65 primaveras

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Nino Farina perseguido por Luigi Fagioli: o italiano foi o primeiro vencedor em 65 anos de história da Fórmula 1

[bannergoogle] RIO DE JANEIRO – Esta é uma semana de efemérides. Ontem, dia 12, o Autódromo de Interlagos completou seu 75º aniversário de inauguração. O templo do automobilismo brasileiro, que passa por uma reforma, só vai ficar totalmente pronto em 2016, comprometendo de forma inevitável o esporte no país. Reabrirá para a Fórmula 1 em novembro, mas não é bom nos empolgarmos quanto à possibilidade de retorno do WEC, o Mundial de Endurance.

Hoje, 13 de maio, quem completa primaveras é a Fórmula 1. Embora saibamos que no pré e pós-guerra tenham existido ídolos feito Tazio Nuvolari, Bernd Rosemeyer, Rudolf Caracciola e outros, que desfilaram competência em dezenas de corridas nos anos 30/40, a categoria só foi oficializada em 1950 com a realização da primeira de um total de – até aqui – 921 corridas realizadas: o GP da Inglaterra, em Silverstone. Largaram 21 carros diante de Sua Alteza o Rei George VI e o primeiro vencedor da história foi Giuseppe Farina, com uma Alfa Romeo.

De lá pra cá, os britânicos, que tanto se orgulham por sediar a primeira prova da história, enfileiraram recordes: um deles é o de número de vitórias – 241 no total. Só perdem para os alemães, muito por conta de Sebastian Vettel e Michael Schumacher, que ganharam 152 GPs. O Brasil, de oito títulos mundiais conquistados pelo trio de ouro (Emerson, Nelson e Ayrton), tem 101 triunfos – mas nenhum piloto do país ganha uma corrida sequer desde o GP da Itália de 2009. Que fase…

É sabido que a categoria não passa por uma boa fase, as corridas raramente são boas, o regulamento é falho e o domínio da Mercedes-Benz (que não tem nada a ver com isso) é avassalador. A Fórmula 1 já nos proporcionou momentos maravilhosos. Convido a cada um dos leitores que quiser vir na área de comentários a falar sobre a categoria e lembrar de um grande momento em 65 anos de história.

Comentários

  • Alguns: GP de Mônaco de 1982 (Patrese ganha em meio a uma confusão de carros parados); GP da Europa 1993 (Um dos maiores shows de Ayrton Senna); GP da Hungria 1986 ( a maior disputa de Senna e Piquet); GP da Itália 1967 (Jim Clark faz recuperação sensacional e quase ganha a prova); GP da Alemanhã 1957 (Fangio dá um baile em Hawthorn e Collins e ganha a corrida);

  • Não lembro de fatos mais distantes, até porque só tenho 28 anos, mas os momentos mais marcantes na minha memória são a primeira volta do Senna em Donnington Park, em 1993 e a ultrapassagem do Hakkinen sobre o Schumacher em Spa, no fim da reta Kemmel, em 2000, com o Zonta no meio.

  • Acrescentando alguns GPs aos já citados pelo André e Tarcisio (todos antologicos):
    1 – A vitoria do Beltoise em Monaco, na chuva, em 1972
    2 – a vitoria do Gilles em Jarama, 1981, segurando no braço um grupo de carros mais rapidos, sem nunca fechar a porta
    3 – a primeira vitoria do Senna debaixo de um diluvio em Portuga, 1985
    4 – a vitoria do Emerson em Silverstone 1975, quando desabou um temporal e quase todo mundo rodou e bateu
    5 – a ultrapassagem do Gilles sobre o Alan Jones por fora na curva Tarzan, em Zandvoort 1979

    https://www.youtube.com/watch?v=jaLRdO10UW8

    6 – a vitoria de Watson em Long Beach 1983, largando da 22 ° posição.
    7 – tem mais uma, mas não consigo me lembrar exatamente: uma vitoria do clark, não sei se em Aintree ou em Rouen, em que nas ultimas voltas ele desligava o motor nas curvas, por conta da baixa pressão de oleo, e venceu assim mesmo. Está no livro do Bill Gavin, quem tiver pode verificar.
    8 – A vitoria do Piquet com a Benneton, no GP n° 500, na Australia em 1990

  • Bem…como nasci em 81, tenho uma vaga lembrança do Senna correndo pela Lotus, mas o período que mais me marcou foi entre 89 a 1992, quando me apaixonei perdidamente pela coisa. Em 91 tinha um album de figurinhas que circulava aqui em SP (não sei se em todo o Brasil…) que fiz questão de completar…e a partir dali passei a notar os diversos pilotos, carros e equipes, um universo nem sempre mostrado pela tv, que naquela época já concentrava sua transmissão em torno de Senna…Por estas e outras considero aquela vitória do Piquet de 1991 o momento mais marcante para mim…além do mais, era absolutamente apaixonado por aquela Benetton-Ford, um dos carros mais bonitos de todos os tempos e que espero ansiosamente nesta coleção “Lendas Brasileiras” que está rolando nas bancas.

  • Sem pensar muito, pego um da história recente ( se não é covardia com quem tem menos de 30): Primeira volta GP da Austrália 1986 com 04 líderes diferentes ( sim , Piquet e Senna foram 02 deles). Mágico.