Villorba e AF Corse abrem GT Open com vitórias

RIO DE JANEIRO – Começou no último fim de semana em Paul Ricard o International GT Open, campeonato de Grã-Turismo promovido pela espanhola GT Sport, dirigida pelo ex-piloto Jesús Pareja. A categoria, mesmo com algumas modificações que contemplam o fim da participação dos modelos enquadrados no regulamento GT2 FIA (GTE) para cortar custos, assim como o uso dos pneus Michelin por um período de três anos, não conseguiu reunir um bom quorum de inscritos: apenas 14 carros compareceram à França para a rodada dupla inaugural.

Com 50% do grid composto pelas Ferrari F458 Italia GT3, a chance de vitória dos carros de Maranello era imensa. E para nenhuma surpresa, aconteceu: a Villorba Corse ganhou no sábado com Alessandro Balzan/Nicola Benucci e a AF Corse faturou o evento deste domingo, com a dupla formada por Pasin Lathouras/Michele Rugolo. Os dois pilotos do time de Amato Ferrari colideram o campeonato, junto a Miguel Ramos/Álvaro Parente – ambas as duplas somam 36 pontos.

Para a 3ª etapa, que será disputada em Silverstone (a próxima acontecerá no Estoril, em Portugal), a organização anunciou a estreia de uma nova classe: a GT Open Cup, contemplando os modelos Cup/Challenge existentes através de diferentes marcas na Europa – Ferrari, Porsche e Lamborghini, por exemplo. A ideia é atrair mais participantes e, em consequência, encher o grid. A GT Sport busca soluções diante do esvaziamento do seu campeonato em decorrência da popularidade que as séries Blancpain reconquistaram em 2015.

Você pode acompanhar as duas corridas do fim de semana em Paul Ricard nos vídeos abaixo:

Comentários

  • Uma pena a debandada de várias equipes deste campeonato, pois o organizador prefere eventos em pistas mais clássicas como Silverstone, Monza, Estoril e a própria Paul Ricard. Em compensação é o risco que se corre quando há mais de um certame continental “brigando” pelas mesmas equipes e pilotos.