Irmãos Taylor na pole em Laguna Seca

2015_TUSC_MRLS_Practice_v8
Mais uma pole para o Corvette DP #10, desta vez em Laguna Seca (Foto: IMSA)

RIO DE JANEIRO – Vitoriosos na corrida anterior do Tudor United SportsCar Championship em Long Beach, os irmãos Ricky e Jordan Taylor conquistaram neste sábado a pole position para a 4ª etapa do campeonato no Mazda Raceway, em Laguna Seca. O Corvette DP da Wayne Taylor Racing teve de novo no Riley DP com motor Ford EcoBoost um difícil adversário na briga pelo melhor tempo, mas Jordan prevaleceu diante do veterano Scott Pruett e o bateu por 0″222, marcando 1’18″718 contra 1’18″940 do veterano piloto da Chip Ganassi Racing.

O canadense Michael Valiante levou o Corvette DP #90 da VisitFlorida.com Racing ao 3º lugar do grid, meio segundo atrás do tempo de Pruett. A grande surpresa do treino oficial foi John Pew: o gentleman driver da Michael Shank Racing, cada vez mais à vontade no Ligier JS P2 HPD biturbo, encaixou uma ótima volta em 1’19″651 e ficou com a quarta posição. Diante do bom desempenho do carro no circuito da Califórnia, não dá pra deixar de ser otimista quanto a um possível pódio – e cabe lembrar que no ano passado um LMP2 venceu em Laguna Seca, no caso o HPD ARX-03b de Ed Brown/Johannes Van Overbeek.

Em contrapartida, os líderes do campeonato João Barbosa/Christian Fittipaldi vêm enfrentando alguns percalços. O Corvette DP #5 não foi rápido o suficiente para oferecer ao brasileiro algo melhor que o 5º posto da classificação, tendo ao seu lado na terceira fila o surpreendente DeltaWing num bom trabalho da britânica Katherine Legge. A prova que a Action Express não se encontrou na pista de Laguna Seca é que o #31 guiado por Eric Curran foi o 7º, à frente dos dois Mazda LMP2 Turbodiesel.

2015_TUSC_MRLS_Practice_v12
Líder da Prototype Challenge, Mike Guasch perdeu a luta pela pole por apenas quatro milésimos de segundo (Foto: IMSA)

Na Prototype Challenge, Chris Cumming (companheiro de equipe do brasileiro Bruno Junqueira) chegou a se envolver num incidente com Mikhail Goikberg, da JDC/Miller Motorsports. Mas o piloto do #11 da RSR se impôs e colocou o Oreca FLM09 Chevrolet do time de John e Paul Gentilozzi na pole position da classe, com o tempo de 1’22″565 – apenas quatro milésimos à frente do #52 dos líderes do campeonato Michael Guasch/Tom Kimber-Smith. James French foi o terceiro, um décimo acima dos rivais. Jonathan Bennett ficou com o quarto tempo e Mirco Schultis em quinto.

A GTLM viu o 15º piloto diferente na história do TUSC a conquistar uma pole position. Desta vez, foi o alemão Dirk Werner, a registrar também o novo recorde da categoria para a pista, com 1’22″362, mais rápido que todos os carros da PC em Laguna Seca. A equipe de Bobby Rahal comemorou o 1-2 no treino classificatório, pois o #24 guiado por John Edwards ficou em segundo – com o mesmo tempo da Ferrari #62 de Pierre Kaffer. O estadunidense levou vantagem por ter registrado sua marca antes do alemão – e por isso larga em 2º na divisão.

Nas posições seguintes, Patrick Pilet superou Tommy Milner por apenas três milésimos de segundo para registrar a quarta posição à frente do piloto da Corvette. Depois, vieram Jörg Bergmeister, Antonio Garcia e Wolf Henzler fechando a fila. E na GTD, Patrick Lindsey levou o Porsche #73 da Park Place Motorsports a uma pole mais do que tranquila, praticamente um segundo inteiro melhor que o SRT Viper GT3-R de Marc Miller, estreante na categoria. Dion Von Moltke foi o terceiro mais rápido a bordo do Audi #48 da Paul Miller Racing, seguido por Ben Keating no segundo SRT Viper e John Potter no Porsche da Magnus.

Comentários