WEC: 34 carros na lista provisória das 6h de Spa-Francorchamps

wec-silverstone-2015-start-17-porsche-team-919-hybrid-timo-bernhard-mark-webber-brendon-ha
Bom grid para a 2ª etapa do WEC na Bélgica, reforçado por algumas adesões e estreias

RIO DE JANEIRO – A organização do FIA World Endurance Championship (WEC) acaba de anunciar a lista provisória de inscritos para a próxima prova do campeonato, as 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Marcada para 2 de maio (um sábado), a corrida – encarada como um treino para as 24 Horas de Le Mans, a corrida mais importante do ano – apresenta um total de 34 carros na primeira lista divulgada nesta quinta-feira.

Em que pese as ausências já sabidas da Nissan e da Rebellion Racing, ainda assim o plantel é forte e competitivo, reforçado pela terceira inscrição do Porsche 919 Hybrid – com o carro #19 que será guiado por Nico Hülkenberg em sua estreia oficial pela casa de Weissach, mais os recrutas do programa de Grã-Turismo Earl Bamber, da Nova Zelândia e Nick Tandy, da Grã-Bretanha. A LMP1 conta com nove inscritos, incluindo também mais uma inscrição suplementar da Audi, que deverá correr com um chassi longtail na Bélgica como preparação para Sarthe. O carro #9 terá Filipe Albuquerque/René Rast/Marco Bonanomi.

Lista de inscritos para as 6h de Spa Francorchamps, aqui.

Entre os dez LMP2, novidades: a estreia do Ligier JS P2 HPD da Tequila Patrón ESM em substituição ao HPD ARX-03b velho de guerra faz com que 50% do grid seja composto pelos protótipos Coupé que levam o nome do velho Guy Ligier, comercializados pela Onroak Automotive. Sem contar o Morgan EVO da equipe SARD Morand – um deles é prometido, ao menos, para Spa: o carro #43 terá a bordo Pierre Ragues/Oliver Webb/Zoël Amberg.

E ainda há o Team Jota Sport, sempre competitivo no ELMS, aproveitando para dar quilometragem ao neozelandês Mitch Evans a bordo do Gibson 015S Nissan da equipe britânica. Será a estreia do piloto da GP2 Series em competições de Endurance, ao lado de Simon Dolan e Harry Tincknell. Na KCMG, Nicolas Lapierre faz a primeira de duas corridas pelo time de Hong Kong no Oreca 05 Coupé com motor Nissan que dividirá com Richard Bradley e Matt Howson.

Na LMGTE-PRO, a Porsche traz duas caras novas para o 991 RSR #91, em razão da coincidência de datas entre o WEC e o Tudor United SportsCar Championship, que tem corrida no mesmo fim de semana em Laguna Seca: o piloto júnior do fabricante germânico Sven Müller faz sua estreia no WEC ao lado do veloz francês Kévin Estre. Fred Makowiecki e Richard Lietz vão dividir o #92. E Rob Bell reaparece no Mundial de Endurance dividindo o Aston Martin #97 com Stefan Mücke e Darren Turner.

A LMGTE-AM tem uma inscrição complementar e já prevista: a Ferrari F458 Italia #55 da AF Corse aumenta o total da classe para oito bólidos. O carro será conduzido na Bélgica pelo trio formado por Duncan Cameron/Matt Griffin/Alex Mortimer. Eles marcarão pontos para o campeonato.

O Brasil segue representado pelos três pilotos titulares de suas escuderias: Lucas Di Grassi (Audi Sport Team Joest), 5º colocado na classificação com 10 pontos; Pipo Derani (G-Drive Racing), vice-líder do FIA World Endurance Trophy na LMP2 com 18 pontos – além de estar em 7º no Mundial de Pilotos com seis unidades e Fernando Rees (Aston Martin Racing), 6º colocado na classificação entre os pilotos de Grã-Turismo, com 8 pontos.

Os horários para as 6h de Spa-Francorchamps (+5h de fuso em relação a Brasília) serão os seguintes:

Quinta-feira, 30 de abril:

7h – Treino livre #1
11h30 – Treino livre #2

Sexta-feira, 1º de maio:

10h – Treino livre #3
14h30 – Qualificação LMGTE-PRO e LMGTE-AM
15h05 – Qualificação LMP1 e LMP2

Sábado, 2 de maio:

9h30 – Corrida (6h de duração + 1 volta)

Comentários

  • De fato um bom grid. Principalmente para a LMP2, que foi “sofrível” ano passado. Espero que não haja nenhuma desistência até o fim de semana da prova. Vai ser muito bom.

  • Eu gostaria de saber se essa corrida vai ser transmitida aqui no Brasil? Por qual emissora? Ou se vai ser retransmitida em outra data? Por qual emissora, data e horário? Desde já agradeço a atenção.

    • Sergio, o SporTV tem os direitos de transmissão do WEC, mas como não trabalho mais lá desde 2012, não posso lhe informar com certeza se haverá transmissão ao vivo. Procure se informar com o próprio canal. Qualquer coisa, opte por streamings: http://www.fiawec.com tem a transmissão do treino e da corrida através de um pagamento de € 4.99 por cartão de crédito. Ou então veja através do Vipbox.tv, que tem links com a transmissão da corrida pelo MotorsTV.