México (chassi, motor e tudo o mais), bateu numa pedra e danificou a suspensão de seu Ford Fiesta, deixando-o na 23ª posição na soma de tempos. Hayden Paddon, com o coletor do escapamento de seu Hyundai i20 rompido, foi outro a dar adeus à briga pelas primeiras posições logo no primeiro dia.

Tudo isso ajudou Kris Meeke e Mads Östberg a solidificarem uma dobradinha inesperada, com vantagem de pouco mais de um minuto a favor do britânico. A luta pelo 2º lugar, contudo, está em aberto. Östberg não pode se descuidar com Jari-Matti Latvala, que vem a 15 segundos do norueguês. Dani Sordo, que costuma ser rápido nesta prova, vem em quarto com Elfyn Evans em quinto.

Martin Prokop é o melhor entre os pilotos privados, com a 6ª colocação, à frente de Thierry Neuville, outro que não teve um bom primeiro dia – mas enfrentou menos dificuldades que a maioria dos seus adversários. Khalid Al Qassimi vem num razoável 8º posto, seguido pelo compatriota Abdullah Al-Kuwari, que lidera também na classe WRC2. Quem fecha os 10 primeiros é o ucraniano Yuriy Protasov.

O resultado parcial do Rali da Argentina após o 1º dia:

1. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) em 1.44’47”8
2. Ostberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) a 1’08”4
3. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) a 1’23”5
4. Sordo-Marti (Hyundai i20 Wrc) a 1’54”2
5. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS Wrc) a 1’59”7
6. Prokop-Tomanek (Ford Fiesta RS Wrc) a 3’27”4
7. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 Wrc) a 5’06”2
8. Al Qassimi-Patterson (Citroen DS3 Wrc) a 6’01”8
9. Al Kuwari-Clarke (Ford Fiesta S2000) a 6’46”3
10. Protasov-Cherepin (Ford Fiesta S2000) a 8’43”3

Comentários