Sensacional início de temporada no BTCC

SheddenPriaulx-720x400
A chegada apertada entre Andy Priaulx e Gordon Shedden foi o ponto alto da rodada inaugural do BTCC em Brands Hatch

RIO DE JANEIRO – Três corridas de tirar o fôlego do público espectador em Brands Hatch, nos lares britânicos pela televisão e do resto do mundo via streaming. Assim começou a temporada 2015 do British Touring Car Championship (BTCC), vendendo emoção da primeira até a última volta de cada uma das provas. Sobraram disputas e não faltou polêmica, como contou o Felipe Giacomelli no blog dele.

A primeira prova teve Andy Priaulx largando da pole position, mas o experiente piloto britânico acabou batido pelo desgaste excessivo dos pneus de sua BMW 125i M e Rob Collard, seu companheiro de equipe, levou a primeira vitória de 2015. Aron Smith chegou em segundo com seu Volkswagen CC, seguido por Jason Plato, Jack Goff e pelo atual campeão Colin Turkington. Priaulx foi apenas o nono colocado.

Na prova #2, a Honda começou a pôr as manguinhas de fora: após Plato liderar grande parte da bateria e sair da disputa a quatro voltas do fim, Gordon Shedden conquistou um triunfo digno de photochart: apenas 0″040 de frente para Andy Priaulx, que se recuperou bem do mau desempenho na primeira bateria. Turkington foi de novo terceiro, com Adam Morgan em quarto, Andrew Jordan em quinto e Tom Ingram em sexto. Detalhe: seis pilotos com seis carros diferentes no top 6 – Honda, BMW, Volkswagen, Mercedes-Benz, MG e Toyota, pela ordem. O que só comprova e reforça a excelência e a competitividade do BTCC.

Mesmo após tudo o que o Felipe Giacomelli contou, Rob Austin saiu na pole da prova #3 com seu Audi – mas talvez por um castigo do destino, não conseguiu segurar a posição por muito tempo: acabou em 5º lugar. A vitória foi de outro Honda, desta vez com Matt Neal a bordo, batendo o MG de Jack Goff por 0″196 somente. Aron Smith foi de novo a mais um pódio com a terceira colocação, com Sam Tordoff em quarto. Tom Ingram abiscoitou mais um sexto posto em Brands.

A classificação do campeonato após a primeira rodada está assim:

1. Matt Neal (Honda) e Jack Goff (MG) – 37 pontos
3. Aron Smith (Volkswagen) – 36
4. Andy Priaulx (BMW) – 34
5. Gordon Shedden (Honda) – 32
6. Colin Turkington (Volkswagen) – 30
7. Adam Morgan (Mercedes-Benz) – 27
8. Tom Ingram (Toyota) – 26
9. Sam Tordoff (BMW) – 23
10. Rob Collard (BMW) – 21
11. Andrew Jordan (MG) e Rob Austin (Audi) – 20
13. Jason Plato (Volkswagen) – 18
14. Hunter Abbott (Audi) – 11
15. Dave Newsham (Chevrolet) – 8
16. Aiden Moffat (Mercedes-Benz) – 7
17. Mike Bushell (Ford) e Josh Cook (Chevrolet) – 5
19. Martin Deeper (Honda) – 3
20. Jeff Smith (Honda) – 2
21. Simon Belcher (Toyota) – 1

Comentários