Rosenqvist é o pole para a abertura da F3 europeia

R
FIA Formula 3 European Championship, round 1, Silverstone (GBR)
Três pole positions para o sueco Felix Rosenqvist

RIO DE JANEIRO – Mais experiente piloto do grid da Fórmula 3 Europeia, o sueco Felix Roseqnvist, da Prema Powerteam, conquistou nesta sexta-feira a pole position para as rodadas inaugurais da temporada em Silverstone. Com o Dallara #1 do time italiano, o nórdico foi duzentos e sessenta e sete milésimos mais veloz que o italiano Antonio Giovinazzi, outro da “velha guarda” da categoria, que larga em segundo na primeira prova do ano com o carro da Carlin.

Jake Dennis. com um segundo carro da Prema, foi o terceiro mais veloz no treino, seguido pelo melhor entre os 17 estreantes inscritos – o britânico George Russell, da Carlin. A equipe de Rosenqvist e Dennis, aliás, pôs seus quatro pilotos entre os oito mais rápidos na sessão de classificação, pois Brandon Maisano foi o sexto colocado e o novato canaddense Lance Stroll, o oitavo.

Charles Leclerc, que terminou à frente da concorrência durante os testes no início da semana, ficou com a 5ª posição. Outros estreantes com bom desempenho no primeiro treino oficial do ano foram Alexander Albon, em sétimo e Callum Ilott, em décimo.

FIA Formula 3 European Championship, round 1, Silverstone (GBR)
Pietro Fittipaldi larga na oitava fila nas provas #2 e #3 da abertura do campeonato

Também debutando na F3 Europeia, Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão de F1 Emerson Fittipaldi Ficou no meio do bolo. Com o tempo de 1’52″443, ele foi apenas três milésimos mais rápido que o outro brasileiro inscrito, Sérgio Sette Câmara, da escuderia alemã Motopark. Gustavo Menezes, filho de brasileiro, mas radicado nos EUA, conseguiu a décima-terceira colocação entre os 35 pilotos que treinaram.

No treino classificatório #2, que define o grid para a segunda prova de sábado e também o da corrida #3, que será domingo – valendo neste caso a segunda volta mais rápida de cada piloto, Rosenqvist foi de novo superior, mas com margem menor que na primeira sessão – apenas 0″061 para o monegasco Charles Leclerc, que dividirá com ele a primeira fila na corrida #2. George Russell voltou a impressionar com o 3º tempo e Alexander Albon não ficou muito atrás, com a quinta colocação, muito melhor que o companheiro de equipe Dorian Boccolaci.

Pietro Fittipaldi melhorou um pouco em relação à primeira sessão: o piloto da Fortec ficou em 16º para o grid da prova #2, a 1″280 da pole de Rosenqvist. Já Sérgio Sette Câmara não repetiu o desempenho do primeiro treino e acabou bem mais atrás, com a 27ª colocação. Gustavo Menezes saiu-se bem melhor: nono lugar para o grid das provas #2 e #3. Na corrida de domingo, Pietro também larga em décimo-sexto e Sette Câmara parte de 28º.

O grid de largada da corrida #1:

1. fila
Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’51″007
Antonio Giovinazzi (Dallara-VW) – Carlin – 1’51″274
2. fila
Jake Dennis (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’51″332
George Russell (Dallara-VW) – Carlin – 1’51″652
3. fila
Charles Leclerc (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 1’51″685
Brandon Maisano (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’51″768
4. fila
Alexander Albon (Dallara-VW) – Signature – 1’51″792
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’52″066
5. fila
Markus Pommer (Dallara-VW) – Motopark – 1’52″113
Callum Ilott (Dallara-VW) – Carlin – 1’52″113
6. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’52″294
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’52″309
7. fila
Gustavo Menezes (Dallara-VW) – Carlin – 1’52″324
Nicolas Beer (Dallara-Mercedes) – Eurointernational – 1’52″352
8. fila
Nabil Jeffri (Dallara-VW) – Motopark – 1’52″374
Arjun Maini (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 1’52″426
9. fila
Pietro Fittipaldi (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’52″443
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’52″446
10. fila
Fabian Schiller (Dallara-Mercedes) – West Tec – 1’52″486
Dorian Boccolacci (Dallara-VW) – Signature – 1’52″490
11. fila
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 1’52″496
Raoul Hyman (Dallara-Mercedes) – West Tec – 1’52″543
12. fila
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’52″543
Tatiana Calderon (Dallara-VW) – Carlin – 1’52″798
13. fila
Santino Ferrucci (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’52″849
Sam MacLeod (Dallara-VW) – Motopark – 1’52″879
14. fila
Hongwei Cao (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’52″901
Julio Moreno (Dallara-NBE) – T Sport – 1’52″938
15. fila
Matthew Solomon (Dallara-Mercedes) – Double R – 1’53″039
Michele Beretta (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’53″073
16. fila
Kang Ling (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’53″198
Matthew Rao (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’53″251
17. fila
Zhi Cong Li (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’53″305
Nicolas Pohler (Dallara-Mercedes) – Double R – 1’53″705
18. fila
Mahaveer Raghunathan (Dallara-VW) – Motopark – 1’53″874

