Mais uma no currículo: Pechito é pole no Inferno Verde

Pechito-Ring
Mais cinco pontos na conta de Pechito López: o argentino trucida os adversários sem dó no WTCC

RIO DE JANEIRO – O que o argentino José María López tem feito no WTCC, o Mundial de Carros de Turismo, é digno de registro. Campeão no primeiro ano na competição, o piloto da Citroën vem sendo o grande nome da categoria em sua segunda temporada na série. Após mostrar uma adaptação impressionante ao circuito longo de Nürburgring, o Inferno Verde, o sul-americano conquistou hoje a pole position para a primeira prova da rodada dupla que será disputada neste sábado, na primeira prova sancionada pela FIA no Nordscheleife em décadas.

Com o tempo de 8’37″327, Pechito não teve nenhum adversário durante a única sessão de 60 minutos – outra novidade ocasional, só para este evento, já que dadas as enormes dimensões da pista – 25,378 km de extensão – não é possível dividir a qualificação em três como é feito nos outros circuitos que recebem corridas do WTCC. Desta forma, López colocou mais cinco pontos extras na conta, ampliando uma já confortável liderança na classificação do campeonato deste ano.

O francês Hugo Valente foi outro que andou muito bem na classificação que definiu o grid. Com o Cruze RML da Campos Racing, o piloto ficou a 1″2 da pole, o que não é considerado anormal. Anormal, sim, é o ritmo que López impõe num carro lastreado com 60 kg extras, enquanto o bólido de Valente não carrega peso extra algum – o que até valoriza o desempenho do gaulês. Sébastien Loeb ficou com a 3ª posição do grid e o húngaro Norbert Michelisz, único a vencer em 2015 que não a bordo de um Citroën C-Elysée, foi o quarto mais rápido.

Yvan Muller, que já se conformou em perder mais uma chance de ser campeão neste ano, foi batido até pelo chinês Ma Qing Hua a bordo dos outros C-Elysée oficiais de fábrica. Mehdi Bennani tinha feito o sétimo tempo, mas como vai precisar trocar o motor de seu carro, foi jogado para o fim da fila, assim como dois pilotos com Chevrolet Cruze: Tom Coronel, 11º colocado na sessão e John Filippi, 12º. O grid da prova #2 foi decidido pela inversão dos dez melhores, como é comum. Assim, a pole da segunda corrida é do português Tiago Monteiro, da Honda.

A categoria terá a participação de uma estreante do sexo feminino: a alemã Sabine Schmitz, que completou 46 anos de idade na véspera do treino oficial, larga da 12ª posição com um Chevrolet Cruze da equipe de René Münnich. Não deverá ser a primeira participação da piloto no WTCC. Provavelmente a equipe lhe dará mais chances noutras corridas do campeonato.

O grid para a prova #1 da rodada dupla em Nürburgring é este:

1. fila
José Maria Lopez (Citroen C-Elysée) – Citroen – 8’37”327
Hugo Valente (Chevrolet Cruze) – Campos – 8’38”579
2. fila
Sébastien Loeb (Citroen C-Elysée) – Citroen – 8’39”935
Norbert Michelisz (Honda Civic) – Zengo – 8’40”595
3. fila
Ma Quing Hua (Citroen C-Elysée) – Citroen – 8’41”252
Yvan Muller (Citroen C-Elysée) – Citroen – 8’31”356
4. fila
Gabriele Tarquini (Honda Civic) – Honda Jas – 8’43”495
Tiago Monteiro (Honda Civic) – Honda Jas – 8’43”723
5. fila
Tom Chilton (Chevrolet Cruze) – Roal – 8’43”808
Rob Huff (Lada Vesta) – Lada – 8’45”685
6. fila
Stefano D’Aste (Chevrolet Cruze) – Munnich – 8’47”370
Sabine Schmitz (Chevrolet Cruze) – Munnich – 8’49”174
7. fila
Grégoire Demoustier (Chevrolet Cruze) – Craft Bamboo – 8”52”581
Jaap Van Lagen (Lada Vesta) – Lada – 13’24”393
8. fila
Mehdi Bennani (Citroen C-Elysée) – SLR – 8’42”565*
Tom Coronel (Chevrolet Cruze) – Roal – 8’43”646*
9. fila
John Filippi (Chevrolet Cruze) – Campos – 8’44”632*

(*) Punidos por troca de motor

Comentários