Latvala (resta saber até quando) comanda em Portugal

ThumbnailHandler
Latvala salta para a liderança no primeiro dia do Rali de Portugal. Se vai vencê-lo, são outros quinhentos…

RIO DE JANEIRO – O finlandês Jari-Matti Latvala fechou o primeiro dia do Rali de Portugal na frente – o que é raro em se tratando do retrospecto do piloto neste campeonato. Uma sexta-feira perfeita para os padrões dele, sem qualquer tipo de erro ou problema. E isto resultou numa diferença a favor do nórdico em relação a Kris Meeke, 2º colocado com seu Citroën DS3, ao redor de onze segundos.

O primeiro dia da 5ª etapa do campeonato foi atribulado para os organizadores. Uma das três etapas previstas para a segunda volta precisou ser cancelada por questões de segurança. Incêndios provocados pela seca na região da prova foram os causadores deste cancelamento. Assim, o primeiro dia teve cinco trechos cronometrados, somados à Super Especial que abriu o evento na véspera.

Líder do campeonato com três vitórias nos quatro eventos anteriores, Sébastien Ogier fecha o primeiro dia num modesto 6º lugar, mas a menos de 30 segundos de Latvala – ou seja, dá para recuperar, não é o fim do mundo. Ott Tanak parece em forma neste Rali, começando em quarto à frente do Hyundai de Dani Sordo. Elfyn Evans, companheiro de equipe do estoniano, está praticamente fora da briga pela pontuação nesta etapa, após uma excelente performance na Argentina. Ele deve regressar à disputa na regra do Rally 2, com uma punição.

Robert Kubica, outro que – ainda – não teve problemas mais sérios, teve um pneu de seu Ford furado na primeira passagem das etapas do primeiro dia e está na 10ª colocação geral, duelando com Martin Prokop pelo privilégio de ser o melhor entre os pilotos de equipes não-oficiais de fábrica.

Já no WRC2, duelo ao sol entre pilotos do Oriente Médio: o catari Nasser Al-Attiyah, atual campeão do mundo nesta divisão, fechou o primeiro dia à frente do saudita Yazeed Al Rajhi, por apenas treze segundos e meio. Pontus Tidemand está em terceiro, seguido de Stéphane Lefevbre e do finlandês Esapekka Lappi, este a bordo de um Skoda Fabia. Quentin Gilbert é o líder na classe WRC3/JWRC após o primeiro dia de provas.

Classificação do Rali de Portugal:

1. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) em 1.07’19”4
2. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) a 11”1
3. Mikkelsen-Floene (VW Polo Wrc) a 15”9
4. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) a 17”8
5. Sordo-Marti (Hyundai i20 Wrc) a 21”8
6. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) a 25”8
7. Ostberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) a 31”3
8. Paddon-Kennard (Hyundai i20 Wrc) a 40”0
9. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 Wrc) a 1’08”3
10. Kubica-Szczepaniak (Ford Fiesta RS Wrc) a 1’29”1

Comentários