O grid para a corrida #2:

1. fila
Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’51″087
Charles Leclerc (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 1’51″148
2. fila
George Russell (Dallara-VW) – Carlin – 1’51″448
Antonio Giovinazzi (Dallara-VW) – Carlin – 1’51″458
3. fila
Alexander Albon (Dallara-VW) – Signature – 1’51″550
Brandon Maisano (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’51″755
4. fila
Jake Dennis (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’51″781
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’51″808
5. fila
Gustavo Menezes (Dallara-VW) – Carlin – 1’51″982
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’52″042
6. fila
Callum Ilott (Dallara-VW) – Carlin – 1’52″061
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’52″165
7. fila
Markus Pommer (Dallara-VW) – Motopark – 1’52″189
Fabian Schiller (Dallara-Mercedes) – West Tec – 1’52″317
8. fila
Dorian Boccolacci (Dallara-VW) – Signature – 1’52″347
Pietro Fittipaldi (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’52″367
9. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’52″376
Arjun Maini (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 1’52″402
10. fila
Santino Ferrucci (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’52″411
Michele Beretta (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’52″474
11. fila
Nicolas Beer (Dallara-Mercedes) – Eurointernational – 1’52″506
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 1’52″506
12. fila
Nabil Jeffri (Dallara-VW) – Motopark – 1’52″564
Tatiana Calderon (Dallara-VW) – Carlin – 1’52″677
13. fila
Julio Moreno (Dallara-NBE) – T Sport – 1’52″755
Raoul Hyman (Dallara-Mercedes) – West Tec – 1’52″769
14. fila
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’52″904
Matthew Solomon (Dallara-Mercedes) – Double R – 1’52″909
15. fila
Matthew Rao (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’53″332
Kang Ling (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’53″354
16. fila
Hongwei Cao (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’53″409
Sean MacLeod (Dallara-VW) – Motopark – 1’53″460
17. fila
Mahaveer Raghunathan (Dallara-VW) – Motopark – 1’53″468
Zhi Cong Li (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’53″488
18. fila
Nicolas Pohler (Dallara-Mercedes) – Double R – 1’53″954

As posições para a corrida #3:

1. fila
Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’51″198
Charles Leclerc (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 1’51″489
2. fila
Antonio Giovinazzi (Dallara-VW) – Carlin – 1’51″537
George Russell (Dallara-VW) – Carlin – 1’51″543
3. fila
Alexander Albon (Dallara-VW) – Signature – 1’51″688
Brandon Maisano (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’51″877
4. fila
Jake Dennis (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’51″924
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’51″953
5. fila
Gustavo Menezes (Dallara-VW) – Carlin – 1’52″006
Callum Ilot (Dallara-VW) – Carlin – 1’52″081
6. fila
Markus Pommer (Dallara-VW) – Motopark – 1’52″212
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’52″389
7. fila
Dorian Boccolacci (Dallara-VW) – Signature – 1’52″410
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’52″505
8. fila
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 1’52″549
Pietro Fittipaldi (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’52″603
9. fila
Nabil Jeffri (Dallara-VW) – Motopark – 1’52″604
Nicolas Beer (Dallara-Mercedes) – Eurointernational – 1’52″625
10. fila
Santino Ferrucci (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’52″645
Arjun Maini (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 1’52″669
11. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’52″716
Tatiana Calderon (Dallara-VW) – Carlin – 1’52″744
12. fila
Michele Beretta (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’52″853
Fabian Schiller (Dallara-Mercedes) – West Tec – 1’52″854
13. fila
Julio Moreno (Dallara-NBE) – T Sport – 1’52″869
Raoul Hyman (Dallara-Mercedes) – West Tec – 1’52″884
14. fila
Matthew Solomon (Dallara-Mercedes) – Double R – 1’52″944
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’53″005
15. fila
Matthew Rao (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’53″396
Kang Ling (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’53″471
16. fila
Hongwei Cao (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’53″477
Zhi Cong Li (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’53″520
17. fila
Mahaveer Raghunathan (Dallara-VW) – Motopark – 1’53″542
Sam MacLeod (Dallara-VW) – Motopark – 1’53″562
18. fila
Nicolas Pohler (Dallara-Mercedes) – Double R – 1’53″973

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames