Rali da Argentina, dia #2 – Citroën mais perto de dobradinha

FIA WORLD RALLY CHAMPIONSHIP 2015 - WRC Rally Argentina
O britânico Kris Meeke está cada vez mais perto de vencer o Rali da Argentina; poderá ser o primeiro triunfo da Citroën desde o Rali da Alemanha de 2013

RIO DE JANEIRO – Faltando apenas o domingo e duas especiais para terminar o Rali da Argentina, incluindo o Power Stage de El Condor, a Citroën se encaminha para a primeira vitória no WRC desde a temporada 2013. O construtor francês lidera em dobradinha a 4ª etapa da temporada, que marcará também o fim da invencibilidade de Sébastien Ogier, uma vez que o bicampeão venceu as três primeiras do ano.

Kris Meeke mantém o comando das ações, agora com uma vantagem bem menos confortável que na véspera: menos de 40 segundos o separam do companheiro de equipe, o norueguês Mads Östberg. Embora a diferença não seja pequena, nada de conforto pra nenhum dos dois neste domingo. Os pilotos têm que se manter concentrados para a conquista de um triunfo dos mais ansiados.

Para a Volkswagen, o sábado não foi dos piores: Jari-Matti Latvala conserva a 3ª posição para espantar o azar recorrente do início deste campeonato e manter também o construtor alemão na liderança do campeonato entre os fabricantes. Andreas Mikkelsen conseguiu recuperar a ponto de vencer algumas especiais e subir ao 14º posto geral – mas com oito minutos de diferença em relação ao décimo, é pouco provável vê-lo no top 10. O norueguês tentará salvar pontos valiosos no Power Stage final de El Condor, assim como Sébastien Ogier, que ocupa a 22ª colocação.

A Hyundai teve um dia cheio, com os problemas que fizeram Dani Sordo perder quatro posições e baixar de quarto na geral para oitavo, três posições atrás de Thierry Neuville – além do incidente com Hayden Paddon que suspendeu a segunda passagem entre Capilla del Monte e San Marcos, a SS9. Alguns espectadores foram atropelados e seis deles ficaram feridos, alguns deles com fraturas e traumatismos. O neozelandês também está fora de esquadro desde o primeiro dia de provas.

Elfyn Evans continua a salvar a honra da Ford, ascendendo ao quarto posto com o decréscimo de posições de Dani Sordo. Martin Prokop segue para conquistar um sólido 6º lugar e se tornar o melhor piloto privado de todo o campeonato. E no WRC2, Abdullah Al-Kuwari lidera com vantagem superior a quase três minutos para o paraguaio Diego Dominguez, o melhor piloto sul-americano na competição.

O resultado parcial do Rali da Argentina, após o 2º dia:

1. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) em 3.14’51”7
2. Ostberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) a 38”6
3. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) a 1’03”7
4. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS Wrc) a 2’24”6
5. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 Wrc) a 4’51”0
6. Prokop-Tomanek (Ford Fiesta RS Wrc) a 5’39”0
7. Al Qassimi-Patterson (Citroen DS3 Wrc) a 10’34”3
8. Sordo-Marti (Hyundai i20 Wrc) a 11’14”9
9. Al Kuwari-Clarke (Ford Fiesta S2000) a 14’14”6
10. Dominguez-Galindo (Ford Fiesta R5) a 17’10”0

Comentários