Pequenas maravilhas, especial Le Mans: Aston Martin DBR9 (2007)

DSC01952

RIO DE JANEIRO – Contribuição das mais espetaculares para a série de miniaturas especiais alusivas às 24 Horas de Le Mans, no blog: o Guto Neto, leitor fiel do A Mil Por Hora, mandou a foto do seu exemplar de Aston Martin DBR9 LMGT1, que disputou a edição da prova em 2007.

Este modelo marcou a volta do construtor britânico às provas de Endurance após longa ausência. O retorno deu-se em 2005, com uma equipe fortíssima e um carro que impressionou ao ser mais rápido em linha reta que os protótipos LMP2. O forte calor, contudo, provocou o chamado “Vapor Lock” e os dois DBR9 ficaram sem combustível na oportunidade. Triste fim para um carro que se revelou, de saída, tremendamente veloz.

Na edição de 2006, a Aston Martin Racing quase chegou lá: ficou com a segunda posição na categoria LMGT1, sexta na geral, derrotada apenas pelo Corvette C6-R de Oliver Gavin/Olivier Beretta/Jan Magnussen. Mas a Prodrive de David Richards preparou o DBR9 com mais afinco para 2007 e aí não teve jeito: vitória do carro guiado por David Brabham/Darren Turner/Rickard Rydell, com a quinta colocação geral, completando 343 voltas.

O DBR9 de competição tinha um poderoso motor V12 de 6 litros que debitava mais de 550 HP de potência e esse propulsor era tão bom que ganhou uma sobrevida nos protótipos LMP1 que vieram nos anos seguintes, inclusive no Aston Martin DBR1/2, construído na plataforma de um Lola B09/60. Com a mudança de regulamento em 2011, esse motor infelizmente caiu em desuso, já que o regulamento LMGT1 também havia sido extinto.

Aston-2007

Naquela edição de 2007, David Brabham fez o melhor tempo do carro nos treinos em 3’52″471 – 27º lugar num grid de 54 carros. Após passar em décimo-nono na primeira hora, o Aston Martin com o numeral #009 já figurava no top 10 na quinta hora. Da metade da corrida em diante, numa disputa já prejudicada pela chuva, ganhou mais algumas posições com as quebras e os atrasos dos rivais, chegando ao quinto posto final na penúltima hora, superado apenas por quatro protótipos LMP1. Um feito histórico da Prodrive e da Aston Martin Racing.

O Guto atendeu ao chamado e confirmou que a miniatura dele é em escala 1:18 e feita pela Autoart. Um show!

Comentários

  • O Rodrigo me desculpe, fiquei empolgado e me esqueci das especificações técnica do meu Aston Martin, ele é 1:18 da Autoart. Torcemos juntos, ta chegando a hora heim? 24 Horas de Le Mans, neste ultimo fim de semana acompanhei pelo blog as 24 Horas de Nurburgring e as 4 Horas de Imola e WTCC. Um grande fim de semana para nós amantes das corridas, Forte Abraço falou.