Teatro do absurdo

99459

RIO DE JANEIRO – Sobre o principal fato do jornalismo nesta segunda-feira, gostaria de dizer apenas e tão somente que o Flavio Gomes disse tudo aquilo e mais um pouco que poderia ser falado sobre Claudio Carsughi.

Mas eu vou dar também o meu pitaco, embora saiba que não vai resolver mais nada.

Conheci o Carsughi, evidentemente, quando ele participava do extinto Linha de Chegada – que nos seus bons tempos ainda era um programa digno de ser assistido. Suas intervenções eram precisas, o homem era um monstro – conhece automobilismo como poucos neste país – e nunca teve meias verdades em suas palavras. A opinião dele era aquilo mesmo, azar de quem não gostasse. Ponto final.

Depois que o Linha no formato original foi pro vinagre, Carsughi foi participar de um outro programa do SporTV e, no fim do ano passado, foi dispensado. Achei um absurdo, mas em se tratando de quem o dispensou, não era surpresa.

E dói saber que Carsughi, velho de guerra nos seus 82 anos e muito tempo de profissão, foi chutado da JP sem dó por motivos “político-ideológicos”. A que ponto chegamos! Quer dizer que agora até no esporte é proibido o direito de ter posição partidária? Pior: se você não concorda com a linha partidária da referida emissora, que agora é tida e havida como opositora aos que estão no poder em Brasília (e nisso não está embutida nenhuma preferência partidária do blogueiro, que fique bem claro), você não serve mais pra porra nenhuma? É isso? Fim da linha, acabou, rua!

Vejo essa história, no fim das contas, como uma amostra cruel do sectarismo que divide o Brasil em duas metades, de uma forma perigosa que alimenta ódios e ressentimentos como nunca vimos igual nos últimos tempos. É engraçado como neste país as pessoas vão para as ruas manifestar a sua “indignação” envergando a camisa da seleção brasileira! Quanta coerência! Logo com o símbolo da entidade mais corruptora e corrompida do esporte brasileiro, a CBF de dirigentes abjetos que todos nós conhecemos e não precisamos citar nomes. Depois, vão tirar selfies para mostrar que são engajadas. Ah, façam-me o favor!

O que fizeram com o Carsughi no SporTV e na JP foi uma tremenda sacanagem. Nada mais do que a encenação do famoso teatro do absurdo. Porque ele é daqueles jornalistas que ainda tem muito o que fazer – e não vejo a idade como um empecilho. Só aqui nesse país é que os idosos são vistos como lixo, como rebotalho.

Tenho muito medo de envelhecer e ser tratado como um pária.

 

Comentários

  • Este é o tal espírito democrático que sempre reinou nas grandes empresas de comunicação. A liberdade é total para você que queira dizer a verdades do patrão. Se não, facão!

  • Rodrigo,

    Deixei de assistir o Linha de Chegada no momento em que começaram a misturar futebol com motores, nada contra o futebol mas, programa sobre motores é uma coisa bem diferente. acompanhei as opiniões do Carsughi, Edgar Mello filho entre outros que abrilhantaram o programa, pena que durou pouco. Quanto a demissão do Mestre Carsughi na da comentar somente lamentar.

  • É um grande mestre, sem dúvidas!
    Opinião límpida, exata, fundamentada, corretíssima e expressa com classe ímpar!
    Algo muito difícil de encontrar em plagas tupiniquins, ultimamente…

  • Rodrigo, todos nos sempre respeitamos e admiramos o Carsughi, digo assim porque assim continuara sendo. Agora por favor essa historia de duas metades e de odio nao. Isso eh conversinha do sapo barbudo e se ha odio na direita ele eh igual e contrario ao da esquerda. Nao vi qualquer palavra que nao fosse dequalificadora das manisfestacoes de rua, assim como nao ouco, da esquerda, nenhuma palavra que desqualifique a corrupcao montada no governo. Mas seu comentario de pedir cuidado tem fundamento, ja ja estaremos falando “todo chevere” e usaremos camisas vinho tinto, como nossos hermanos da Venezuela, ahh lah sim eh bom.. Cuba nem digo mais jah que apertam a mao de Obama agora.. um abraco

    • Curioso seu comentário. Foge do tema e ainda usa palavras comuns do pessoal da “direita”, referindo-se á pessoas com apelidos chulos. É isso que provoca o ódio de ambas as partes. Aliás, partes todas de brasileiros, tanto os do governo como os da oposição. E como vocês não tem opinião própria, agora acham que Cuba é legal, já que os americanos vão por a mão lá.

  • Realmente, o Flavio disse tudo. Mas o teu post, rodrigo, não ficou nada a dever.
    Vou repetir aqui o essencial do que disse lá: não se nega voz e espaço ( e salario) a um icone, que deu 60 anos de seu trabalho a uma casa: é covardia !!!
    Não se dispensa um profissional integro, competente e carismático , principalmente se ele tem 82 anos (e ainda eficiente), e deu seu sangue pela casa: é desrespeito !!!.
    Antonio

  • Mattar, herdei dos meus pais o habito de ouvir o tradissionalíssimo “Jornal da Manhã”, da referida emissora, além dos jogos de futebol, principalmente na época do José Silvério e o 3º Tempo do Milton Neves (acreditem, ele era legal quando era do rádio…). Mas, na medida em que o jornal assumiu uma postura totalmente tendenciosa não contra a corrupção, políticos ou estruturas corruptas, mas apenas contra o partido que está no poder na esfera federal, deixei de ouvir e após ouvir meus conselhos e “prestar mais atenção” no que profere certos colunistas daquele jornal, eles também deixaram de ouvir. Fico estarrecido em saber a que ponto chegou a intolerância – esta é a palavra correta – às diversas posições políticas, sobretudo no mundo da imprensa. A estes veículos e certos colunistas/jornalistas que agem contra a democracia, meu desprezo, ao Mestre Carsughi , minha solidariedade e a você, Mattar, meus parabéns, por não se omitir diante do fato e manifestar-se em seu blog sobre todo e qualquer assunto que julgar pertinente, pois o que está em jogo não é apoio ou críticas a este ou aquele partido, e sim a liberdade de expressão.

  • o Carsughi “queimou o seu filme” para mim quando no Linha de Chegada perguntou para a Bia Figeiredo quando ela ia pousar nua em revista masculina …

  • O Carsughi era praticamente a única coisa que me fazia continuar escutando a Jovem Pan. Agora sim, não sintonizo mais essa rádio.

  • Esse faz falta. Mas, pior para o Sportv e para a Pan. Tomara que ele vá para a Fox formar um escrete de craques em automobilismo com você e o FG!

  • Belo artigo e análise, Rodrigo. Como sempre, um recado irretocável. Lamento apenas que as pessoas envolvidas na demissão do MESTRE Carsughi estão a demonstrar MEDO de vir em seu blog — ou no blog do Flavio –, destilar tese de defesa.