Vitória controversa de Beretta no PWC em Long Beach

phoca_thumb_l_D1504LB3589MKS

RIO DE JANEIRO – O monegasco Olivier Beretta, com a Ferrari #61 da R. Ferri Motorsport, venceu em Long Beach na 5ª etapa do Pirelli World Challenge – sob muita controvérsia. Os 50 minutos de prova foram marcados por muitos incidentes, várias bandeiras amarelas e principalmente pelo péssimo comportamento de vários pilotos no circuito urbano da Califórnia.

Nem o vencedor escapou. “Dentro do carro dava pra perceber as besteiras que o Beretta fazia. Ele teve várias panes mentais durante a corrida”, reclamou o escocês Ryan Dalziel, que chegou em 3º lugar. Numa dessas ‘panes mentais’, o piloto da Ferrari tirou de esquadro – num dos raros momentos de bandeira verde – a McLaren 650S GT3 de Kévin Estre e o Cadillac ATS-VR GT3 do multicampeão Johnny O’Connell. Estre abandonou a corrida e Johnny voltou à disputa, duas voltas atrasado. Beretta tentou desculpar-se, mas ninguém acreditou muito no vencedor, que subiu ao pódio ladeado por Dalziel e por Chris Dyson, que conquistou o primeiro pódio do Bentley Continental GT3 neste ano no PWC.

Aliás, os comissários vão ter muito trabalho: o resultado é extra-oficial porque nada menos que VINTE E CINCO dos 40 pilotos presentes estão sob observação e qualquer um deles ainda pode ser punido.

Até o vencedor da subclasse GTA, Michael Lewis, corre o risco de punição. Caso não aconteça, o piloto do Porsche #41 da EFFORT Racing deve subir para a GT no meio do campeonato, como prevê o regulamento: se um piloto da classe conquista dois top 5 na geral durante a temporada – no caso de Lewis – este piloto é automaticamente guindado à graduação de piloto GT. Nesta categoria, o pódio teve ainda o mexicano Martin Fuentes e Eric Lux.

Na GT Cup, dos Porsche 911 GT3 Cup, Colin Thompson venceu pela quarta vez em cinco provas disputadas no ano com o carro #11 da Kelly-Moss Motorsports. Mitch Landry chegou em 2º e o portorriquenho Victor Gomez foi ao pódio com a 3ª colocação.

A próxima etapa, em rodada dupla, será no Barber Motorsports Park, em Birmingham, no Alabama.

Resultado extra-oficial, aqui.

Comentários