MENU

23 de abril de 2015 - 14:59Memorabilia, Vídeos

Vídeos históricos – Festival Internacional de F-Ford (1984)

RIO DE JANEIRO – A Fórmula Ford foi durante décadas uma das maiores escolas do automobilismo mundial e porta de entrada para diversos pilotos talentosos ou pretensamente candidatos a um lugar ao sol. No berço do esporte na Europa, a Inglaterra, a categoria teve dezenas de campeonatos repletos de inscritos. E o ponto alto era o Festival Internacional no tradicional circuito de Brands Hatch, que reunia também pilotos das séries europeias na França e Alemanha, afora australianos e vários sul-americanos – muitos brasileiros.

Com mais de 100 carros inscritos, os organizadores promoviam baterias eliminatórias, semifinais e finais, para chegar ao máximo de 26 carros. Provas curtas, 20 voltas e o couro comia. E como comia!

O vídeo acima traz a decisão do Festival em 1984, ano que contou com a participação do brasileiro Álvaro Buzaid, que correra na Fórmula 2 Brasil. Entre os inscritos, nomes que despontariam no futuro, como os de Bertrand Gachot, Damon Hill e Eddie Irvine, ainda bastante jovens, misturados a peças de mobília como Dave Coyne e outros que despontaram para o anonimato, feito o britânico Jonathan Bancroft, o alemão Üwe Schafer e o vencedor do evento, Gerritt Van Kouwen, que guiava um Lola com motor de preparação Minister.

Acompanhe os melhores momentos da corrida. E delicie-se.

Compartilhar

4 comentários

  1. Ricardo Talarico disse:

    “peças de mobília” é ótimo. :-D

  2. Alvaro Ferreira disse:

    Corrida de verdade! E, se me permite, Rodrigo, segue um vídeo em que os brasileiros ganhavam por lá: 1989, com Niko Palhares. Onde andará?
    https://www.youtube.com/watch?v=qWl_zaiYDWk

  3. Dom Rodrigo…

    Eu estava lá, ia correr, cheguei a pagar a inscrição mas meu carro não ficou pronto. Assisti tudo de pertinho. Em 1985,no entanto, eu corri, com um carro de 1981 e nem fiz tão feio assim. Mas que o pau comia,comia.
    Abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *